Blender - Iniciante (parte 1)

Blender é um poderoso software de criação e modelagem em três dimensões. É uma ótima ferramenta para os apaixonados por games e filmes de realidade virtual. Neste artigo iniciamos uma série que formará um curso básico do programa. Aprenda e divirta-se!

[ Hits: 39.502 ]

Por: Juliao Junior em 06/12/2006


Renderização



Agora que você já sabe criar alguns objetos, vamos fazer a renderização. Renderização é o processo de "visualizar" algo que você está modelando. Portanto, após construir um objeto, você pode vê-lo como será visto pela câmera do Blender.

Utilizando as técnicas que já mostramos, construa alguns objetos. Sugiro que os deixe mais ou menos próximos. Encontre na região 3D o objeto 'Câmera', visto na figura abaixo. O objeto 'Câmera' indica qual a posição de visualização quando a cena for renderizada.


Se você seguiu os passos acima, com os objetos criados e a câmera bem posicionada, pressione F12 e pronto! Você verá sua cena em três dimensões. Para ter uma idéia prévia da posição dos objetos em relação a câmera, clique CAL0 (zero do teclado numérico). Você irá para uma das posições pré-estabelecidas, sendo esta última a posição da câmera.

Conclusão


E então? O que achou deste contato inicial com o Blender? Eu fiquei eufórico desde o primeiro contato. Se você tiver real interesse, rapidamente estará criando seus próprios modelos em 3D.

E este não será o único artigo sobre o Blender: objetos complexos, iluminação, texturas, paisagens, modelagem de seres humanos e animais, animação e movimento - são os assuntos dos próximos artigos.

Em breve estaremos escrevendo o "Blender - Iniciante (parte 2)", onde abordaremos como manipular objetos e assim criar ambientes tridimensionais cada vez mais complexos.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Criando os primeiros objetos em 3D
   3. Renderização
Outros artigos deste autor

Trabalhando com arquivos e diretórios

Guia Introdutório do Linux VI

CSS - Manual básico sobre estilo

Inkscape - Introdução (parte 1)

Processing - Programando para Android e iOS

Leitura recomendada

AIXGL + Beryl + Slackware + ATI

OpenNebula - Gerenciamento de nuvens privadas e públicas

Instalando o brModelo no Linux

Como resolver libusb error no Heimdall

Funtoo Current - Instalação completa

  
Comentários
[1] Comentário enviado por better em 06/12/2006 - 08:20h

Noooooo muito bacana cara quando chegar em casa vo instalar :)
Vlw!

[2] Comentário enviado por JoseLucas em 06/12/2006 - 22:05h

muito bom, o blender é intuitivo voce começa e derrepente já está fazendo macacos !

tem essa opçao la !

[3] Comentário enviado por JoseLucas em 06/12/2006 - 22:10h

ah! cara você não lembrou: www.blender.org

para quem não tem é só baixar descompactar e usar !

[4] Comentário enviado por FelipeAbella em 06/12/2006 - 22:16h

Multo legal, espero a parte 2.

[5] Comentário enviado por ferretics em 07/12/2006 - 18:54h

Muito jóia estava precisando mesmo para o trabalho de Realidadde Virtual. Só uma coisa o q vc quer dizer com filme em realidade virtual?

[6] Comentário enviado por juliaojunior em 07/12/2006 - 19:27h

foi forma de falar. podemos fazer 'filmes' usando o Blender. criamos a animação, incluindo os movimentos da câmera, e depois fazemos as edições necessárias.

[7] Comentário enviado por deltman em 08/12/2006 - 11:27h

Se tratando de games, por acaso ele usa alguma linguagem de programação, e se usa qual é a linguagem?!?!??!?!?!?!


[8] Comentário enviado por tenchi em 08/12/2006 - 16:44h

Eu não entendo direito disso, mas alguns scripts de aninações do blender são escritos em python. Vai ver essa linhuagem também seja usada na criação de games.
Ou quem sabe, a linguagem cássica dos desenvolvedores de games, o C.
rsrss

[9] Comentário enviado por juliaojunior em 09/12/2006 - 11:52h

python é uma linguagem fácil de aprender, muito usada no universo open soft. possui ferramentas disponíveis tanto em Java como em C. quem se interessar, vai gostar :)

[10] Comentário enviado por osky_cg.w em 09/12/2006 - 13:47h

Muito bacana!
Aguardamos a segunda parte ;- )

Para quem não conhece vou deixar o link de um filme completo feito em
software livre com Blender.

Simplesmente maravilha! http://orange.blender.org/

[11] Comentário enviado por removido em 21/01/2007 - 16:12h

Gostei, muito bom

[12] Comentário enviado por felipesntsassis em 21/05/2008 - 08:12h

Criei meu Software de TCC usando o Blender integrado ao PHP e Flash. Depois que aprendi a usá-lo acho muito mais simples de trabalhar em relação ao seu rival proprietário 3Ds Max que também, na minha opinião é uma excelente ferramenta. Existe alguns fórums de discução sobre Blender no Brasil, mas o que recomendo é o http://www.blender.com.br/ .
Dos nacionais é o melhor que encontrei.

Abraço a todos


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts