Baixe arquivos em pedaços com o DCDownloader
O Divide and Conker Downloader (não, não é da Detective Comics, kkk) permite que o download de um arquivo (em link direto) possa ser dividido em n partes de modo que o usuário possa literalmente dividir o download em fragmentos. Vejo no mínimo duas utilidades interessantes: - Quando é necessário baixar arquivos realmente grandes e você dispõe de mais de uma conexão com a internet. Desta forma um arquivo de 10 GB poderia ser facilmente distribuído entre 10 amigos, cada um deles baixando partes diferentes do mesmo arquivo simultaneamente; no término do download, basta fazer a junção das partes e obterá o arquivo original novamente. - Quando o servidor limita a banda, com o uso de downloads simultâneos pode obter um aproveitamento muito maior da internet em questão. O que ilustro nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aG59N51cWAQ O script possui basicamente três comandos: -g url qtd - Nesta opção geramos os arquivos de configuração que serão utilizados em cada máquina separadamente, onde: url é o link do download e qtd é quantidade de máquinas e/ou instâncias que serão executadas. -r file - Realiza a leitura do arquivo de configuração, onde file é o arquivo gerado pela opção "-g". Deve-se atentar ao executar o download em pastas separadas, devido aos arquivos auxiliares gerados no processo. -j - Realiza o "join" de todos os arquivos baixados em um único arquivo. Um exemplo de uso seria: $ ./DCDownloader.sh -g http://link/file.tar.gz 2 PC1: $ ./DCDownloader.sh -r DC1.conf PC2: $ ./DCDownloader.sh -r DC2.conf Posteriormente: $ ./DCDownloader -j É isso pessoal, espero que tenham gostado e fico a disposição a quaisquer dúvidas, críticas e sugestões.
Por: Davidson Francis
Grave arquivos em pendrive sem sistema de arquivos
Creio que este script sirva mais para curiosidade/estudo do que para ser utilizado cotidianamente, mas, talvez seja útil a alguém. Basicamente o NTN (nome dado a simples falta de criatividade: Não Tem Nome) grava arquivos utilizando o dd, em conjunto com isso é gerado o que chamo de "header" (que será gravado junto com o arquivo desejado na mídia removível) que identifica o nome e tamanho do arquivo em questão (nos seus primeiros 30 bytes), para quando formos copiar o arquivo de volta para o HD (por exemplo) possamos saber exatamente o ponto em que o arquivo se encontra no pendrive. (afinal, estamos trabalhando na ausência de um FS). Um ponto interessante de gravar arquivos desta maneira, é que apenas quem estiver de posse do NTN (e souber que o pendrive possua arquivos) poderá extraí-los de lá, afinal, nenhum S.O. irá conseguir montar a unidade. O script em si permite a gravação de apenas um único arquivo, mas comprimindo podemos colocar a quantidade que bem entendermos. O código em si é simples de entender, mas fico a disposição para eventuais dúvidas que possam ter. * Peço desculpas a eventuais erros e POGs no script, afinal, esse é o meu primeiro (de muitos) Shell Script.
Por: Davidson Francis
Calculo de fatorial em C++ com o Qt Creator
Bom pessoal, este é meu primeiro programa com GUI desenvolvido para Linux, ele é muito simples, só calcula o fatorial dos números. Talvez possa ser de utilidade para vocês (não sei), mas fiz isso só pra fins de estudo mesmo. Valeu.
Por: Davidson Francis
Passkeys: A Evolução da Autenticação Digital
Instalação de distro Linux em computadores, netbooks, etc, em rede com o Clonezilla
Título: Descobrindo o IP externo da VPN no Linux
Armazenando a senha de sua carteira Bitcoin de forma segura no Linux
Enviar mensagem ao usuário trabalhando com as opções do php.ini
Instalando Brave Browser no Linux Mint 22
vídeo pra quem quer saber como funciona Proteção de Memória:
Encontre seus arquivos facilmente com o Drill
Mouse Logitech MX Ergo Advanced Wireless Trackball no Linux
Compartilhamento de Rede com samba em modo Público/Anônimo de forma simples, rápido e fácil
Instalar sem formatar, pergunta meio boba. (3)
O que esta havendo com o mercado de ti? (9)
Não consigo cadastrar nenhuma conta online (5)