Onde estão os membros mais antigos e ativos do VOL.

1. Onde estão os membros mais antigos e ativos do VOL.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/04/2009 - 23:34h

Nunca criei um tópico para discussão antes e pode ser até que seja criticado por criar este, mas vamos lá. Já faz um tempo que tenho notado algumas mudanças em relação aos membros do VOL. Me corrijam se estiver equivocado, mas me parece que a quantidade de artigos e dicas publicados caíram, a freqüência de membros que eram ativos em responder duvidas ou outros tópicos de discussão caíram bastante, me parece que até o nível de tópicos para dúvidas caiu muito. Me parece que os novos membros estão com cada vez mais preguiça em pesquisar. Eu mesmo costumava ser bem mais ativo, mais esse ano, com a faculdade e tudo mais dei uma sumida. O que eu quero dizer é: Onde estão os membros mais antigos e que eram os mais ativos do VOL? E essa nova geração de membros, será que querem tudo pronto e mastigado mesmo, se ter nenhum trabalho? Peço desculpas desde já se alguém se sentir ofendido.


  


2. Re: Onde estão os membros mais antigos e ativos do VOL.

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2009 - 23:54h

Eu não sou membro antigo do VOL e acho que o site vai muito bem.

Vim para o VOL porque não quero ficar preso aos fóruns de distribuição única, pois gosto de experimentar e venho fazendo isso há algum tempo.

Quanto aos artigos e dicas, tenho visto alguns interessantes, outros nem tanto. E se a quantidade vem diminuindo, a facilidade de uso do Linux e a disponibilidade de documentação on line, sobretudo em blogs diversos, vêm aumentando.

Ora, se alguém cria um blog para falar sobre Linux, é óbvio que vai publicar lá suas contribuições.

Quanto à falta de pesquisa, concordo plenamente. Em todo fórum que já freqüentei é comum ver a repetição de dúvidas básicas unicamente porque os usuários que as postaram sequer se dignaram em "googlar" o assunto. E o pior é que ignorar esse tipo de usuários, ou mesmo puni-los (trancamento e remoção de tópicos), não minimiza o problema e gera atritos. Por isso eu respondo, quando posso, mas não deixo de incentivá-los a pesquisar.






3. Natural

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 24/04/2009 - 23:55h

Acredito que seja natural esta variação de ritmo, de tempos em tempos.

Afinal, a vida vai mudando com o passar do tempo, e alguém com muito tempo disponível vai ficando cada vez mais atarefado. A própria personalidade do indivíduo também muda, levando à mudança em sua participação na comunidade.

Quanto à "nova geração de membros", também acho normal aparecerem cada vez mais gente procurando coisas "mastigadas". No mundo do Windows é assim, esqueceu? Então nada mais normal do que iniciar a caminhada no mundo livre da mesma forma. Porém, com o passar do tempo, os usuários vão se adequando e mudando sua postura. Ou não, dependendo da pessoa.


4. Re: Onde estão os membros mais antigos e ativos do VOL.

Junior Rocha
junior

(usa Ubuntu)

Enviado em 25/04/2009 - 00:16h

Concordo com o Julião, é natural.
Eu particularmente gosto muito de ajudar aqui nos posts, só que ultimamente ando ocupado em projetos da empresa, fica difícil integrar os dois. Mas sempre que posso estou ajudando.

É bom saber que conhecimento se recicla, e sempre quando um usuário antigo se ausenta aparece algum novo pra suprir as "necessidades".
=D


5. Re: Onde estão os membros mais antigos e ativos do VOL.

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 25/04/2009 - 00:25h

Olá,

Conheço a maioria dos membros mais antigos do VOL e estes, quando começaram a contribuir, eram em sua grande maioria estudantes universitários ou curiosos. Com o passar do tempo vi essa galera adquirindo cada vez mais conhecimentos e conquistando seu espaço no mercado de trabalho. Alguns montaram suas próprias empresas, outros foram contratados, com o tempo se tornaram comprometidos, tiveram filhos e com isso o tempo livre dá lugar a novos compromissos, o que força uma reciclagem natural de membros ativos.

Quem acompanha o site a mais tempo pode pensar que a qualidade está caindo, mas na verdade não é a qualidade do site que diminuiu e sim a qualidade do conhecimento de quem o acompanha que cresce, então posts que antes eram enigmáticos passam a ser triviais para o mais experiente.

Sobre os novos usuários "preguiçosos", a resposta é simples. Tempos atrás somente os curiosos ou estudantes de informática tinham contato com Linux, hoje já existem 2 novas categorias de usuários, que são os que compram computadores com Linux pré-instalado e os que são obrigados a usar o pinguim na empresa que trabalham. Esse tipo de usuário tende a buscar informações mais mastigadas, pois não é de seu perfil ser auto-didata ou interessado em linha de comando. Ah, e alguns concursos públicos já estão cobrando conhecimento em Linux nas provas.

E sobre o volume de contribuições, acho que é impressão sua, sou responsável pelo clique final antes das publicações e posso afirmar que nunca tivemos tanto trabalho :)

Um abraço.


6. Natural mesmo

Juliano Giacomeli
julianjedi

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/04/2009 - 02:03h

é isso mesmo que o fabio falo, nao sou dos mais antigos, mas montei mais uma loja de informatica, agora estou com duas, e estou prestando consultoria para muitas empresas, logo nao sobra tempo para postar e visitar o site é só no pouco tempo que me resta, mas quero ver se arrumo um tempinho pra ajudar a comunidade, afinal boa parte dos meus conhecimentos de linux tirei daqui, de uma galera muito bem intensionada que faz questao de ajudar. Assim que as coisas acalmarem por aqui vou postar uns artigos e voltar a ajudar no forum com o pouco que sei, além disso o site ta muito bem servido de colaboradores e o nivel só tem aumentado.


7. O retorno...

Michele Oliveira Soares
pink

(usa Ubuntu)

Enviado em 26/04/2009 - 19:56h

Pois é, andei afastada do VOL por vários motivos...
Trabalho e faço faculdade, claro que dizer que não tenho tempo seria mentira... sempre que queremos arranjamos tempo... acontece que no início desse ano fiquei doente, quando pude voltar a contribuir tive uma recaída.
Sem dúvida o VOL foi e é muito importante pra mim... ainda vou deixá-lo rosa viu Fábio?? [risos]... brincandeiras a parte... amo fazer o que gosto, amo Linux, por mais pequenas que sejam minhas contribuições, elas são de coração...
Quanto as novos usuários, eles ainda estão se acostumando com o sistema e muitas vezes não pesquisam por preguiça, as vezes não sabem por onde começar ou como proceder, eu iniciei por curiosidade, não podemos esquecer que a mente deles está se libertando agora né? E precisam de nós para auxiliar e apresentar o Software Livre, agora tem muitos casos que é preguiça mesmo...
Enfim, passei para dizer que por mais que esteja em recuperação, EU ESTOU VIVA e o VOL pra mim é muito especial, nunca o deixarei :)


8. Re: Onde estão os membros mais antigos e ativos do VOL.

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 26/04/2009 - 21:02h

acho que depende muito esse negocio do ubuntu reconhecer as coisas automáticamente sem ter muita dor de cabeça, mas concordo que ultimamente tem vindo muitos usuários preguiçosos, mas acredito que a maioria dos casos seja mais por falta de tempo.
eu conheci o linux pelo conectiva (na escola) onde aprendi alguns comandos com o modo texto. conheci o ubuntu pela necessidade de estudar para a prova e era o unico que me servia, fui me interessando pelo sistema que já era doida para usar.
a primeira vez que procurei o vol foi para solucionar o problema do grub.
antes ajudava bastante mas esses dias tive problemas com gripe e tireoide que já trato faz alguns meses, sem contar com o vestibular.




9. Re: Onde estão os membros mais antigos e ativos do VOL.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/04/2009 - 21:37h

Bom acvsilva, não sou o membro mais antigo, mas também não sou nenhum novato. As desculpas antecipadas são principalmente por querer uma troca de opiniões saudável, sem gerar ofensas ou demasiada polemica. Realmente tive impressão que a quantidade de artigos e dicas publicados haviam caído, talvez consequência de não acessar mais o VOL diariamente.

Quanto a minha opinião sobre a nova geração de membros, eu mantenho. Mesmo quem compra computadores com Linux pré-instalado e são obrigados a usar no trabalho, ou mesmo quem usa Windows. Acho sim preguiça a postagem de dúvida ou um problema se uma simples pesquisa no "Deus" Google apontaria pelo menos uma duzia de links, grande parte direcionando ao VOL, com a possível solução para o procurado. Isso não vale só na Informática, ou será que qualquer problema que tenha em suas vidas vão esperar que alguém resolva para eles? Além de incentivarmos o uso do Linux, devemos também incentivar a aquisição de conhecimento do Sistema e a cultura de pesquisa para a resolução de problemas que estejam tendo, e só não tendo sucesso, peçam ajuda.

Agradeço a todos que expressaram suas opiniões.


10. Entrando no assunto...

Gilson Júnio Pacheco Silva
GilsonDeElt

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/04/2009 - 21:51h

...aqui entra mais um dos não-tão-antigos usuários do VOL.

Assim como a Ana, começei com Conectiva.

Resumindo: cheguei no CEFET-MG aos 15 anos sem ter um PC (e sem saber nada de informática), pra fazer eletrônica. Um dia, ouvi meus colegas falando algo sobre Windows, DOS e Linux, resolvi pesquisar, e dias depois estava lendo um livro de 500 páginas sobre Linux (que não acabei).
No livro (que era de 1990 e pouco) fala do Conectiva 3, uma distro nacional.
Nos PCs do CEFET-MG tinha Conectiva 10, mexi, usei e gostei.
Mais ou menos 1 ano e meio depois de ter entrado no CEFET-MG, compramos um PC aqui pra casa, e por escolha minha foi um daqueles do projeto do Governo, que veio com Conectiva 10 OEM.

Isso no fim de 2006.

Pra fazer o PC reconhecer o celular Motorola que meu irmão tinha, vim ao VOL perguntar como fazer o módulo necessário para o celular aparecer o Conectiva.

Não consegui, troquei o Conectiva pelo Slackware 11.

No Slack, quebrei muito a cabeça, mas me orgulho de "pequenas conquistas",
como ter feito a aceleração 3D da VIA UniChrome funcionar (mesmo com bugs),
instalar Counter-Strike pro meu irmão, e ter aprendido a compilar pacotes "grandes", como o kdelibs e kdebase do KDE 3.5.x

Não só em Linux, mas boa parte do que sei de informática no geral, aprendi aqui no VOL.

Hoje, com quase 2 anos e meio de VOL, vejo que muitos usuários realmente sumiram, mas muitos outros chegaram (boa parte graças a Kurumin e *buntu),
além de artigos diversos abordando temas novos, e vários re-abordando temas antigos, porém sempre com algo de novo.

Eu também já estive mais ativo (tanto aqui na comu quanto em outros projetos, como quando entrei para a equipe de tradução do KDE 3),
mas agora as coisas mudam de figura.

Hoje, ao contrário de quando era mais ativo, não trabalhava (embora estudasse bastante), não pensava em vestibular e coisas do tipo.

Aos poucos, vou recuperando minha "atividade" aqui no VOL,
assim como os demais membros que, por motivos diversos, andam meio sumidos =)



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts