ArchLinux é uma distribuição Linux otimizada para processador i686 (Pentium II ou superiores), utiliza um gerenciador de pacotes muito poderoso chamado de Pacman, o que torna fácil o gerenciamento, instalação e remoção de pacotes no sistema. Aqui vai um tutorial pós-instalação para ajudar os usuários que se aventurarem nesse sistema.
Agora vem a parte mais esperada por todos, instalar um ambiente gráfico, acredito que muitos não curtem uma linha de comando (risos).
Gnome:
# pacman -S gnome gnome-extra
Com isso instalará o ambiente gráfico gnome.
KDE 4:
O KDE é um pouco mais complicado, você precisará adicionar os repositórios no pacman.conf para poder baixar e instalar os arquivos. Vamos então editar o arquivo de configuração do pacman:
# vi /etc/pacman.conf
Após abrir o arquivo vá ao final e adicione as seguintes linhas:
[kdemod-core]
Server = http://mirrors.igprolin-online.org/pub/kdemod/core/i686
[kdemod-extragear]
Server = http://mirrors.igprolin-online.org/pub/kdemod/extragear/i686
[kdemod-playground]
Server = http://mirrors.igprolin-online.org/pub/kdemod/playground/i686
Salve e feche o arquivo e atualize o pacman:
# pacman -Sy
Após atualizar o pacman existem duas maneiras de instalar o KDE 4, mode "simples" ou "complete".
Simples:
# pacman -Sy kdemod
Complete:
# pacman -Sy kdemod-complete
O modo simples fará um download de aproximados 400MB e complete 690MB, espere baixar os arquivos e instalar.
Após instalar o KDE adicione as seguintes linhas no final do arquivo rc.conf:
DAEMONS=(syslog-ng dbus hal network netfs !crond alsa kdm fam)
Feito isso, quando o sistema ligar o KDE será "levantado" automaticamente com o boot.
[2] Comentário enviado por Marcus-RJ em 16/12/2008 - 14:28h
Tutoriais sobre o archlinux ja estao entrando loop duplo.
A distribuição é boa, a comunidade também. Mas tem que criar artigos novos, abordando outras dificuldades. Alguns assuntos já extrapaloram a cota de copy/paste.
[3] Comentário enviado por nick em 17/12/2008 - 06:51h
Eu nao uso esse Arch nem me pagando. Ja nao basta os 3 duros anos utilizando Slack... Esse lance de ficar se matando pra fazer funcionar um SO é coisa de bitolado e/ou pra quem nao tem mais o que fazer.
[4] Comentário enviado por albfneto em 18/12/2008 - 00:55h
Nick, o Arch é muito legal.
Slackware é mais trabalhoso, é legal, mas é clássico,,,,não é tão moderno...
Depois a net fala que difícil é o Gentoo e o FreeBSD!
[8] Comentário enviado por allanlopes em 19/12/2008 - 02:07h
Afff... cansei dos comentários idiotas falando que copiei não sei oq...
Eu sou usuário de Linux a mto tempo... e diga-se em uma das passagens eu vi o Arch e fiz um tuto pra mim e baseado na minha experiencia eu resolvi enviar como fiz minha instalação, agora, vocês que nunca contribuem com a comunidade só sugam e não fazem nada... falo nada.
Covolino e cia, façam comentários construtivos e não idiotas
[9] Comentário enviado por percival em 19/12/2008 - 09:37h
Não esquente sua cabeça com os fanboys do Arch, allanlopes...
Você não sabia que foi o hdoria que configurou o primeiro rc.conf da história? Ou que foi o primeiro a adicionar um usuários a um grupo? E a lidar com o pacman, então?
É medíocre a atitude de alguns fanboys... enquanto todas as distros e suas respectivas comunidades procuram evoluir e agregar cada vez mais usuários, o Arch... aliás, alguns usuários do Arch ( a.k.a. FANBOYS ) nadam contra a corrente com atitudes dignas de pena como esta... só aqui no VOL eu já vi uma meia dúzia.
Quantos tutoriais sobre Debian vocês já leram? E sobre Slack? Façam-me o favor...
Allan,
Parabéns por sua contribuição e interesse em ajudar os outros. Não julgue a comunidade por causa de uns poucos zé-ninguém por aí.
Abraço.
ps: a tempo eu demonstro o quanto os reclamões de plantão contribuem para o VOL, e até mesmo para o Arch linux em si.
[10] Comentário enviado por Marcus-RJ em 19/12/2008 - 10:49h
@allanlopes
"agora, vocês que nunca contribuem com a comunidade só sugam e não fazem nada"
Está certo disso?
"falo nada"
Mas já falou
@percival
"a tempo eu demonstro o quanto os reclamões de plantão contribuem para o VOL, e até mesmo para o Arch linux em si."
Embora não ache bacana esse tipo de parâmetro, acho que vocẽ poderia ter sido imparcial e mostrado o perfil de outros colegas (como eu) e também do próprio autor. Embora eu ache melhor não fazer um artigo do que fazer um que seja uma cópia sem créditos.
Enfim, gosto do Arch e da sua filosofia, mas isso não tira meu senso crítico em relação a este artigo e alguns outros, pelo mesmos motivos citado pelo "mslomp".
[12] Comentário enviado por percival em 19/12/2008 - 11:30h
"Embora eu ache melhor não fazer um artigo do que fazer um que seja uma cópia sem créditos."
Acho melhor o amigo tentar interpretar melhor, ou fazer um pouco de uso da imaginação, caso a primeira dica não fucionar...
COPY/PASTE do que?
De um rc.conf? Alguem detém o "copyright" da configuração de um rc.conf? Pode me mostrar, por obséquio, onde esta informação se encontra?
Não vi nada exclusivo neste, e nos outros tutoriais que vocês citaram como "originais", portanto, escreve sobre o assunto quem quiser. Se quer algo diferente, faça-o você; o autor deste tópico quis abordar ESTE assunto, e sob o meu ponto de vista, mandou bem.
E quanto à pergunta sobre o usuário, é o primeiro babão que criticou o colega allan. Quanto a você, Marcus-RJ, não julguei necessário incluí-lo na lista porque seu comentário não teve nada de mais... mas se faz questão...
E, sim. Considero que uma pessoa que em nada contribui para a comunidade não possa julgar quem está fazendo/tentando.
[13] Comentário enviado por allanlopes em 19/12/2008 - 11:38h
Olha... sinceramente... desanima tudo isso, alguns falando o quê não sabe... copy/paste é um acusação muito complicada, por isso nem estou respondendo direito as criticas.
Percial, obrigado por entender e compreender a filosofia do artigo que é de ajudar alguém que tenha uma dificuldade demonstrada neste artigo.
[14] Comentário enviado por percival em 19/12/2008 - 11:45h
E vou além, a pedido do próprio questionante Marcus-RJ:
allanlopes: usuário cadastrado em 14/12/2008.
Não contribuiu em nada para a comunidade, como insinuado pelo eloquente colega. Allan tem 5 DIAS DE CADASTRO, e já tem um artigo.
marcus-RJ: usuário cadastrado em 20/01/2006
2 artigos e 2 dicas em quase 3 ANOS DE CASA... aposto que o assunto abordado em seus artigos foram "inventados" por você, certo, marcus? Nenhum usuário GNU/Linux sabia do que se tratava quando leu seus artigos, aposto... encerro meus comentários aqui.
[15] Comentário enviado por Marcus-RJ em 19/12/2008 - 13:19h
Estou vendo que nossa conversa virou uma troca de ofensas e que não vai chegar a lugar nenhum. De verdade, não era essa a minha intenção. Fiz algumas críticas de acordo com minha avaliação do artigo e quis esclarecer alguns comentários pois entendi ter sido acusado neles.
Há propósito, antes de eu ter publicado eu nunca tinha visto um artigo aqui no VOL sobre o XEN no debian etch e nem sobre as ferramentas de linha comando que citei. Pelo que me consta, até hoje ainda não possui.
Observe que, mesmo não sendo cópia, nos dois existem créditos de onde me baseei para escrever.
[17] Comentário enviado por removido em 19/12/2008 - 22:51h
Seja copiado ou não, uma coisa é certa, quaisquer artigos sobre instalação e pós-instalação do Arch Linux serão muito parecidos. Isso é fato, é dessa forma que se faz e pronto. Não acho portanto que seja algo pra alardar tanto. Acho que o autor poderia ter pesquisado antes, se não pesquisou, e visto que já existe material quase idêntico ao publicado aqui no VOL.