1. Slackware é um sistema operacional completo?
O
Slackware é um sistema operacional completo (fato) mas, quando comparado com outros
GNU/Linux, como Debian ou Fedora, não espere encontrar todos aqueles pacotes prontos para uso que você está acostumado.
Enquanto o Debian chega a ter mais de 20 mil pacotes disponíveis, o Slackware tem cerca de 3 mil pacotes na sua árvore oficial. Isso não é um problema para a maioria dos usuários que estão montando um servidor em modo texto, já que os principais pacotes estão disponíveis. Entretanto, para uso como desktop, Slackware pode não ser a melhor opção para um iniciante.
2. Qual a versão eu devo escolher?
Existem duas decisões que você precisa tomar antes de escolher seu Slackware.
A primeira leva em conta se o seu hardware (processador e placa-mãe) tem suporte para sistemas em 64 bits. Um erro comum é achar que precisa ter mais de 4 GiB de RAM para usar 64 bits. Isso é um mito. O futuro é 64 bits e se não há motivo real para ficar em 32 bits, então 64 bits é sua primeira escolha. O suporte a 64 bits é chamado de X86_64 ou AMD64. Um processador que não aceita 64 bits pode ser muito limitado atualmente, principalmente para um servidor.
A segunda decisão que você deve tomar, é se você precisa de um sistema "estável" ou prefere usar as últimas versões (em teste) dos programas disponíveis no Slackware. Já vou deixando claro que a versão Current (atualizada) não possui um instalador oficial. Então, não espere qualquer tipo de suporte da comunidade "oficial". Ainda assim, é um Slackware de verdade! A versão em 32 bits é chamada simplesmente de Slackware e a versão em 64 bits é chamada de Slackware64. Não procure por Slackware32, pois isso não existe!
3. Onde eu posso obter uma cópia do Slackware?
Você pode comprar uma cópia (CD ou DVD) direto da loja oficial:
Ou baixar um conjunto de 6 CDs ou um DVD via torrente. Se você não vai utilizar KDE e não precisa dos códigos-fonte (source), tudo que precisa é baixar os CDs 1 e 2. Um DVD terá todos os pacotes (exceto os fontes) em um tamanho aproximado de 2.4 GiB (4 vezes 600 MiB). Se você tem uma conexão excelente, esta é sua opção.
Ainda pode obter uma imagem (ISO) de um mirror oficial. A lista de mirrors informa que existem dois mirrors oficiais para o Brasil:
Mirrors oficiais do Brasil:
Você ainda pode obter uma cópia com um amigo que se disponha a gravar para você uma imagem. Comprar uma cópia de terceiros pode não ser uma opção segura, pois muitos crackers vendem cópias contaminadas.
4. Como posso obter Slackware Current?
Como disse antes, o Slackware Current é uma versão não oficial e pode ser encontrada no site do projeto Slackware NO (não-oficial), em:
Uma nova imagem do Current é gerada a cada terça-feira.
5. Tenho que compilar todo meu software no Slackware?
Isso é um mito. Atualmente, o Slackware dispõe do aplicativo Slackpkg para gerenciar a instalação, remoção e atualização de pacotes. Evidente, que esse sistema não resolve dependências, mas é muito eficiente e fácil de usar.
A vantagem é que o slackpkg pode ser utilizado na versão estável ou current. Esse sistema de pacotes te deixa fazer coisas absurdas, como remover o kernel e qualquer outra coisa do sistema. Tenha cuidado ao usar.
6. Como eu defino um mirror para meu slackpkg?
O arquivo em
/etc/slackpkg/mirrors pode ser ajustado para usar um mirror (oficial) tanto da versão estável, quanto da current. Para os usuários brasileiros, os mirrors oficiais são:
# Para 32 bits
# ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-14.1/
# http://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-14.1/
#
# Para 64 bits
# ftp://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-current/
# http://ftp.slackware-brasil.com.br/slackware-current/
Diferente de outros sistemas de pacotes, o slackpkg somente permite um único mirror e um único método (ftp ou http). Descomente apenas uma linha. Se o site não estiver disponível, precisa mudar o mirror e atualizar a chave GPG.
7. Como eu começo a usar slackpkg?
A primeira coisa a fazer, é atualizar a chave GPG usada para assinar os pacotes do mirror.
# slackpkg gpg update
# slackpkg update
# slackpkg upgrade-all #(isso pode demorar para terminar e consome recursos)
Aguarde a instalação. Pronto, todos seus pacotes são atualizados. Para demais opções de slackpkg, consulte seu manual.
8. Uso slackpkg, posso usar pkgtool?
Minha resposta para essa pergunta é sim. Não tive problema com essa mistura em máquinas de teste até hoje. Caso contrário, explique nos comentários.
9. Posso usar um instalador de terceiros?
Sim, existem alguns instaladores de terceiros que são traduzidos para o português do Brasil, ou mesmo que são interfaces gráficas. Eu não testei isso. Alguns desses instaladores de terceiros podem instalar scripts que não são oficiais, esteja atento para isso.
O instalador de Slackware é em modo texto, sendo muito primitivo e não permite erros durante a instalação. Uma opção marcada errada e provavelmente terá que começar tudo de novo para ter segurança do resultado final.
10. Preciso de firmwares para placa de rede, como eu faço?
Por incrível que parece, Slackware tem menos frescura com software proprietário que Debian. No disco Current, encontrei todos os firmwares que precisava e que foram instalados automaticamente.
11. Qual o requerimento mínimo de hardware?
Slackware é um sistema espartano. Mas, isso não significa que irá funcionar bem em sistemas legados do tipo Pentium III. Um hardware mais atual (processador em dual Core em 64 bits e memória a partir de 2 GiB) oferece uma experiência mais produtiva. Para um sistema desktop, esse requerimento sobre para 4 GiB.
12. Tenho um computador igual ao da NASA, eu preciso de SWAP?
A resposta é sim. O kernel espera encontrar uma partição de SWAP, mesmo que seja para emergências e seja pequena, então 1 GiB pode ser suficiente.
13. Que tipo de particionamento eu devo usar?
Slackware, oficialmente, não suporta UEFI BIOS, Boot seguro e GPT. Ele ainda fica mais feliz com um particionamento do tipo MS-DOS (MBR). Mas, todas as ferramentas para GPT e UEFI estão lá (gdisk e e-lilo).
14. Qual o gerenciador de arranque devo usar?
Oficialmente, Slackware prefere LILO. Mas, GRUB está disponível oficialmente.
15. Que sistemas gráficos eu posso usar?
Oficialmente Xfce e KDE. Outros não oficiais.
16. Que sistemas de arquivo eu devo usar?
Oficialmente, Slackware suporta ext(2,3,4), xfs e vários outros. Preferencialmente utilize ext4, se seu hardware for mais atual.
17. Eu preciso de uma instalação mínima do tipo server ou netinstall?
Isso não existe em Slackware. Um conjunto de requerimentos é colocado no momento da instalação, mas o instalador oferta muita coisa que você não precisa em uma instalação servidor modo texto.
A opção mais fácil é selecionar apenas os pacotes que você tem certeza que precisa. Por exemplo, será instalado o Samba, o MariaDB, o ALSA e vários serviços desnecessários. Se estiver muito interessado, pode personalizar sua instalação com o uso de tagfiles personalizadas. Isso pode exigir um conhecimento mais aprofundado, mas não é difícil.
18. Preciso somente do pacote cliente, mas o Slackware instala o servidor também, como eu faço?
Não faz. Com Slackware é assim! Quando instalado, algo costuma ser tudo relativo a isso em um pacote só.
19. O que eu preciso saber antes de instalar?
O mais importante é conhecer seu hardware na palma da mão. Qual seu processador, quais as funções que ele suporta e se estão ativas na BIOS. Quais os discos rígidos e como serão particionados, quanto tenho de memória RAM, qual o tipo do seu teclado, seu mouse, sua placa de vídeo e seu monitor.
20. Que perguntas o instalador irá fazer sobre o computador?
As principais são:
- O nome do computador (hostname), normalmente algo como Gandalf, Mickey, Contabilidade-03 ou Dell-01 irá resolver. Esse nome não pode existir em outro computador da sua rede.
- Qual o tipo de IP irá usar (IPv4 somente ou misto com IPv6).
- Qual o IP da sua rede (192.168.0.0).
- Qual o IP do seu gateway (192.168.0.1 ou 192.168.0.254)
- Qual a máscara da rede (255.255.255.0)
- Qual o nome do domínio interno (algo como "vol.br" ou "meu.dominio.com")
- Como minha placa de rede é configurada, se IP fixo e qual o número se DHCP qual é o endereço do servidor.
- Qual é seu DNS (nameserver como 8.8.8.8 ou 192.168.0.1)
21. O que é o arquivo
/etc/hosts?
Basicamente é isso, se seu IP for fixo e tiver o número 192.168.0.200:
127.0.0.1 localhost.localdomain localhost
::1 localhost6.localdomain
192.168.0.200 gandalf.vol.br gandalf
22. O que é o arquivo
/etc/resolv.conf?
Basicamente é isso, se usa o Google como DNS ou faz forward de DNS no roteador. Pode ser necessário incluir um DNS fornecido pelo seu provedor:
nameserver 8.8.8.8
nameserver 192.168.0.1
search vol.br
23. Qual senha devo colocar para o root?
Durante a instalação, uma senha como 123 pode ser útil para agilizar as coisas. Você precisará de dezenas de boot antes de colocar o servidor em produção. Utilize a opção de senhas seguras (cracklib) e tenha um tamanho mínimo de 8 caracteres, incluindo números, símbolos e maiúsculas. A senha fraca pode ser mudada depois com
passwd.
24. Devo criar um usuário imediatamente?
Sim. Use o root apenas para administrar. O
sudo não é instalado por padrão. Se gosta dele, pode instalá-lo depois de criar seu usuário comum.
25. Que tipo de teclado eu uso?
Se seu teclado é genérico, tem as teclas
ç,
Alt Gr e
| ou
, então tem grande chance de ser um teclado do tipo ABNT-2. Se isso for verdadeiro, um arquivo como o seguinte, deverá existir em
/etc/rc.d:
#!/bin/sh
if [ -x /usr/bin/loadkeys ] ; then
/usr/bin/loadkeys br-abnt2.map
fi