Uma das coisas que acontecem conosco, quando entramos em redes sociais, é: os algoritmos de
Big Data estão vigiando você.
Eles sabem todos os seus gostos pessoais baseado nos seus comportamentos dentro do site. Sabem de quais tipos de comentários no YouTube você gostou ou não (dislike). Sabem de quais tipos de vídeos você mais passa tempo vendo. Sabem, por exemplo, quem são seus parentes, seus primos, seus tios ou mesmo seu crush.
Você mesmo é quem se expõe. Você mesmo é quem dá essas informações.
Como eles fazem isso? - O ingênuo pode perguntar. Por meio de
algoritmos sofisticados de inteligência artificial! Exemplo, vamos supor que você nunca acessou a Internet na vida e vai direto para o maior site de vídeos e músicas, o YouTube.
No YouTube existem algoritmos específicos para detectar que quem está acessando tais vídeos, seja criado um perfil dele num banco de dados. Acredito eu, estou chutando, porque seria o que eu mesmo faria se tivesse um site assim.
Daí, depois de algumas interações no site e depois de inocentemente ver vídeos, os algoritmos de Big Data do YouTube constroem um perfil quase que perfeito daquela pessoa e assim, com o tempo de uso do site, passam a direcionar as melhores propagandas que melhor se adéquam àquele perfil de dados.
Mas não é só de propagandas que vive o YouTube, eles precisam que você passe mais tempo usando o site passivamente. Nesse caso, eles executam testes no seguinte esquema (vulgo teste A/B):
- Colocam um vídeo na página mais próximo possível do seu perfil de dados.
- Se você acessar o link do vídeo, então, este perfil de vídeo é um dos que mais lhe interessa.
- Se você apenas ignorar, então, este perfil de vídeo pode não ser bem o que lhe interessa.
Hoje mais cedo (31/10/2020), exclui a maioria dos canais que eu seguia que me pareciam não agregar nada. Até ai tudo bem, fiquei com uns poucos vídeos na página inicial e que dava para saber quais categorias se tratavam.
Só que é o seguinte, não havia vídeos de cachorros. Então precisei levar meu cachorro no veterinário. Peguei meu celular Android e liguei pelo WhatsApp para a moça que está nos meus contatos - está mais ou menos assim o nome: vet mart (fulana).
Como não fui atendido na ligação, deixei de lado e fui acessar o YouTube, só para passar o tempo. E olha o que encontro: vídeos de cachorros sendo levados ao veterinário. Coincidência? De forma nenhuma, é o poder do Big Data agindo em nossos corações e mentes, ou talvez no celular.
Quando você acessa o Facebook e passa muito tempo vendo vídeos, eles também usam o Big Data para te manipular. Ou você acha que o que aparece em sua timeline é simplesmente "o que meus amigos postaram"?
É tudo muito bem planejado, nem eu, nem você fazemos ideia do quão bem pensado em manipular a gente, são esses programas feitos pelos minions do Zuckemberg.
Apenas fique com aquela máxima: "quando o uso é grátis, você se torna o produto!" E você NÃO leu, mas concordou com os termos de uso.