Blender é um poderoso software de criação e modelagem em três dimensões. É uma ótima ferramenta para os apaixonados por games e filmes de realidade virtual. Neste artigo iniciamos uma série que formará um curso básico do programa. Aprenda e divirta-se!
Agora que você já sabe criar alguns objetos, vamos fazer a renderização. Renderização é o processo de "visualizar" algo que você está modelando. Portanto, após construir um objeto, você pode vê-lo como será visto pela câmera do Blender.
Utilizando as técnicas que já mostramos, construa alguns objetos. Sugiro que os deixe mais ou menos próximos. Encontre na região 3D o objeto 'Câmera', visto na figura abaixo. O objeto 'Câmera' indica qual a posição de visualização quando a cena for renderizada.
Se você seguiu os passos acima, com os objetos criados e a câmera bem posicionada, pressione F12 e pronto! Você verá sua cena em três dimensões. Para ter uma idéia prévia da posição dos objetos em relação a câmera, clique CAL0 (zero do teclado numérico). Você irá para uma das posições pré-estabelecidas, sendo esta última a posição da câmera.
Conclusão
E então? O que achou deste contato inicial com o Blender? Eu fiquei eufórico desde o primeiro contato. Se você tiver real interesse, rapidamente estará criando seus próprios modelos em 3D.
E este não será o único artigo sobre o Blender: objetos complexos, iluminação, texturas, paisagens, modelagem de seres humanos e animais, animação e movimento - são os assuntos dos próximos artigos.
Em breve estaremos escrevendo o "Blender - Iniciante (parte 2)", onde abordaremos como manipular objetos e assim criar ambientes tridimensionais cada vez mais complexos.
[6] Comentário enviado por juliaojunior em 07/12/2006 - 19:27h
foi forma de falar. podemos fazer 'filmes' usando o Blender. criamos a animação, incluindo os movimentos da câmera, e depois fazemos as edições necessárias.
[8] Comentário enviado por tenchi em 08/12/2006 - 16:44h
Eu não entendo direito disso, mas alguns scripts de aninações do blender são escritos em python. Vai ver essa linhuagem também seja usada na criação de games.
Ou quem sabe, a linguagem cássica dos desenvolvedores de games, o C.
rsrss
[9] Comentário enviado por juliaojunior em 09/12/2006 - 11:52h
python é uma linguagem fácil de aprender, muito usada no universo open soft. possui ferramentas disponíveis tanto em Java como em C. quem se interessar, vai gostar :)
[12] Comentário enviado por felipesntsassis em 21/05/2008 - 08:12h
Criei meu Software de TCC usando o Blender integrado ao PHP e Flash. Depois que aprendi a usá-lo acho muito mais simples de trabalhar em relação ao seu rival proprietário 3Ds Max que também, na minha opinião é uma excelente ferramenta. Existe alguns fórums de discução sobre Blender no Brasil, mas o que recomendo é o http://www.blender.com.br/ .
Dos nacionais é o melhor que encontrei.