Resumo:
Uma biblioteca organizada é aquela que possui os títulos das músicas, artistas, número da faixas, capas dos álbuns e demais dados referentes a música preenchidos de maneira completa e verídica. Esta organização deve ser tanto nas pastas onde os arquivos são localizados quanto nas tags. É possível fazer isso manualmente ou automaticamente. Leia abaixo.
O que preciso?
Você deve possuir um player da categoria Jukebox, ou seja, um programa que consiga ler informações adicionais contidas nas músicas (chamadas tags), como gênero, álbum, ano, capa do álbum etc. Exemplo de programas conhecidos são:
- Itunes (Windows, Mac)
- Winamp (Windows)
- Windows Media Player (Windows)
- Rhythmbox (Linux)
- Banshee (Linux)
- Amrok (Linux)
- Entre muitos outros...
Como organizar?
Você pode organizar as musicas manualmente ou automaticamente.
Manualmente: Você baixa da internet as capas e digita as tags diretamente em seu player. Há softwares em todos os sistemas operacionais que possui editores avançados de arquivos em massa, como mp3tageditor, Picard etc.
Este método é o melhor, porém muito trabalhoso. Se você é um usuário que possui muitas músicas no computador e não dispõe de tempo para organizá-las, então faça de maneira automática.
Automaticamente: Hoje há no mercado programas que fazem isso automaticamente para você. Vou citar alguns mais relevantes.
Winamp: Plataforma Windows, possui recurso chamado Auto-tag que procura na internet as tags, ao final da pesquisa o programa da sugestões quanto ao grau de confiabilidade das tags relacionadas. Ele não pesquisa a arte da capa do álbum. Auto-tag é recurso gratuito.
Obs.: Se optar por usar o Winamp apenas para o serviço de auto-tag, então indico adicionar as músicas em playlist e não na biblioteca dele. O Winamp deve ser versão full e não lite, testei emulando ele no Wine e ficou um tanto lento.
Iartwork: Procura capas na internet, é pra Windows.
TuneUp Media: Plataforma Windows e Mac, é um plugin para Itunes ou Windows Media Player, procura tags e capas de álbuns na internet. Faz tudo automático, é realmente um excelente plugin, possui interface gráfica agradável, dá sugestões das músicas que faltam para completar o álbum, e se você tiver conta na Itunes Store pode comprar a música com alguns cliques. Programa gratuito para as primeiras 100 músicas, com 29 dólares você compra licença vitalícia.
Obs.: A licença é ativada e liberada pelo MAC da placa mãe, portanto não tente usá-la em outros PCs, pois podem bloqueá-la por possível tentativa de pirataria.
Jaikoz: Plataforma Linux, procura apenas as tags na internet, possui também outros recursos avançados para edição de tags. Programa escrito em java. O programa é eficiente porem demora bastante tempo para fazer a busca online.
Banshee: Player para Linux, baixa e coloca capa dos álbuns enquanto você escuta a musica (Se o álbum estiver com o nome correto).
Google Imagens: Caso não ache a capa, nada como o bom e velho Google.