Com a crescente dependência tecnológica que a sociedade atualmente possui, planejamento e gerência de capacidade são assuntos de considerável importância para a continuidade do bom fornecimento de serviços na internet.
Utilizando conceitos de computação em nuvem e análise de desempenho de sistemas o seguinte trabalho tem como objetivo apresentar um conjunto de softwares e técnicas para medição para ambientes computacionais que utilizam serviços sobre o protocolo de rede
HTTP utilizando
Web Service.
Como resultado é apresentado a relação entre aplicação e desempenho de infraestrutura, informação importante para a tomada de decisão referente a investimento em mais recursos computacionais.
Introdução e motivação
Com o aumento dos dispositivos que se conectam a internet e o grande volume de dados gerados pelos usuários de serviços online, se faz necessário mensurar quais são os requisitos para fornecer software como serviço.
Poder avaliar o desempenho de um sistema que está alocado em um provedor de infraestrutura com a finalidade de saber quando é a hora mais adequada para um upgrade ou para distribuição de componentes (Banco de Dados, APIs, Repositórios etc) é um recurso importante nos dias atuais.
Assim, conhecer os limites dos recursos atuais e planejar a evolução dos componentes é de grande importância para a sustentabilidade de negócios, garantindo a importância da elasticidade em Nuvem e qualidade para os usuários.
Ambientes virtualizados possuem consideráveis vantagens, como por exemplo a possibilidade de aumento da capacidade computacional de forma rápida com impacto reduzido no fornecimento de algum serviço.
Fornecedores de infraestrutura como a
Amazon e
Digital Ocean fornecem planos baseados em tempo de uso, dessa forma saber o quanto é necessário dos recursos computacionais é um requisito para a aquisição de ambientes na nuvem.
O trabalho a seguir apresenta um método para simular e medir o quanto uma aplicação web, usando o protocolo de rede HTTP, precisará para fornecer uma quantidade específica de usuários com requisições concorrentes, levando em consideração que não deve haver atrasos no tempo de serviço, já que isso implica queda na qualidade de serviço. Com um conjunto de softwares para monitoramento e fornecimento de serviços em sistemas que usam o
GNU/Linux, sistema adotado em grande escala para servir páginas na internet e outros recursos acessados via rede de computadores.