De todas as distribuições, o mérito de popularização do Linux deve muito à distribuição Ubuntu. Com seu ritmo regular de versões e sua preocupação com o "usuário final", alavancou a popularidade do Linux e o número de usuários.
Mas como se manter atualizado? É preciso baixar a ISO de cada versão e instalar tudo novamente? Como sempre, a equipe do Ubuntu faz um ótimo trabalho. Embora sempre tenha ficado com o pé atrás quando o assunto era atualização do sistema, dessa vez resolvi tentar e atualizei o Ubuntu para a versão 10.10, que saiu no dia 10 de outubro. E para minha surpresa, praticamente tudo foi automático e tudo foi descomplicado.
Os passos e as imagens mostradas abaixo são da atualização, via internet, da versão Ubuntu Netbook 10.04 para a versão Ubuntu Netbook 10.10, mas de forma geral pode ser seguida em qualquer dos sabores disponíveis do Ubuntu.
O primeiro passo é atualizar o seu sistema com as últimas atualizações da versão instalada. Você só verá o botão com a opção de atualização se estiver com o sistema atual totalmente atualizado. Portanto, antes de tudo vá para a opção:
Sistema --> Administração --> Gerenciador de Atualizações
Clique no botão "Verificar" para encontrar possíveis atualizações. Daí clique no botão "Instalar Atualizações" para instalar as atualizações. Quando terminar, clique novamente em "Verificar". Neste momento, você verá que surgiu uma opção para uma nova versão da distribuição. Clique no botão "Atualizar" e vamos em frente.
Será exibida uma janela com as notas de atualização. Leia, ou siga em frente direto clicando em Atualizar.
Agora o update-manager baixará a ferramenta de atualização. Este passo também é rápido. Depois o update-manager prepara o sistema para a atualização.
É claro que você deve fechar os programas durante este processo. Nesse ponto, provavelmente você verá a mensagem abaixo. É um padrão do Ubuntu desabilitar repositórios de terceiros. Mas tudo bem, depois você pode ir nas opções de configuração e alterar isso.
Daí por diante a coisa é mais automática ainda. Primeiro, os pacotes são baixados e depois instalados.
Um aviso é mostrado para você ver os pacotes que serão removidos e aqueles que não são mais necessários. Dê uma olhada, confira se está tudo bem e siga adiante.
Pronto! O sistema está atualizado. Simples e descomplicado do jeitinho do Ubuntu. Agora é só mandar reiniciar.
Após a reinicialização, se você estiver atualizando a versão para netbook, verá algo parecido com a figura abaixo. Eu achei muito legal. É realmente prática, como a equipe de desenvolvimento havia prometido. Há um melhor aproveitamento do espaço vertical, o que é vital para netbooks e notebooks.
[3] Comentário enviado por juliaojunior em 26/10/2010 - 18:19h
Igor,
provavelmente não aparece opção no Gerenciador de Atualizações por que vc está com a configuração para só mostrar atualizações de versões LTS, q é o caso (se não me engano) da versão 10.04.
É preciso alterar isso. Não lembro agora onde é, pois não estou usando o Ubuntu agora. Mas lembro que é na seção de escolha de repositórios. Há uma opção para mostrar apenas atualizações de versõer LTS. Desmarque essa opção, faça o update normalmente em busca de atualizações e aí sim aparecerá a mensagem.
mccaldeira,
segurança não sei te falar se mudou para melhor. Acredito que sim, pois dois dias depois já havia uma avalanche de atualizações. E eu fiz o upgrade para a nova versão no mesmo dia do lançamento. Quanto à estética, eu gostei muito. Mas é questão de gosto pessoal. Acho que ficou mais rápido pois o acesso aos itens que usamos com constância ficou mais fácil, mais visível. E essa é a tendência para o Ubuntu. A Canonical anunciou essa semana que usará a interface Unity para o Ubuntu no desktop também, não apenas para os note/netbooks. Ou seja, ela tirará o Gnome padrão do Ubuntu, o que acho até bom.
[4] Comentário enviado por xerxeslins em 26/10/2010 - 19:08h
Olá!
Parabéns pelo artigo =]
Cada vez mais eu gosto do Ubuntu porque ele está sempre inovando.
Tenho uma dúvida sobre atualização. Talvez você saiba me responder. Os pacotes da versão LTS são "congelados"? Tipo, o jogo Sauerbraten 2009 na versão LTS nunca vai mudar para 2010? No Ubuntu 10.10 já tem a versão 2010, mas na versão LTS eu não sei (até eu usei só tinha a versão 2009).
Não sei se estou sendo claro...
Queria saber se os pacotes da versão LTS continuam evoluindo, ou se eles ficarão parados só recebendo atualizações de segurança.
Caro amigo, não sei se no Ubuntu é assim, mas normalmente no mundo do pinguim os repos deixam de ser atualizados depois de um certo periodo de tempo (um exemplo claro é o do Fedora). quam usa algum Ubuntu mais antigo poderia responder a sua pergunta com maior clareza, ou instale uma VM rodando uma versão mais antiga e mande o sistema atualizar, apesar que acho que vai acontecer exatamente como citei acima.
[6] Comentário enviado por mccaldeira em 26/10/2010 - 22:21h
Outra pergunta, eu tenho alguns programas instalados que gosto muito, como o Avant Window Navigator, depois que eu fizer a atualização eu perco esse programa? Vou ter que reinstalar alguma coisa? Desculpe-me se a pergunta é muito tola, mas, quanto aos meus documentos, posso fazer a atualização que eles continuaram lá?
[7] Comentário enviado por juliaojunior em 26/10/2010 - 23:07h
dastyle,
pois é... o Gnome não cai muito no gosto da galera da Canonical. Mas eu entendo o porquê: a equipe do Gnome não aceita contribuições 'de verdade'. Aí as alterações da Canonical não são bem aceitas. Fazer o que, um dia a Canonical ía partir para isso mesmo.
mccaldeira,
eu não tive problema algum com meus arquivos. Não perdi nada. E os programas ficaram todos lá. Uso todos.
[8] Comentário enviado por removido em 27/10/2010 - 20:05h
@juliaojunior , você fez e provou que é sim possível atualizar a versão do Ubuntu.
Ainda não cheguei a fazer upgrade de versão, mas do Maverick para o Natty vou fazer. Não custa tentar.
Sempre tem usuário perguntando sobre isso e vou sempre disponibilizar seu trabalho.
[9] Comentário enviado por dastyler em 27/10/2010 - 22:36h
Atualizei o sistema LTS (64bits) ontem apos ver seu artigo e funcionou ok, apesar que eu tive de remover o pacote openoffice.org da instalação do openoffice para que o sistema pudesse ser atualizado corretamente.
[10] Comentário enviado por millemiglia em 28/10/2010 - 11:00h
Sempre fiz a atualização automática do Ubuntu desde a versão 8.10 até a 10.04 mas para o Maverick Meerkat resolvi fazer diferente e usei o cd alternate. Foi interessante para conhecer outra forma de atualização. Mesmo quando eu atualizava diretamente pelo update-manager sempre baixava (antes ou depois) a iso da versão nova e gravava um cd. Dessa vez baixei a iso da versão alternate e, já com o 10.04 em uso, coloquei o cd e ele me deu a opção de atualizar. Foi simples e rápido.
[11] Comentário enviado por kobushi em 28/10/2010 - 11:09h
@juliaojunior
Parabéns pelo artigo. Eu instalei a versão 10.10 no meu netbook, e a mesma rodou perfeitamente, mantendo a compatibilidade com todos os meus aplicativos. Para meu notebook pessoal e no trabalho ainda prefiro manter a versão 10.04, que é LTS e tem um ótimo desempenho. Foi sem dúvida a LTS mais revolucionária que eu instalei, principalmente no conceito de velocidade.
Para quem não necessita de um suporte long term, a versão 10.10 é uma excelente pedida.
[15] Comentário enviado por firstvampire em 28/10/2010 - 22:58h
Fiz um upgrade de versão , sai da 10.04 lts e fui para a normal 10.10,
esta versão foi mais tentadora pois pelos testes que fiz na live, resolveu o problema que eu tinha de som com a placa de HDMI Intel com a tv,
funcionou sem nenhum problema, o áudio saiu limpo.
tive atualização de todos os meus programas ao contrário do fedora , que você tem que reinstalar alguns programas por não abrir o ubuntu abriu os programas e a funcionalidade deles esta ok,
Estou satisfeito com esta versão normal,apesar que estou louco pra chegar numa versão lts futura para que eu possa ficar um pouco "quieto" .
[17] Comentário enviado por rweu em 01/11/2010 - 09:04h
Ok, ok
Realmente a facilidade de "upgradear" do Ubuntão existe, e funciona, mas há de se ter um saco bem grande, pois a parada demora cerca de umas 4 horas, ( pelo ao menos foi o que demorou aqui no meu PC ).
Segue postagem em fórum relatando a "faina", com um senão, no meu caso foi em um PC, e não em netbook: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,73845.0.html
[18] Comentário enviado por fhespanhol em 02/11/2010 - 10:50h
Caro juliao junior não precisa tudo isto não, basta fazer o seguinte para atualizar o sistema:
1 - Pressione "Alt + F2";
2 - Digite update-manager -d e pressione o botão "Executar";
3 - No topo da janela que vai abrir, vai aparecer uma mensagem dizendo que o novo Ubuntu já está disponível, basta clicar em "Atualizar" e esperar;
Outro detalhe que você esqueceu, para quem usa dual boot irá aparecer uma nova opção de carregamento referente ao novo kernel do Ubuntu 10.10 sendo assim para utiliza-lo será necessário correr a seta do teclado até ela e depois pressionar enter, do contrário a versão que será carregada será a anterior.
[20] Comentário enviado por juliaojunior em 02/11/2010 - 12:37h
Oi, rweu.
Não acho q seja tão problemático o caso do tempo para o upgrade. Depende muito da sua conexão. No meu caso demorou umas 3 horas, mas todos os pacotes foram atualizados, não apenas o sistema. Então não acho q seja um problema. Principalmente p quem tem uma boa banda larga. No meu caso, a conexão é de 1 mega. Para quem tem 10 megas ou mais, será estupidamente mais rápido. Aí pode se falar: 'ah, mas quase ninguém tem essa conexão'. Bom, um upgrade via net certamente não é recomendado para nets discadas. Então, essa reclamação não vale. :)
[21] Comentário enviado por Coconuts em 05/11/2010 - 15:11h
Por favor não esqueçam de quando perguntarem se deseja atualizar o Grub respoderem que SIM. Eu cai na besteira de clicar no NÃO, pois meu grub estava todo personalizado. Agora estou sem o Ubuntu 10.04 e sem o Ubuntu 10.10.
[23] Comentário enviado por rickmattar em 14/12/2010 - 12:12h
Cara já é a terceira vez que faço atualização e o ubuntu morre, deixei ele ligado por mais de 4 horas achando que iria entrar no gnome e não entra, fica naquela barrinha gráfica... deu boot, mas trava antes de entrar no gnome..
não sei se é kernel que pediu pra instalar, ruim q ele some com o antigo kernel :(
esse já é a quarta distribuição ubuntu que me da problema apos atualizar... :(