Camera Kombat é um projeto que utiliza recursos da biblioteca OpenCV, utilizada em aplicações de visão computacional. Com o processamento do vídeo ao vivo os movimentos realizados pelos jogadores são interpretados e convertidos em ação no jogo. Neste artigo veremos como funciona o projeto como um todo.
Não vou ficar enrolando com textos cansativos, o download dever ser efetuado no repositório SVN do sourceforge. Abaixo as instruções para a extração do código-fonte.
# svn co https://svn.sourceforge.net/svnroot/camera-kombat camera-kombat
A camera-kombat/build_all.sh
A camera-kombat/camera_kombat_sem_flip.c
A camera-kombat/camera_kombat.c
A camera-kombat/telas
A camera-kombat/telas/ponte_1_255.jpg
A camera-kombat/telas/metro_255.jpg
A camera-kombat/telas/street_255.jpg
A camera-kombat/telas/calabouco_255.jpg
A camera-kombat/telas/bank_255.jpg
A camera-kombat/telas/belltower_255.jpg
A camera-kombat/telas/cemiterio_255.jpg
A camera-kombat/cubo.c
A camera-kombat/bola_sem_flip.c
A camera-kombat/bola.c
Gerado cópia de trabalho para revisão 2.
# cd camera-kombat
Execute o script build_all.sh para compilar todos os fontes presente no diretório.
Se algo sair errado, como no meu caso, troque o path dos arquivos de cabeçalho da biblioteca OpenCV no script build_all.sh e tente novamente.
Troque de:
g++ -I/usr/local/include/opencv
Para:
g++ -I/usr/include/opencv/
Agora vamos ao show, execute o programa camera-kombat como no exemplo abaixo:
$ ./camera-kombat
Pronto, divirta-se à vontade. Abaixo a relação das teclas de função:
[B] - Determina um novo fundo estático (sem os jogadores presentes);
[P] - Captura a imagem e salva em disco;
[T] - Habilita/Desabilita o modo debug;
[F] - Muda a tela de fundo (cenário);
[N] - Novo jogo.
Abaixo alguns screenshots:
"O próximo grande salto evolutivo da humanidade será a descoberta de que cooperar é melhor que competir"
[2] Comentário enviado por leoberbert em 13/11/2006 - 09:04h
Porra que coisa hein? hahhahaha Daki uns dias vai ter gente querendo tirar foto pra colocar no Jogo heheheh. Artigo muito bom.. Ainda mais pra q2uem é amante do mortal combat, só uma coisa... vc tb edita os FATALITS? hehehehe
[4] Comentário enviado por removido em 13/11/2006 - 15:36h
Que coisa de louco! Só podia ser do cabelo!!
Acho que foi um dos artigos mais pirados que eu já li na vida. Vou testar, que coisa incrível! Abraços, cabelo...
[9] Comentário enviado por mirwox em 14/11/2006 - 11:42h
Olá Cabelo
Sou o Fábio Miranda, que foi orientador do trabalho (o Luís e o Renato desenvolveram tudo).
Escrevi para agradecer pela divulgação do projeto e pelas instruções muito bacanas de compilação e execução! Ficou melhor que uma outra versão que a gente tinha para uso interno, agora vou passar seu tutorial para quem quiser saber como executar o projeto :)
[12] Comentário enviado por Kurtgodel em 02/03/2007 - 00:08h
Ola, sou novo por aqui, mas por dica de um professor de meu curso vim conferir este artigo sobre o Camera Kombat.
Bom, tenho como intensão, ainda não conclusa, de continuar este projeto, transformando-o em um produto final, valorizando significativamente a parte visual dete, como também propor uma tentativa para melhorias deste projeto, em parte de desempenho e ajustes.
Gostaria de saber de você Alessandro de Oliveira Faria, o que acha dessa minha intensão? É viável? Posso colocar a mão na massa? Para mais detalhes, me mande um email: erickcpgomes@gmail.com
Obrigado pela atenção.
[13] Comentário enviado por GilsonDeElt em 18/11/2007 - 21:04h
cara, d+ esse artigo!
num futuro próximo (já que num tenho webcam) eu instalo esse trem aqui
ah!, isso roda num Celeron D 2.26 GHz com 768 de Ram (por enquanto tá 256, mas logo isso aumenta, hehe)
mas o artigo ficou massa, tá muito bem explicado
cê tem a manha de escrever artigos, Cabelo!
flwsz