Como assinar digitalmente um documento criado no Br/OpenOffice

Neste artigo mostro como configurar o Br/OpenOffice para trabalhar com certificados digitais. Um pequeno relato do que são certificados digitais, seus tipos e formas e uma maneira fácil de montar seu gerenciamento eletrônico de documentos sem precisar baixar nenhum software complexo.

[ Hits: 55.052 ]

Por: Edgard Alves Costa em 21/09/2007 | Blog: http://edgardcosta.wordpress.com


Conclusão



Clica-se em adicionar -> OK. Pronto, seu documento está assinado digitalmente. Observe que na parte inferior da tela de trabalho surge uma imagem de um documento com bola vermelha e no título do arquivo entre parênteses, após o nome do arquivo, os dizeres "assinado".

Simbolo que mostra o arquivo está originalmente assinado.

Título do arquivo assinado.

Ótimo até agora. Foram passos tranqüilos. E se mais de uma pessoa quiser também assinar o mesmo documento, como é comum em empresas onde o gerenciamento eletrônico de documentos está funcionando e o workflow exige este passo?

Nada de pânico. Ao receber um documento assinado digitalmente, basta seguir os passos anteriores e inserir a sua.

Agora, o cuidado necessário é ter no seu navegador salvo a identidade digital de quem assinou o documento anteriormente a você. Normalmente este certificado digital fica salvo em disco. Sua configuração é simples. No gerenciador de certificados, escolha a aba de outras pessoas, clique em importar e pronto. Tudo está configurado corretamente.

O Br/OpenOffice insere a assinatura digital em todos os modos que ele permite, ou seja, em imagens editadas no Draw, em apresentações do Impress.

Mas como o padrão escolhido para os documentos que devem ser certificados digitalmente é o *.pdf, o Br/OpenOffice faz o trabalho para você da transformação do arquivo editado simplesmente clicando em (exportar direto como pdf). Este ícone está no menu principal ou você pode escolher em ARQUIVO -> EXPORTAR COMO PDF.

Depois você terá que usar um assinador e/ou encriptador exclusivo para aquivos pdf.

Para a plataforma Windows podemos citar: DeskSignerpdf da qualisoft. Para Linux apenas o Cryptonit (que achamos até o momento).

Pronto, você já sabe tudo como assinar documentos com certificado digital usando o Br/OpenOffice.

Bom proveito.

EdgardCosta
Leia o livro: BrOffice da Teoria à Prática.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Configuração
   3. Configuração - a seqüência
   4. Conclusão
Outros artigos deste autor

Conexão ADSL no Fedora Core

Leitura recomendada

OpenVPN se comportando como PPTP

Alta disponibilidade com CARP

Instalando um firewall em ambientes gráficos leves

Cacti - Monitorar é preciso

ANDRAX - Pentest usando o Android

  
Comentários
[1] Comentário enviado por niltonpess em 21/09/2007 - 16:02h

Parabéns pela iniciativa, mas onde encontramos o livro BrOffice - da Teoria à Prática? Qual é a editora? Que tal escrever um sobre o Scribus?

[2] Comentário enviado por edersomangelo em 22/09/2007 - 12:06h

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=4464

Editora: Brasport

rsrs

Ótimo artigo Parabéns!!!!

[3] Comentário enviado por User-kuruma em 24/09/2007 - 21:28h

Muito legal o artigo.

[4] Comentário enviado por rodrigo.messias em 25/09/2007 - 08:53h

Quando você converte o arquivo do OpenOffice para PDF a assinatura digital não fica disponível no PDF... pelo menos visível pelo Adobe Reader 7.0 e usando o OpenOffice 2.0...

Rodrigo Messias Barros

[5] Comentário enviado por carvalhonh em 05/04/2020 - 14:34h

ASSINATURA ELETRÔNICA LIBREOFFICE TOKEN OAB
BASTA ABRIR PELO DEBIAN 10 (ATUAL), ANTERIOR NÃO FUNCIONA
IR PASTA PESSOAL EX: /home/pec
VER MOSTRAR OCULTOS
.mozzila
firefox e procurar em qual pasta está o bookmarkbackups
no meus ficou assim:
/home/pec/.mozilla/firefox/z9ejxqwh.default-esr/bookmarkbackups

Abra agora o LIBREOFFICE
FERRAMENTAS
OPÇÕES
SEGURANÇA
CERTIFICADO
ADICIONAR:
/home/pec/.mozilla/firefox/z9ejxqwh.default-esr/bookmarkbackups
OK

Agora basta colocar o token
abir um texto sem nada para teste
ir arquivo lado esquerdo
exportar como pdf
clicar assinaturas digitais
selecionar
pronto abrirá aba senha do token
digiar a senha ok
assinar
exportar
colocar o nome do arquivo que será em pdf assinado
exportar
tudo ok arquivo formado em pdf assinado
agora é somente conferir
abir o arquivo pdf pelo Libreoffice Draw
aparecerá acima que foi assinado



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts