Abaixo a tradução do texto original, disponível em
the history of ogg on the web:
No ano de 2000, enquanto trabalhava na CSIRO como um cientista pesquisador, tive a ideia que vídeo (e áudio) poderia ser conteúdo hyperlinked[1] como qualquer conteúdo em páginas web.
Conrad Parker e eu desenvolvemos de "Continuous Media Web"[2] e chamamos a tecnologia que foi necessária desenvolver de "
Annodex" para "comunicação anotada e sumarizada".
Não há muitas pessoas agora que sabem que isso é que realmente foi o início do ogg na web. Até então o
Ogg Vorbis e o encubado
Ogg Theora foram vistos somente como uma alternativa para o mp3 e MEPG-2.
Dentro de alguns anos desenvolvemos uma linguagem de marcação para vídeo chamada de
CMML, que poderia fornecer as anotações, pontos de âncora, hyperlinks para vídeos, possibilidade de procurar e sumarizar vídeos, hyperlinks para uma seção de vídeos, entre outros.
Nós assim desenvolvemos a especificação temporária dos URIs [...].
E finalmente desenvolvemos extensões para as frameworks ogg da
Xiph, que permitiram o uso da CMML e mais codecs, geralmente, multi-tracks. Os arquivos resultantes foram chamados originalmente de arquivos Annodex, mas a colaboração com a Xuph aumentou, as especificações foram simplificadas e incluídas nativamente no Ogg e agora são conhecidos como "
Ogg Skeleton".
À parte das especificações, também desenvolvemos um monte de softwares para fazer a visão tornar-se realidade. Conrad, em particular, desenvolveu muitas bibliotecas que ajudaram a desenvolver muitos softwares em cima dos codecs Xiph, entre as quais estão liboggz e libfishsound.
Bibliotecas foram desenvolvidas para lidar com CMML embutindo CMML em Ogg. Módulos Apache foram desenvolvidos para lidar com seções segmentadas e entregá-las como resposta a um pedido URI temporário. E finalmente desenvolvemos uma extensão para o Firefox que permite visualizar vídeos Ogg Theora/Vorbis dentro do navegador.
Com o tempo um monte de softwares extras foram desenvolvidos, entre eles: PHP, Perl, bindins Python para Annodex, filtros DirectShow para ter suporte a Ogg Theora/Vorbis no Windows, um controlador
ActiveX para o Windows, uma ferramenta para criação de CMML no Windows, software de validação do formato Ogg, suporte a Ogg Theora/Vorbis em celulares e uma wiki de vídeos Ogg Theora chamada cmmlwiki.
Vários estudantes e membros do time Annodex da CSIRO ajudaram a desenvolver estes, incluindo
Andre Pang (que agora trabalha para a Pixar),
Zen Kavanagh (que agora trabalha para a Microsoft) e
Colin Ward (que agora trabalha para a Symbian). A maior parte dos softwares foi lançada como software open-source pela CSIRO e é disponível nos repositórios Annodex e Xiph.
Tecnologia Annodex tornou-se gradualmente parte da tecnologia Xiph, assim como membros do time também tornaram-se gradualmente parte da comunidade Xiph e agora é mais difícil separar pessoas Annodex das pessoas Xiph.
Com o tempo, outros projetos foram colocados entre a tecnologia Annodex. Os primeiros foram pesquisadores [...]. Outros cientistas do universo multimídia também fizeram experimentos com a Annodex. O primeiro site contendo uma larga coleção contendo vídeos Ogg Theora com anotações foi OpenRoadTrip, por Scott Shawcroft e Brandon Hines em 2006. Brevemente depois, Michael Dale e Aphid do Metavid iniciaram a realmente usar o conjunto de tecnologias Annodex e a contribuir com a tecnologia. Michael foi também um grande apoiador para ajudar a Wikimedia e Archive.org mudarem para Ogg Theora.
Em 2006 o time da CSIRO decidiu que era necessário desenvolver uma biblioteca e multi-plataforma para decodificar e reproduzir Ogg que permitiria o desenvolvimento fácil de aplicativos necessitam de um controle profundo do conteúdo de áudio e vídeo de Ogg.
Shane Stephens foi o desenvolvedor chave disso. Foi neste tempo que
Chris Double do Firefox usou a biblioteca para incluir suporte nativo no Firefox. CSIRO parou de trabalhar no Annodex, Shane deixou o projeto para trabalhar para a Google on Wave, e nós eventualmente encontramos Viktor Gal como novo mantedor para liboggplay. Nós também encontramos Cristian Adam como novo mantedor para os filtros do
DirectShow.
Agora que o suporte básico a Ogg Theora/Vorbis para o elemento "video" do HTML5 está sendo disponibilizado em todos os principais navegadores (bem, tão breve quanto possível um controle ActiveX estará implementado para o IE), podemos finalmente desenvolver uma visão maior. Isto é o porquê eu sou um convidado expert em W3C media fragments working group e porquê eu estou trabalhando com a Mozilla organizando a acessibilidade para vídeo.
Acessibilidade é uma parte inerente de fazer o vídeo buscável. Então, se nós podemos encontrar um meio de estender as anotações com hyperlinks, poderemos fazer também a Web dos vídeos e fazer novas experiências completamente através de discussões através de e-mails com vídeos (Shane poderia incluir totalmente no
Google Wave!). E pense sobre todos os aplicativos incríveis que vem a sua mente que eu não pude nem mesmo pensar ainda.
Passei essa semana na
Open Video Conference em New York[3] e foi incrível em torno de 800 ou mais pessoas entenderem o valor do open vídeo e a necessidade de tecnologias abertas de vídeo para permitir liberdade de inovação e compartilhamento. Posso sentir que a bola está se movendo - a visão desenvolvida em torno de 10 anos está começando a tomar forma. Algumas vezes, em muito muito raros momentos, você pode sentir que a história foi apenas feita. A Open Video Conference foi exatamente um destes momentos. Coisas mudaram. Para sempre. Para o melhor. Eu estou atordoado.
Minhas (VinIPSmaker) notas:
- Quem conhece HTML sabe o que isso significa.
- Seria algo como "Comunicação contínua com a Web".
- Eu não sou um daqueles idiotas que traduz John como João ou José.