Como podemos observar no decorrer deste artigo, a QoS e o Controle de Banda são importantes em uma rede de computadores, pois possibilitam um melhor tráfego de rede e com qualidade.
Em QoS podemos concluir que para termos serviços com qualidade e bom desempenho temos que fazer seleções sobre o uso e começarmos a praticar um controle com qualidade.
Sobre controle de banda e suas ferramentas, observamos que há uma grande necessidade deste tipo de gerência. Uma boa ferramenta poderá ajudar a cada tipo de necessidade e ajudará no ganho de QoS em redes.
Sobre o contexto de redes podemos dizer que sempre haverá a necessidade de controle e gerência sobre redes de computadores, onde a cada dia aparecem novas tecnologias e com certo peso de serviço.
Assim firmamos que o uso de controladores de banda ajudará a solucionar muitos problemas de largura de banda encontrados em médias e grandes redes de computadores.
Bibliografia
[1] - SO/IEC DIS 13236, "Information Technology - Quality of Service - Framework",
ISO/OSI/ODP, Julho 1995.
[2] - TEITELMAN, B., HANSS, T., "QoS Requirements for Internet2", Internet2 QoS
Work Group Draft, Abril 1998.
[3] - VOGEL, L. A. et al., "Distributed Multimedia and QoS: A Survey", IEEE
Multimedia, Verão 1995.
[4] - ROESLER, Valter, QoS em Redes de Computadores, UNISINOS, UFRGS, 2001.
[5] - "Implantação de Controle de Banda para otimização do uso de rede de computadores através de QoS"/ Nathan Franklin Saraiva de Sousa:UFPI - FAPEPI, Ciência da Computação, 2005.
[6] - Class_based_weighted_fair_queuing, Disponível em: <
http://www.cisco.com/en/US/docs/ios/12_0t/12_0t5/feature/guide/cbwfq.html> Acesso em: 19 nov. 2008.
[7] - Squid 3.0 Configuration Manual, Disponível em: <
http://www.visolve.com/squid/squid30/delaypools.php> Acesso em: 09 nov. 2008.
README
Bom, como vocês puderam acompanhar na leitura deste artigo, ele foi feito com base em pensamentos sobre melhorias para uma determinada empresa pública. Mas na maioria dos casos hoje nos deparamos com estas intervenções e dificuldades de tráfego dentro de grandes empresas.
Para que muitos possam continuar seus estudos afundo, é sempre válido verificar os serviços e configurações dos mesmos que já estão presentes em nossas redes.
Logo podemos elaborar um projeto e descrever quais serão as melhores praticas e políticas a serem tomadas a gerência do controle.
Sei que ainda falta muita coisa a ser esclarecida neste artigo e espero poder aplicar em estudos e apresentar à
comunidade Viva o Linux. Em breve estarei lançando mais artigos e dando continuidade na comunidade.
Espero que as críticas venham fortalecer e aprimorar, e os elogios sirvam de rumo para que eu possa prosseguir nesta caminhada com o grupo.
Ficarei a disposição de todos.
Este artigo é uma transposição do original apresentado em minha conclusão de curso em SI 2008.