Projeto Wine's Faces
Caros, tentando facilitar o dia a dia meu e de meu filho (de 7 anos) para usarmos o Wine para rodar jogos, acho que acabei criando algo interessante para quem usa o Wine. O projeto Wine's Faces tem como objetivo gerenciar os ambientes wine (vários WINEPREFIX), disponibilizar o acesso aos ambiente via menu padrão do KDE e ainda compartilhar os ambientes (programas) com vários usuários no mesmo desktop Linux. ===> Compatibilidade com Gerenciadores de Janelas baseados no freedesktop.org (KDE, GNOME, etc) Seguem as funcionalidades mais interessantes que o Wine's Faces disponibiliza, tudo via menu: - Disponibilidade de um único conjunto de ambientes wine para todos os usuários do desktop. - Criação, exclusão de ambientes wine. - Alteração de ambientes wine via menu (ferramentas winecfg, winefile, winetricks, etc) - Montagem automática de iso, se necessário para instalar ou rodar o '.exe' - Criação automática de scritps para execução dos programas instalados no wine (evolução disso: http://www.vivaolinux.com.br/script/Script-para-iniciar-programas-instalados-no-wine ) - Reconstrução de todos os menus após instalação ou desinstalação de um novo programa , ou quando você quiser reconstruir. Sei que ainda tem muito o que organizar, mas os scripts tem funcionado bem por isso resolvi postar. Obs.: O projeto é composto por vários scripts, por isso não coloquei o fonte abaixo. ATENÇÃO: O software é licenciado sob a GPLv2 e como tal não há garantias, utilize por sua própria conta e risco.
Por: Emerson Esteves
Serviço de conexão 3G - Debian
Script para conectar automaticamente seu modem 3G na inicialização do Debian (acho que deve funcionar em outras distros). Pré-requisito : o modem 3G já deve estar configurado com o ppp. Para isso veja: http://christiano.blog.br/2008/07/06/instalando-modem-zte-mf622-claro-3g-no-ubuntu/. Se o seu modem não for o zte-mf622, pesquise no Google como configurá-lo, existem instruções para os mais variados modems.
Por: Emerson Esteves
Script para iniciar programas instalados no wine
Se você tiver usando o wine sem o PlayOnLinux ou Wine-doors ou equivalente e não usa muito os menus do wine no modo gráfico(kde, gnome, etc), esse script pode ajudar a chamar os programas win(e) apartir do shell. Para o script funcionar crie o diretório para o ambiente wine sempre com o nome "wine". Por padrão o wine cria o ".wine". Mas você pode criar ambientes : wineoffice, winephotoshop, wineproject, winehereticII, wineNFSMostWant, etc... Rode o script do diretório desses dirs, não dentro deles.
Por: Emerson Esteves
O que é o THP na configuração de RAM do Linux e quando desabilitá-lo
Comparação entre os escalonadores BFQ e MQ-Deadline (acesso a disco) no Arch e Debian
Conciliando o uso da ZRAM e SWAP em disco na sua máquina
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Deixando o Plasma6 mais fluido no Linux
Como unir duas coleções de ROMs preservando as versões traduzidas (sem duplicatas)
Isso acontece com vcs também? (7)
Problema com audio apos upgrade (10)
Instalação automatizada do Debian 12 em UEFI (2)