O próximo passo é escrever o script de backup. Antes de começar, instale o WinRAR, encontrado em:
em uma máquina com Windows.
Do WinRAR usaremos para o nosso script o arquivo "rar.exe", encontrado na pasta onde ele foi instalado. Copie esse arquivo para a sua pasta "netlogon", que está no servidor.
Em seguida crie dentro da pasta "netlogon" um arquivo chamado lista.txt e dentro dele, coloque uma abaixo da outra as extensões dos arquivos que você vai querer que o script ignore. Arquivos com essas extensões não serão salvos, para evitar que filmes, músicas, etc, que em muitos casos são desnecessários, ocupem espaço em seu servidor. Segue um exemplo:
*.exe
*.jpg
*.mp3
*.wma
*.wav
*.wmv
*.avi
*.mpg
*.bmp
*.pif
*.png
*.tif
*.gif
*.psd
*.pa
*.mp4
*.html
*.htm
*.ini
*.swf
*.tmp
*.temp
*.dll
*.dat
*.DAT
*.log
*.xml
*.lnk
*.rtm
*.bin
*.css
*.js
*.chm
*.jsp
*.pdf
*.sqm
Agora vamos ao script propriamente dito, crie ele com o nome backup.bat dentro da pasta "netlogon".
cd %userprofile%
copy \\fileserv\netlogon\rar.exe /y
copy \\fileserv\netlogon\lista.txt /y
md \\fileserv\bkps\%username%
rar a -r -u -as \\fileserv\bkps\%username%\%username%.rar savec * -x@"%userprofile%"\lista.txt
Adapte o nome NetBios do servidor, que neste caso é "fileserv", ou substitua pelo IP dele.
Seguindo os passos do script, primeiro ele abre a pasta pessoal do usuário através da variável global "%userprofile%", por exemplo a "C:\Documents and Settings\tiago" do usuário Tiago. Depois copia o executável do Rar e a lista de extensões para este diretório.
Em seguida cria uma pasta com o nome do usuário dentro do compartilhamento "Bkps". A última linha executa o Rar com parâmetros de sincronização salvando toda a pasta pessoal (Meus Documentos, Desktop, Configurações Locais, etc.) do usuário em um arquivo .rar dentro do compartilhamento de backup.
A vantagem da sincronização é que na segunda vez que o backup for executado ele apenas vai copiar os arquivos novos que o usuário criou e os que ele alterou, acelerando bruscamente o processo do backup.
No exemplo do usuário Tiago, após processado, você vai encontrar dentro do compartilhamento "bkps" uma pasta tiago e dentro dela um arquivo tiago.rar, disponível para leitura e escrita apenas para o próprio usuário.
É possível adicionar muitas funcionalidades a este backup. Por exemplo a remoção de arquivos temporários de internet e arquivos recentes. Cabe a você adaptá-lo seguindo as regras do prompt de comandos do Windows.