Para todos que usam distros by Debian, o APT é simplesmente apaixonante. Porém, mesmo sempre em uso, o APT pode esconder opções extremamente úteis. Aqui abordaremos seu uso e quais os caminhos possíveis um pouco mais avançados.
E os pacotes? Como instalar, desinstalar etc? Como sempre, o APT torna tudo mais fácil. Primeiro, lembre de atualizar a lista de pacotes regularmente. Isso funciona da seguinte forma: o APT tem uma espécie de lista com as informações dos pacotes, tanto disponíveis para instalação como dos já instalados, incluindo suas versões e tudo o mais. Quando nós pedimos alguma ação do APT, ele confere nessa lista o que for necessário. Faça dessa forma:
# apt-get update
Instalar
Para instalar, o clássico de sempre:
# apt-get install <pacote>
Por exemplo, veja a saída em meu computador da linha de comando "apt-get install python":
# apt-get install python
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências... Pronto
python já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 62 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
É preciso fazer o download de 0B de arquivos.
Depois de desempacotar, 0B adicionais de espaço em disco serão usados.
Ele não instalou nada, pois já tinha o python instalado em minha máquina.
Se por algum motivo você quiser fazer apenas o download dos pacotes, use a opção '-d'; dessa forma apenas o download será feito, sem instalação.
Também podemos atualizar um programa usando a opção --reinstall. Veja:
# apt-get --reinstall install python
Remover
Para remover pacotes, nada mais simples:
# apt-get remove <pacote>
Note que, com essa ação, se o pacote que estamos removendo for dependência de outro, este também será removido. É uma idéia simples, pois remover um pacote que é dependência de outro fará com que o último não mais funcione. Portanto, o APT parte do princípio que você está fazendo algo consistente.
Atualizando tudo
O APT consegue fazer coisas incríveis, inclusive atualizar TUDO em uma distro by Debian, de uma só vez. Por exemplo, se você está com a versão 14.0.r4 (de fantasia, óbvio) e conseguiu um CD com a versão 14.1.r6, basta usar isso:
# apt-get upgrade
Mantendo uma versão antiga de um pacote
Às vezes, pelos motivos mais diversos, queremos manter um pacote em sua versão antiga, sem as atualizações. Eu, por exemplo, uso o xmgrace, um programa que lida com gráficos para ciência, na versão anterior, pois acho mais cômodo. Neste caso, as mudanças radicais não me trouxeram ganho de rendimento. O que fazer? Mantenha o pacote antigo. Mas como? Por marcar o pacote. Como assim, 'marcar'? Faça o seguinte:
No espaço <NOMEDOPACOTE> coloque, óbvio, o nome do pacote para 'marcar' e reservar a versão. Em <DEFINA_O_PIN> coloque a versão que deve permanecer em uso. A última linha apenas garante que o pacote não sofrerá alteração.
[2] Comentário enviado por fernandocampos em 20/03/2008 - 16:01h
Não tinha a mínima idéia o que era o APT. Estou começando a migrar totalmente para o Ubuntu e estou gostando não vejo dificuldades, apenas você tem que ler e buscar o significado dos comandos. Coisa que esta disponível em fóruns e sítios do assunto requerido.
[3] Comentário enviado por pirrola em 20/03/2008 - 21:26h
O apt é a grande razão de se recomendar fortemente o ubuntu para iniciantes. Mais uma dica:
Para sempre manter seu sistema atualizado, # apt-get update && apt-get -u dist-upgrade
[9] Comentário enviado por gnomo_dead em 26/03/2008 - 09:17h
A seção "Mantendo uma versão antiga de um pacote" eu achei q não está mto entendível... Isso provavelmente eh para colocar em algum arquivo, certo? E a primeira linha eh Pacote mesmo? Em portugues?
Se puder explicar melhor essa seção estarei grato =)
[10] Comentário enviado por agl77 em 26/03/2008 - 16:27h
caras, mudei pro debian por causa do apt, tive alguns problemas q recentemente só trocar o apt-get install por aptitude install resolveram, e li q o aptitude substitui o apt com alguns ganhos! Recomendo! e sobre o artigo.... fantastico
[11] Comentário enviado por removido em 26/03/2008 - 17:28h
Na minha distribuição, Kurumin Linux 7, não consegui de jeito nenhum rodar o comando: # apt-cdrom add.
Ele até pede para inserir um CD, mas não abre a bandeja de forma automática e quando eu coloco o CD e aperto a tecla ENTER el diz que não foi encontrado nenhum CD (algo mais ou menos assim).
Será algum problema com a minha distribuição?
Se esse for o caso, há solução?
[14] Comentário enviado por gui92 em 23/12/2008 - 01:16h
Cara eu tive um problema parecido!
Será q alguém pode me ajudar???
sou iniciante em Linux..
mas nunca tive problemas com Ubuntu
Minha média de velocidade é 240 kbps
Mas qndo utilizo o apt-get baixa a uma média de apenas 20 kbps!!
Fiz alguns downloads pelo firefox, q baixou na mesma média, porém com o Apt-get, o Synaptic, e mesmo o "Adicionar/Remover..." do ubuntu estão baixando a apenas 20 kbps.
E eu fico inconformado, pq acabei de instalar Ubuntu e qro fazer alguns downloads monstruosos para instalar programas, sendo que levo muito tempo para fazer os pequenos!
Se alguem pudesse postar uma solução ajudaria bastante!