Arduino IDE no Linux Mint
Instalando a IDE para o Arduino, plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR, no Linux Mint.
[ Hits: 126.006 ]
Por: Lisandro Guerra em 22/09/2011 | Blog: https://spartanix.com/
Arduino, por vezes traduzida ao português como Arduíno, é uma plataforma de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido e uma linguagem de programação padrão, na qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.
O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas. Pode ser usado para o desenvolvimento de independentes objetos interativos, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduino é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagir em tempo real.
Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shield. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data, SuperCollider, ActionScript e Java.
O Arduino IDE é uma aplicação multiplataforma escrita em Java a qual é derivada dos projetos Processing e Wiring. É esquematizado para introduzir a programação a artistas e a pessoas não familiarizadas com o desenvolvimento de software.
Inclui um editor de código com recursos de realce de sintaxe, parênteses correspondentes e identação automática, sendo capaz de compilar e carregar programas para a placa com um único clique. Com isso não há a necessidade de editar Makefiles ou rodar programas em ambientes de linha de comando.
Como matar um processo - kill, killall, pkill e xkill
Exemplos práticos de comandos com Parted
Instalando o Linux direto do HD
Jabberd2 - Completo e sem mistérios
Configurando uma OpenVPN com o BRMA
Arapuca - Expandindo as funcionalidades do FreeRADIUS
Aplicativos Linux para o dia-a-dia
Máquina perereca - até onde é possível o uso de Linux?
Mitigação - O que é e quando é "seguro" desabilitar
Atualizar Debian Online de uma Versão para outra
A arte e a prática da Disciplina a longo prazo
Topgrade - Atualize seu sistema Linux inteiro com um único comando
Site com diversos emojis para seus códigos
Um modo leve de ouvir/ver áudio/vídeo da internet em máquinas pererecas
pfSense + SquidGuard + LDAP (1)
Redirecionar site para o link secundário (1)
O que você está ouvindo agora? [2] (198)
A escola é altamente ineficiente e ineficaz! (2)
Fedora KDE plasma 42 X Módulo de segurança BB (Warsaw-2) (0)