Olá pessoal do VOL, este é o meu primeiro artigo e espero que gostem. Ele mostra como assistir qualquer tipo de vídeo (ou pelo menos os mais comuns) pelo XMMS, transformando ele num front-end do MPlayer.
Esta tarefa só pode ser realizada com privilégios de administrador.
Entre no diretório onde baixou os codecs:
# tar jxvf essential-20050412.tar.bz2
# cd essential-20050412
# mkdir /usr/lib/codecs
# cp * /usr/lib/codecs/
Considerações finais
Lembrando que para que todo esse processo possa ser realizado é necessário estar com todo o pacote de desenvolvimento (gcc, make, etc.) instalado.
Esse artigo foi testado no Slackware 10.1, mas espero que funcione em outras distros também.
Espero ter ajudado quem queria assistir vídeos no XMMS, que é sem dúvidas um dos melhores (e mais leves) players de áudio que existe no mundo Linux, e com esse plugin, ficou ainda melhor.
Lembrando ainda que os arquivos de vídeo devem estar com as extensões corretas (mpg, avi, wmv, etc.) corretas, senão nada vai funcionar.
Muito obrigado e desculpem por qualquer erro de escrita ou de qualquer outro tipo, pois esse é o meu primeiro artigo, mas outros virão...
[2] Comentário enviado por feraf em 14/02/2006 - 09:25h
Eu nunca tinha testado esse plugin, mas eu já testei outro com nome similar que tem a mesma função, o XMMPlayer (http://thegraveyard.org/xmmplayer.php). Vou experimentar esse XMMS-MPlayer para ver qual é melhor.
[10] Comentário enviado por tenchi em 19/02/2006 - 10:15h
Em relação à configuração do plugin, basta ir em preferências e selecionar o plugin "mplayer-plugin for xmms" (na aba plugins de e/s de áudio) , depois o botão configurar, logo abaixo. Então abrirá uma janela com várias configurações. E sobre o XMMPlayer, o plugin citado pelo feraf, eu testei e também achei muito bom.
Naum acho que o processo de instalação varie muito de distro para distro, basta vc ter os pacotes de desenvolvimento instalados corretamente.
Muito obrigado por terem gostado do meu artigo, estava meio com medo, por ser meu primeiro artigo. Valew e até a próxima.