Uma das preocupações dos usuários de micro computadores sempre foi o desempenho do seu sistema. O Windows possui uma miríade de programas, muitos deles freeware, com títulos assim: twick settings, hack the system etc.
Entretanto parece não haver muitos desses programas para
Linux. Não se preocupe, eles não fazem falta.
Como vocês sabem, o Windows fornece um kernel padrão, que ninguém pode mudar, definindo as configurações mínimas, tal como: pentium II ou pentium III etc. Significa que o kernel foi compilado para o processador pentium II ou pentium III, SEMPRE a configuração mínima prevalece, assim como uma corrente é tão resistente como o seu elo mais fraco!
No
GNU/Linux isso é QUASE igual. As distros fornecem kernel i386 ou i486 tão rápidos quanto o intel 386 ou 486. QUASE igual ao Windows, mas no Gnu Linux você pode mudar o kernel, alterando alguns parâmetros.
Um desses parâmetros é o
System Timer Resolution. Existe um intervalo de tempo para cada tarefa que o processador recebe para fazer. Cada sistema utiliza uns milésimos de segundos para gerenciar os intervalos de tempo. Assim um sistema gasta 1/n segundos por intervalo; algo como 1/33 para o W95, 1/100 para a série NT, 1/250 para o Linux padrão e 1/1000 para o Linux de alta resolução.
A resolução afeta especialmente as aplicações gráficas e multimídias, não apenas em velocidade, mas também em qualidade. Segue como fazer.
AVISO: Os procedimentos abaixo são mais adequados a instalações bem frescas. Instalações com muitos programas e configurações podem exigir muito mais trabalho de reconfiguração e reinstalação de programas.