MthsCbrl
(usa Ubuntu)
Enviado em 24/03/2013 - 20:19h
Olá, Pessoal. Boa noite!
Venho até vocês, mais uma vez, solicitar informações sobre o que se norteia o título do tópico! Venho tratando, ou ao menos tentando tratar desse assunto, já faz 6 ou 7 meses. Entretanto, até hoje, não encontrei ninguém que saiba e que entenda sobre criptografia de HD em sistemas GNU/Linux! Eu, realmente, fico espantado e chocado de ver como essa informação é difícil de se obter.
Ao longo desses 7 meses, eu li em torno de 20 ou 30 tópicos de pessoas com a mesma dúvida, sempre os tópicos são arquivados e a última postagem é a do autor - dizendo: "É, vou continuar tentando..."
A parte irônica do enredo, é a maioria dos usuários linux falando mal do Windows; dizendo que é cheio de bug's, insegurança, erros, instabilidades, etc, etc, etc... Mas, se colocar em um dos lados da balança as dores de cabeça que o Linux causa e, do outro lado, as dores de cabeça que o Windows causa - qual lado pesa mais?!! Pois é, com certeza o linux supera o Windows em dores de cabeça, bug's, incompatibilidades com o hardware, etc, etc, etc...
A prova disso são os fóruns de ajuda, quantos fóruns de ajuda se referindo a bug's e problemas com o windows vocês encontram na internet?!! Agora, quantos desses fóruns vocês encontram se referindo a Linux?!! Hahahaha... não preciso nem comentar, não é?!! Porém, apesar de tudo, eu uso o Linux - apesar dos milhares de problemas que eu tive, e ainda tenho, com placa de vídeo, gráficos, áudio, incompatibilidades com o meu hardware - apesar de tuuuuuudo isso, eu uso o Linux! Uso apenas por 01 (um) motivo - Segurança - e é esse o tema do tópico.
Particularmente, eu acho que os erros, e são muitos, que compõe o S.O. Linux - deveriam ser expostos aos 4 cantos do universo! Só assim teremos mais "linuxcianos" e consequentemente menos erros, bug's e etc.. Temos que parar de ser hipócritas. Parar de apontar os erros do Windows enquanto escondemos e camuflamos os erros do Linux! Se continuar assim nunca teremos um Sistema confiável e sem as inúmeras dificuldades com drivers, hardware e os inúmeros problemas com bug's e incompatibilidades.
Hoje em dia a grande maioria dos usuários Linux, são servidores, programadores, empresas, hackers, pessoas que realmente entendem de computador, comandos, etc.. São pessoas que sabem como corrigir, diagramar e moldar o sistema. Eu acho isso errado! Um sistema operacional deve se moldar ao usuário e não o usuário se moldar ao sistema, mas para que isso aconteça o sistema deve ser confiável, ter credibilidade! Coisa que o linux não tem. O linux conquistou a confiança apenas de pessoas que "entendem do negócio". O usuário comum, como eu, só tem dores de cabeças e quando procuramos por ajuda - as pessoas dizem: "Volta para o windows, o linux não é para você!". É vergonhoso isso... Sonho com o dia que o Linux sairá da "garagem" e conquistará sua posição - sendo um Sistema para todos e não só para a Minoria! Apesar dos inúmeros bug's que já citei, não existe Sistema tão confiável se referindo a ameaças virtuais quanto o linux. Mas se não começarmos a apontar o que há de errado nele, os bug's e a incredibilidade imposta ao Linux, nunca irá se dissolver! Pelo contrário, a superioridade do linux em segurança virtual irá se diminuir e se tornar irrelevante perante aos inúmeros e vergonhosos TRANSTORNOS em interface gráfica, codecs, drivers e por aí afora...
Desculpe, me desviei do assunto. Vamos voltar a ele! Como eu dizia - infelizmente, a segurança do Linux não é tão boa como se pinta, todavia ele é seguro contra vírus e variantes via IP. Porém, não é nem um pouco seguro quando a ameaça está dentro de casa. Quando é necessário se proteger contra ameaças que tem acesso físico a máquina, o Linux é inútil! Já o windows, você pode baixar o truecrypt e criptografar todo o HD, mantendo a segurança física do computador. Porém, a segurança "virtual" do windows, como já mencionado, é inútil - com certeza o Linux supera o Windows no quesito Segurança Virtual. APENAS nesse quesito! Porque se fizer o que eu disse anteriormente, usar o "esquema" da balança, na briga de (Qual é o Sistema mais "bugado" e "defeituoso"?) - me atrevo a dizer que o Linux ganha sem fazer esforços! Mas não vamos voltar a "ladainha" anterior. Hahaha...
Enfim... chega de desabafos. Até porque, por experiência própria, eu tenho certeza que a maioria das pessoas irá clicar no link do meu tópico, ver que eu escrevi uma "bíblia" e nem se quer vão se dar o trabalho de ler! Em todos os tópicos é assim... na maioria das vezes respondem mesmo sem ter lido. Esses meses atrás, eu abri um tópico parecido com esse e me responderam assim: "Usa o truecrypt :)" Ou seja, falei, falei, falei e a única resposta que eu tive foi essa - "Usa o truecrypt :)". Hahahaha... complicado!
Chega! Vamos a dúvida:
Eu gostaria, e gostaria muuuuuuuuuuuito, que alguém me ajudasse com a informação de como criptografar o meu HD inteiro. Qual programa usar ou se for comando, qual comando aplicar e como instalar o S.O. em HD criptografado! Tenho certeza que se algum "santo" criar um tutorial ou artigo confiável se referindo a isso, inúmeras pessoas serão eternamente gratas. Até mesmo corre o risco desse "santo" ir ao programa do Jô Soares, tamanha será a fama!
Espero ansiosamente por respostas e agradeço, antecipadamente, à todos que lerem esse tópico!
Cordialmente,
MthsCbrl.