Jigdo (um tipo de abreviação de "Jigsaw Download") foi escrito por Richard Atterer e é liberado sob GNU GPL. É uma ferramenta que permite realizar downloads e updates de forma eficiente de uma ISO. Qualquer ISO. Jigdo não é especificamente para Debian, porém a equipe Debian escolheu o jigdo como o método oficial de download para suas ISOs.
Uma idéia errada e comum é que jigdo cria ISOs; ele não faz isso. Vamos discutir o processo geral de como jigdo permite que você obtenha uma ISO. Digamos que José (um administrador de releases Debian) seja a pessoa que disponibiliza uma ISO, e Maria (uma usuária Debian) seja a pessoa que deseja fazer o download de uma ISO.
1. José primeiro cria uma ISO adequada para queimar em um CD. Ele pode usar um utilitário como mkisofs ou debian-cd para cria um ISO. Também pode criar dois pequenos arquivos associados com suas imagens recentemente criadas: um arquivo .jigdo e um arquivo .template. Ele torna esses dois arquivos disponíveis para download por qualquer um que desejar obter esta ISO.
2. Maria então baixa os arquivos .jigdo e .template. Ela usa o programa jigdo-lite com esses dois arquivos para baixar a ISO do José.
3. Quando a equipe Debian fizer uma atualização, José cria uma nova versão de sua ISO e gera novos arquivos .jigdo e .template.
4. Quando Maria quiser atualizar seus CDs, ela baixa os novos arquivos .jigdo e .template e usa-os com jigdo-lite para atualizar suas ISO. O ponto importante aqui é que ela baixa apenas o que for diferente entre sua ISO e a nova ISO do José. Ela não precisa baixar novamente as partes que não foram alteradas.
Jigdo vem com dois utilitários: jigdo-file (usado por José) que cria os arquivos .jigdo e .template, e jigdo-lite (usado por Maria) que usa esses dois arquivos para baixar ou atualizar suas ISOs. Se tudo que você quer é baixar/atualizar as ISOs Debian, usará apenas o jigdo-lite. Pode até esquecer que jigdo-file existe. :-)
Jigdo praticamente resolve todos os problemas que surgem com outros métodos de obtenção das ISO Debian:
- É muito mais rápido que baixar a ISO inteira;
- Diferentemente de baixar uma ISO inteira, é possível pegar um CD desatualizado (ou um loop montado como uma ISO desatualizada), baixar apenas os arquivos que mudaram nesse CD (ou ISO) desde a sua criação, e criar uma nova ISO atualizada. Muito parecido com o uso de cvs para atualizar source code;
- jigdo-lite usa wget que, por padrão, usa http para transferir arquivos. Diferente de rsync, http nunca é bloqueado por firewalls;
- Jigdo é muito bom para a largura de banda dos servidores que oferecem imagens Debian. Os mirrors Debian podem lidar com uma quantidade muito maior de pessoas usando jigdo para baixar imagens Debian do que com outros métodos.
Certamente, jigdo é a melhor forma de obter ISOs, Debian ou qualquer outra. :)