Teremos um grande sucesso financeiro se cobrarmos o preço certo pelos nossos serviços, e este artigo tem a intenção de mostrar como é simples obter estes preços e juntamente com eles, uma série de outras informações úteis sobre o rendimento de nossas atividades.
Para realizarmos nosso trabalho consumimos materiais, que são todos os objetos que adquirimos com propósito de utilização direta ou indireta nos trabalhos. Também consumimos serviços de outras pessoas ou empresas. Ainda temos várias taxas institucionais, inerentes aos nossos trabalhos.
Acredite! Devemos inicialmente fizer uma lista de todas estas despesas que temos e as classificá-las para iniciar nossos cálculos, mas esta lista também terá outra utilidade, pois com ela saberemos ao longo do tempo quais destas despesas estão altas ou baixas para podermos atuar sobre elas. Se por exemplo ao analisarmos as despesas, observarmos que o consumo de combustível está muito alto e que as contas de telefones estão baixas. Concluiremos provavelmente que nos locomovemos muito para atender nossos clientes, quando poderíamos muitas vezes resolver o assunto por telefone.
Eis uma lista bem comum:
Salário de todas as pessoas (inclusive o seu);
Encargos sobre os salários;
Outras despesas com pessoal;
Materiais diversos;
Materiais de escritório;
Despesas com manutenção e reparos;
Fretes, carretos, motoboy, etc;
Impostos e taxas indiretos;
Depreciações dos equipamentos;
Despesas com veículos;
Despesas com treinamento e desenvolvimento;
Despesas com viagens;
Despesas legais e financeiras;
Despesas com propaganda e marketing;
Leaseng de equipamentos;
Honorários profissionais;
Associações de classe;
Telefones, taxas postais, internet, etc;
Aluguéis;
Seguros diversos;
Outras despesas;
Devemos nos lembrar sempre!
Não importa se somos um técnico autônomo, uma pequena empresa com alguns técnicos, ou mesmo uma grande empresa prestadora de serviços. Teremos todas estas despesas e até algumas mais, dependendo do serviço e da localidade e não necessariamente do nosso "tamanho".
[6] Comentário enviado por Osky_CG.W em 26/04/2007 - 20:56h
Ótimo artigo, porem se você me permite ressaltar uma coisa: Se o preço fica muito abaixo do mercado, devemos deixar de ser preguiçosos e trabalhar também aos sábados ;- ) "Em todo mundo" se trabalha (ao menos) meio dia aos sábados . []s
[10] Comentário enviado por Teixeira em 05/05/2007 - 17:30h
Algums vezes fica um tanto difícil estabelecer um preço justo para determinados serviços, devido ao "tempo envolvido" versus a "nobreza" do referido serviço.
Por exemplo (hipotetico): quanto cobrar para deixar bem limpinho e sem manchas o velho Pentium 100 do cliente, deixando até o teclado impecável?
Quanto cobrar para reinstalar o Windows E MAIS O RESTANTE DOS SOFTWARE do cliente que os técnicos JAMAIS reinstalam?
( Para detonar o Linux e instalar um Windows piratão, a turma por aí está cobrando R$ 60,00 )
No mais, só tenho a elogiar o artigo, que está muito bom e merece a nota 10.
[12] Comentário enviado por everton3x em 29/01/2008 - 14:08h
Primeiramente, parabéns pela iniciativa de escrever sobre esse tema, muito importante, porém renegado muitas vezes.
Segundamente, alerto a todos que a metodologia apresentada é algo extremamente simples, indicada somente para aqueles que não tem nenhuma noção sobre o assunto. Caso se deseje/necessite de números mais confiáveis, deve-se utilizar metodologias mais elaboradas.
Mas de qualquer, forma, aplaudo a iniciativa do colega.