Comecei a ministrar curso de introdução à administração Linux para uma turma que nunca havia tido contato com o mesmo e então deparei com uma complicada tarefa: explicar o que era o kernel.
Relato aqui a experiência que tive e que achei muito positiva.
Para explicar o que é o kernel, fiz uma analogia com uma outra máquina: um carro.
Trata-se de duas máquinas, uma mecânica, outra eletrônica.
1) Para o carro movimentar-se ele precisa de um motor;
1) Para o microcomputador funcionar, ele precisa se um programa básico - um software chamado sistema operacional;
2) Existem vários tipos de motores, motores para carro de corrida, para carro de passeio, etc;
2) Existem vários tipos de sistemas operacionais, Linux, Windows, UNIX, etc;
3) Mesmo para um mesmo fabricante de motor, existem vários modelos para o mesmo fim, por exemplo: motor 1.0, motor 1.6;
3) Existe um Linux para cada tipo de computador, main-frame, PC, Macintosh (acho que se escreve de outro modo !);
4) Quando aprendemos a dirigir um carro de passeio, aprendemos o funcionamento básico: direção, pedais para acelerar, trocar de marcha, frear. Ou seja, não atuamos diretamente no motor, mas através de comandos para fazê-lo funcionar;
4) Quando usamos Linux, temos um outro software que faz a mediação (interface) entre o kernel e o usuário, chama-se shell. Existem vários shells (csh, ksh, bsh, bash, etc). Mas o importante é que são os mesmos, independente do kernel (motor) em uso, afinal os pedais e direção são sempre iguais seja em um motor 1.0 ou 1.6!
5) Para alguns acessórios funcionarem em um carro, devemos adequar o motor ou algum componente dele para que isto aconteça, por exemplo um ar-condicionado exigirá uma bateria com maior amperagem;
5) Para que o Linux funcione perfeitamente, em alguns casos é necessário instalarmos algum módulo específico, entenda módulo com um programa (software) preparado para uma finalidade específica e que não é comum a todos os equipamentos, por exemplo um módulo para a placa de rede de nosso microcomputador.
Com essas 5 afirmações desta analogia, os alunos entenderam e ainda citaram mais alguns exemplos seguindo esta mesma analogia.
Espero com este artigo facilitar os colegas quando forem explicar o que é kernel para pessoas não técnicas.
[1] Comentário enviado por w3nd3r em 20/10/2005 - 23:17h
eh realmente você tem razão, para pessoas leigas eh sempre nescessario existir esses tipos de comparações para facilitar uma melhor visão de como funciona todo o processo.vlw!
[5] Comentário enviado por leloguitar em 21/10/2005 - 09:27h
depois de uma explicação dessa até eu sei o q é kernel agora, auhaiuahaiuhai, rsrsrsrsrs
um conceito mto interessante, onde podemos usar coisas comuns para explicar as nao comuns... hehe
massa... gostei...
[6] Comentário enviado por agk em 21/10/2005 - 09:27h
Muito interessante, eu uso essa metodologia para explicar o que é um programa OpenSource, comparo ele a uma receita de bolo, ehehe, quando você tem acesso a receita você pode saber do que o bolo é feito e com certeza vai acrescentar seus próprios ingredientes para melhorar a receita, assim são os programas OpenSource, cada um contribui um pouco para deixar o programa melhor.
[ ]'s a todos.
[7] Comentário enviado por lennon.jesus em 21/10/2005 - 09:38h
Não é só para os leigos que essa informação interessa. Tenho alguns professores (NA FACULDADE DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO!!!) que até hoje tem diiculdade ou não sabem o que é o Kernel. E não estou falando explícitamente do Kernel Linux, não. Não entendem o conceito de kernel de um modo geral. Nem do windows, nem Unix, nem Linux...
[8] Comentário enviado por davidsonpaulo em 21/10/2005 - 09:44h
Salve povo!
Excelente comparação. Realmente, comparar sistema operacional com carro já foi usado diversas vezes, e é interessante como sempre bate. Acho que ambos têm mesmo muitas semelhanças.
[9] Comentário enviado por alsimoes em 21/10/2005 - 09:54h
Macintosh esté correto, porém os computadores da Apple não se chamam mais Macintosh, este nome foi usado na época que eram usados os processadores M68000 da Motorola, acho que isso durou até 1996, mesmo alguns anos antes disso os usuário de Macintosh o apelidaram apenas de Mac, mas quando a Apple comecou a utilizar processadores PowerPC ela adotou o apelido o mudou o nome oficial para Power Mac, Power Mac G3, Power Mac G4, etc... há também a linha iMac.
[12] Comentário enviado por Serafim em 21/10/2005 - 10:58h
Muito legal a sua analogia, já tinha visto uma assim para OO, essa explicação, é legal, pois você explica para as pessoas usando um exemplo que a maioria tem conhecimento (carro). Bem legal, mesmo.
[13] Comentário enviado por mascote24 em 21/10/2005 - 11:15h
Obrigado pelos elogios, com certeza massageia o ego e incentiva a escrever outros artigos (este foi o primeiro).
Obrigado também pela informação de atualização dos 'Macs'.
Fernandus, este artigo foi baseado em aula ministrada por mim e resume-se apenas na analogia utilizada, a explicação do kernel incluiu outros tópicos e foi absorvida com mais facilidade pelos alunos.
[15] Comentário enviado por ric.araujo em 21/10/2005 - 11:41h
Gostei do artigo, gostaria de ver o final, os outros tópicos que se refere, as analogias entre o kernel propriamente dito e o carro.
Mas valeu já dá pra ir imaginando.
[18] Comentário enviado por clubelinux em 23/10/2005 - 22:05h
Parabens, pela contribuição e tenho certeza que esta analogia será utilizada pelos colegas, seria ate interessante criar uma sessão aqui onde seria expostos varios exemplos deste tipo, vai ai a sugestão!
[21] Comentário enviado por slohan em 24/10/2005 - 18:59h
Cara eu gostei do exemplo mais ainda to em dúvida se é só o Sistema operacional q é o "motor" ou é os dois o Kernel e o S.O, ou se naum é nada disso onde está o Kernel?hehehe
Eu tb preciso pra dar aulas eu sempre tive dúvidas e pra explicar ainda é bem pior?
Mais Valeu parabéns
[22] Comentário enviado por agk em 24/10/2005 - 22:08h
Nossa, acho que tem gente fazendo comfusão.
O kernel é o Linux, o resto são aplicativos e GNU e demais produzidos pela comunidade que compõe o S.O que muitos erroneamente chamam de Linux, onde o correto seria GNU/Linux.
[23] Comentário enviado por dalua_wil em 31/10/2005 - 08:42h
Vixi, realmente estão fazendo confusão.
O Kernel ñ é o S.O e nem o Linux (pois o linux também é um S.O.), ele é um programa principal de qualquer sistema operacional (tanto linux, quanto windows e todos os outros S.Os), é ele que faz funcionar tudo e foi comparado com o motor do carro, o que faz a comunicação entre o usuário e o kernel é o Shell (no caso, o volante, pedais, cambio, etc.).
[26] Comentário enviado por x_spager em 17/03/2006 - 11:42h
Analogia = entendimento rápido!
Baseando-se em conceitos já adiquiridos, os novos conceitos podem ser tranmitidos de maneira rápida e definitiva.
Eu só, encontrei um problema na sua analogia:
3) Mesmo para um mesmo fabricante de motor, existem vários modelos para o mesmo fim, por exemplo: motor 1.0, motor 1.6;
3) Existe um Linux para cada tipo de computador, main-frame, PC,
Macintosh (acho que se escreve de outro modo !);
Acho que ficaria melhor se fosse:
3)O Mesmo fabricante de motor pode fabricar motores para diferentes tipos de carro, com o mesmo projeto base.
3)Existe um Linux para cada tipos de computador, mais cada computador pode um ter SO feito para aquela máquina baseado no mesmo codigo fonte.
[28] Comentário enviado por Rubico em 01/04/2007 - 23:40h
O artigo realmente é excelente para que os leigos possam compreender o que é Kernel. Coordeno um grupo de estudos sobre o Linux e confesso que estava tendo dificuldades para explicar "o que é Kernel". Este artigo me ajudou bastante.
[32] Comentário enviado por GabrielSC em 23/12/2007 - 23:03h
Linux, na verdade, é o nome do kernel, que é a parte mais importante do SO, pois é ele quem gerencia o gasto de energia e o uso da memória RAM, além de realizar a ligação usuário-máquina.
O SO é composto pelo kernel e pelos módulos, que são pequenos "programas" que estão ligados ao kernel e gerenciam a ativação e a desativação dos periféricos.
Portanto, o kernel (no caso, o Linux) é apenas uma parte do SO.
[39] Comentário enviado por removido em 07/07/2009 - 18:09h
muito bom, explicações com comparações eh o melhor modo de fazer alguem a entender determinada explicação, kernel e motor "carro" foi uma otima comparação, afinal praticamente todo mundo sabe que carro tem motor xD
[47] Comentário enviado por carbitt em 10/12/2009 - 16:49h
Grande mascote!!!!!!!!!!! Tinha as minhas resistências quanto ao Linux, mas a profissão obrigou-me a migrar e conhece-lo. Fazendo pesquisa sobre o mesmo deparei-me com seu tutorial lançado em 2005 e muito útil até hoje. Ajudou-me bastante. Parabéns cara.
[48] Comentário enviado por renatooliveira em 14/01/2010 - 10:50h
Entendi a analogia e seu uso é muito oportuno ao explicar conceitos complexos. Contudo a explicação está um pouco confusa uma vez que:
Computador = Carro
Sistema Operacional = Motor
Shell = acelerador, afogador, etc.
Componentes adicionais = bateria maior
Não ficou claro onde está o kernel. Seria Kernel apenas o motor e SO o conjunto Motor + Acessórios?
Interessante também salientar que não apenas sistemas operacionais mas qualquer software possui seu núcleo operacional que normalmente se situa em camada específica e garante o funcionamento das funções básicas e não customizaveis da aplicação.