Nesse artigo mostrarei o que é necessário para rodar arquivos de extensão .rmvb (RealMedia) no Linux através do MPlayer. A distribuição utilizada foi o Slackware.
Se você não usa o KDE ou não tem o Qt instalado, pode usar outro front-end para o MPlayer, como o GMPlayer, que não explicarei como instalar aqui, mas existem muitos tutoriais na internet que ensinam como fazer isso.
[3] Comentário enviado por feraf em 26/06/2006 - 15:48h
Existe outra alternativa que não está abordada aqui:
1) entre no site do RealPlayer (http://www.real.com/linux)
2) pegue o RPM ou o .bin
3.1) Instale o rpm com o comando rpm -ivh realplay*.rpm
OU
3.2) Abra um terminal, chmod +x realplay*.bin, ./realplay*.bin
depois é só executar:
realplay (ou se vc usa gnome veja o icone em Aplicacoes -> Multimedia )
[5] Comentário enviado por tenchi em 26/06/2006 - 16:40h
Eh, na verdade existe uma infinidade de front-end's para o mplayer. O site de projetos do mplayer http://www.mplayerhq.hu/design7/projects.html tem os links para todos eles. Eu só quis mostrar isso. Você pode usar o kplayer, kmplayer, emotion, gmplayer, mas o uso de todos eles funcionarão de forma parecida, com algumas funcionalidades a mais ou a menos.
Quanto ao realplayer, ele eh realmente muito bom para rodar vídeos (e audio) nativos dele, mas não vai além disso.
[6] Comentário enviado por agk em 26/06/2006 - 17:08h
Bom o artigo. Eu faço isso tudo usando o Kaffeine.
Tenho uma pasta /usr/lib/win32 onde eu tenho os codecs e assito qualquer tipo de filme. Sem complicação nenhuma, digo, compilação.
Para que não quer ter dor de cabeça experimente o Kaffeine, roda qualquer coisa se tiver os codecs certos.
[8] Comentário enviado por metatron em 27/06/2006 - 00:56h
Boa noite,
"Sem complicação nenhuma, digo, compilação."
No caso específico do Slackware não há complicação nenhuma, como não se trata de compilação de bibliotecas pesadas (como a qt) que pedem paths explícitos de outras bibliotecas, de arquivos de cabeçalho, etc...tudo se resume ao trivial: configure, make, make install
[9] Comentário enviado por tenchi em 27/06/2006 - 09:12h
Eh, de vez em quando a gente eh infeliz em nosso comentário... Não quis dizer que o RealPlayer eh ruim, realmente ele é muito bom para assistir videos rmvb, mas concordando com o metatron, compensa instalar o mplayer, por ser compatível com muitos formatos de mídia. E ainda falta muito para que o realplayer para o linux se iguale à versão para windows, isso ninguém pode negar.
E eu escolhi usar esse pacote de codecs por já estar com todos os necessários para uma boa compatibilidade, pois de outra maneira seria necessário baixar vários arquivos, o que daria um pouco mais de trabalho.
E para quem quiser usar em distribuições que não são baseadas no slackware, eh só descompactar o arquivo de codecs no diretório raíz do sistema. No mais, acho q eh isso. Falow.
[11] Comentário enviado por binorj em 22/01/2009 - 00:20h
Pow, acho que a coisa é muito mais simples do que se imagina. Basta instalar o w32 codecs, caso a arquitetura seja x86 32 bits ou w64 codecs, para arquiteturas x86 de 64 bits. Eu Estava com esse problema também e bastou instalar esse pacote de codecs. Instalei via Synaptic, pois pelo apt não foi possível encontrar.Só um detalhe: eu uso o Debian. Grande abraço.