Removendo drivers, pacotes, etc...

1. Removendo drivers, pacotes, etc...

Lucas Doná Sfalcin
lucasdona

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/07/2012 - 16:20h

Boa tarde galera, existe alguma forma de eu saber se algum pacote, driver, etc.. está sendo usado no dia a dia ou se ele nunca foi usado, pois assim, eu posso removê-lo, deixando meu sistema mais leve o com mais epaço. Utilizo os comandos "modprob -l" (lista todos os drivers), lsmod (lista todos os múdolos e informa se está em uso ou não), mas como saber quais destes, módulos ou driver o sistema precisa? como saber se ele nunca foi usado por exemplo?
Gostaria de alguma idéia de enxugar o sistema, removendo esses arquivos não utilizados.
Abraços, vlwwww.


  


2. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/07/2012 - 16:52h

Pode até existir um programa que analise essa estatística (Debian tem um tal concurso de softwares mais populares) ou proceder na tentativa e erro.

Pegue uma lista de todos os pacotes de seu sistema e veja prá que serve tal pacote e qual outra coisa é dependente dele.

Se você não usa aquilo, se não há utilidade, arranque fora.

O conjunto do X.org vêm com muita coisa que não se usa. pode ter alguma coisa de algum chipset que não é usado. Mais provável é que nem tenha sido instalado.

Se pegar estatística de coisa que é menos usada através de programa vai depender um bocado das circunstâncias. Por exemplo: bluetooth ou wireless obrigatórios no suporte à rede, sendo que não há nenhum hardware destes em sua máquina.

Não adianta ser pouco usado se o sistema fica quebrado pela ausência do pacote. Nem sem entender o motivo do tal pacote estar lá.

Outra coisa seria instalar o mínimo do mínimo de pacotes na instalação, tentar tirar ainda mais e depois instalar aos poucos observando se não instala algo supérfluo. Com isso descobre-se cada pacote do sistema e por que ele está lá. Fiz isso com um Conectiva e foi uma tremenda canseira!

Quanto ao kernel: ele é modular, significa que há pedacinhos que ficam em disco e que só são carregados quando é necessário seu uso. Exemplo de alguns drivers e alguns sistemas de arquivos.

Se ele for recompilado, pode-se optar por não compilar os módulos das coisas que não são usadas. Algumas funções não são compiladas como módulos.

Consequentemente os "ganchos", que são as partes do kernel que entram em contato com os módulos, não estarão lá, nem os módulos que ocupariam espaço em disco.

Uma das vantagens de existir módulos disponíveis é a de não precisar recompilar tudo em caso de troca por um hardware que não é suportado por aquela compilação otimizada.

Porém ao configurar kernel para compilação descobre-se coisas para as quais existe suporte em detalhes, diversos tipos de hardware, drivers, funcionalidades, criptografia, protocolos de rede, depuração, sistemas de arquivos obscuros etc.

De qualquer forma, mesmo por uma coisa ser pouco usada, deve-se saber o porquê de estar lá.


3. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Ricardo Melo
ricardokeso

(usa Arch Linux)

Enviado em 23/07/2012 - 18:01h

Dependendo da aplicação do seu sistema, utilize o minimal e configure de acordo com suas necessidades. Use uma virtualização para tal anotando ou criando alguns scripts de forma que quando alcançar seu objetivo, só é instalar o SO Minimal real e rodar os scripts. Se der algum problema é só excluir a VM.


4. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Lucas Doná Sfalcin
lucasdona

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/07/2012 - 09:33h

Valeu pelas dicas Listeiro 037, já tinha pensado na possibilidade de ir olhando um por um e ver para o que ele serve, vai dar um pouco de trabalho, mas no final, acho que o esforço não terá sido a toa.

ricardokeso, já utilizo essa configuação minima :-), com a instalação que fiz, tenho um gasto +- de 160 MB de ram e o sistema ocupa +- uns 2,2 GB, inicia até rápido em uns 30 a 35 segudos, só que quero reduzir ainda mais. Minha máquina é um atom 1.1 ghz memoria flash de 4 gb e 512 de ram.

Valeu galera pela ajuda.


5. processos

André Canhadas
andrecanhadas

(usa Debian)

Enviado em 24/07/2012 - 09:51h

lucasdona escreveu:

Valeu pelas dicas Listeiro 037, já tinha pensado na possibilidade de ir olhando um por um e ver para o que ele serve, vai dar um pouco de trabalho, mas no final, acho que o esforço não terá sido a toa.

ricardokeso, já utilizo essa configuação minima :-), com a instalação que fiz, tenho um gasto +- de 160 MB de ram e o sistema ocupa +- uns 2,2 GB, inicia até rápido em uns 30 a 35 segudos, só que quero reduzir ainda mais. Minha máquina é um atom 1.1 ghz memoria flash de 4 gb e 512 de ram.

Valeu galera pela ajuda.


O Listeiro já falou tudo o Kernel que é o responsável pelo drives. Veja também os processos rodando e do que não precisa estar habilitado na inicialização (/etc/init.d)isso aceler o boot.

Tem uns software que removem coisas desnecessárias "deborphan e localepurge" da um procurada sobre os dois.


6. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Ricardo Melo
ricardokeso

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/07/2012 - 09:59h

Ok.
Quando falo minimal, falo da iso de +- 30mb, se é esta que está usando e mesmo assim seu sistema está com 2.2gb, vai ter que pesquisar um pouco mais se não quiser seguir a opção acima.
Acredito que outras distros podem ser mais viáveis para esta situação, tenho um Slitaz3 que utiliza 64 de ram e 220 de disco, rodando dhcp, ftp, ssh, iptables, e apache com um sisteminha java e 2 hosts virtuais uma para cada rede.
Vou dar uma pesquisada pra ver se consigo te ajudar a automatizar este processo.

Até mais.


7. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 24/07/2012 - 10:32h

o único jeito seguro que vejo para poder remover coisas, pacotes, drivers não usados, desativar serviços etc... é estudar um pouco sôbre seu sistema.

conhecendo o hardware e como seu linux funciona, é possível remover bastante coisa, outras coisas porém, são dependências e podem, as vêzes, serem desativadas mas não removidas.

Quanto aos pacotes para remover arquivos temporários, arquivos não usados, pacotes de linguagem não utilizados etc... eu uso BleachBit, tem um artigo aqui no VOL sôbre ele.


8. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Lucas Doná Sfalcin
lucasdona

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/07/2012 - 18:00h

Ok, vou pesquisar sobre tudo isso, obrigado a todos.
Provavelmente irei demorar alguns dias pesquisando, depois retorno com resultador.
Muito obrigado.


9. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/07/2012 - 13:30h

Tem ainda mais uma coisa que você pode fazer, que o cara falou do init.d e que me lembrou:

Tem um programa chamado nmap, que dentre outros usos mais maliciosos serve prá ver se há portas abertas numa máquina remota.

Você teria que ter nmap instalado e usar:

nmap -p0-65535 --system-dns 127.0.0.1 


Esse 127... é seu computador.

Com isso você descobre se tem algum programa rodando alguma coisa desnecessária, mantendo alguma porta aberta.

Aí você descobre qual programa do /etc/init.d/ mandou rodar aquilo e desativa se não precisar.

Não precisa nem desinstalar se não quiser. Deixe-o para ativar depois.

Por exemplo: se aparecer porta 80 pode ser um servidor de páginas web (protocolo http), tipo apache, lighttpd, aol. Os devem ser porta 80. Ou 3306 (mysql?) Se você não quiser mysql rodando o tempo inteiro, desativa ele e deixa para usar em outro momento.

Pode não seu seu caso por ter procurado instalar menos coisas e nem ter instalado estas coisas. Mas pode ser o de quem instalou prá conhecer porque não está acostumado e quer desligar no momento.

Daí se aparecer uma porta meio difícil de identificar, como 32767, usa-se scan;

nmap -p32767 --system-dns 127.0.0.1 -A 


Com isso pode-se identificar qual programa mantém a porta 32767 porta aberta.

Se no caso o mysql estivesse aberto, você pode desativar a execução automática dele ao início tanto com o update-rc.d dos parentes do Debian ou com o chkconfig dos parentes do Red Hat.

Vale para qualquer outro programa.


10. Re: Removendo drivers, pacotes, etc...

Lucas Doná Sfalcin
lucasdona

(usa Linux Mint)

Enviado em 26/07/2012 - 14:13h

Valeu, vou dar uma olhada nesta ferramenta tmb :-)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts