Esse artigo introduz alguns conceitos básicos referentes ao LaTeX, de forma que qualquer pessoa que nunca teve contato com a linguagem possa desfrutar e prosseguir com o seu uso para confecção de documentos de alta qualidade. O estudo será auxiliado pelo Texmaker, um IDE que torna a curva de aprendizado mais acentuada.
O LaTeX é uma linguagem de marcação que permite confeccionar documentos de alta qualidade, sem maiores preocupações com formatação. Quando se fala em documentos de âmbito científico, ele se mostra ainda mais importante.
Algumas áreas da ciência exigem uma notação própria para determinados objetos: reações químicas, figuras de som, símbolos matemáticos etc.
Muitas vezes é impossível lidar com alguns desses símbolos em suítes de office, e quando o é, a qualidade não é satisfatória. O LaTeX é bastante completo nesse sentido por conta do imenso acervo e da grande flexibilidade com esses símbolos.
Donald Knuth quando escrevia sua coleção The Art of Computer Programming se sentiu incomodado com a qualidade tipográfica dos programas da época e decidiu fazer o TeX, que é o principal responsável por toda a mágica de transformar o código fonte em documentos legíveis.
Veja alguns exemplos de documentos excêntricos que podem ser feitos com o tipógrafo TeX, a lista inclui documentos dinâmicos, partituras, entre outros. Não se assuste com algumas fontes:
De outra maneira, o LaTeX é um conjunto de macros que possibilita a escrita do documento em um nível mais próximo da realidade usando o TeX, foi desenvolvido por Leslie Lamport. Alguns chamam LaTeX/TeX para frisar o que foi dito.
Espero ter motivado a leitura do artigo, caso não tenha conseguido, aqui vai mais uma tentativa: para aqueles que nunca usaram o LaTeX e acham que é complicado, esse artigo visa atenuar essa imagem. Serão explicados, passo a passo, alguns dos conceitos essenciais para a confecção de um documento e o Texmaker será fundamental para tornar o processo menos tedioso.
[2] Comentário enviado por Fellype em 08/04/2010 - 17:04h
Valeu pela dica.
Embora eu já mexa um pouco com LaTeX, estou certo de que ainda preciso trabalhar melhor os conhecimentos básicos. Além do mais, eu vinha utilizando o Kile e não conhecia o Texmaker. Como ele é feito em Qt vou experimentar e fazer uma comparação.
[3] Comentário enviado por eldermarco em 08/04/2010 - 18:30h
Eu usava o TeXMaker quando ainda era obrigado a usar o sistema operacional que não mencionamos. No meu fedora, eu uso o Kile que, na minha humilde opinião, é um dos melhores. Mas esse aí também é muito bom
=)
[4] Comentário enviado por mfs em 09/04/2010 - 02:28h
eu fui instalar o texlive-full e era necessário baixar 575Mb de pacotes e ia ocupar 1Gb aproximadamente, é tudo isso ou só a instalação normal não basta?
[5] Comentário enviado por HelderC em 09/04/2010 - 08:21h
Murilo, como o autor do artigo disse: "essa é a instalação mais completa possivel".
Faça assim, marque para instalação apenas o TeXMaker, muito provavelmente ele vai querer instalar outros pacotes, acredito que será o básico do LaTeX.
[6] Comentário enviado por albfneto em 09/04/2010 - 14:28h
Latex é muito bom, usamos na faculdade, para fazer trabalhos científicos.
existem GUIs de Latex, para windows, também.
aqui na USP, é incrível, eu uso, mas bem pouca gente usa Linux...!
[8] Comentário enviado por ednilton_so em 09/04/2010 - 22:03h
Belo artigo para quem quer começar no LaTex. Parabéns!
Quando eu usava o KDE no openSUSE, costumava editar os meus textos de LaTex no Kile, mas sempre quis um editor no qual fosse possível usar a correção ortográfica sem problemas, já que no Kile nunca tinha conseguido. Aí migrei para o Ubuntu e numa pesquisa encontrei o Texmaker. Agora todos os meus textos, tanto em inglês e em português, são escritos com correção.
Em se tratando do LaTex, é realmente a melhor opção para escrever textos com formatação impecável. Eu uso ele pra praticamente tudo, desde a escrita de artigos até apresentação em slides. Só uso openOffice mesmo quando não tem outra solução. Pra usar o Office é pior ainda.
[9] Comentário enviado por mfs em 10/04/2010 - 13:37h
HelderC desculpa a demora mas o TeXMaker eu já tenho instalado, só que não consigo converter pra nenhum formato, eu só posso criar e salvar como .tex, na hora de compilar ele dá o seguinte erro.
Error : could not start the command
[14] Comentário enviado por valdelirio em 10/11/2010 - 12:08h
Obrigado!
É que sou iniciante no Linux, mas já usava Latex e bem acostumado com o TexnicCenter. Estou experimentando o Texmaker. Parabenizo você pelo bom artigo.