Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 17/10/2009 - 13:02h
Não posso dizer que Linux seja "difícil". Vai depender da maneira como se olha.
Pela minha experiência pessoal, digo-lhe que em 2007 não entendia absolutamente nada de Linux, quando comecei a frequentar esta comunidade apenas como leitor.
Meu computador era obsoleto e não havia para ele nenhuma distribuição que fosse fácil de instalar, portanto comecei na contramão do aprendizado desse sistema operacional.
Jamais fiz curso algum de Linux, embora por profissão tenha estado sempre por perto de computadores desde a época em que se amarrava cachorro com linguiça.
Em outubro/novembro de 2008 (aos 62 anos de idade) eu já instalava o Basic Linux, uma distribuição um tanto difícil se comparada às que existem hoje em dia, que só faltam falar e distribuir sorvete.
Pela prática que adquiri ao tentar instalar o Basic Linux (experiência e erro) pude ter uma pequena noção do que seja esse fabuloso sistema operacional. E é com essa PEQUENA noção que tenho instalado sem dificuldade uma porção de distros com a finalidade de escolher a que me agradasse mais.
Acho que se eu fizer aquele famoso exame de capacitação LP1 por certo tirarei uma nota bem baixa...
Mas hoje, juntamente com o amigo Marcelo Campos, estamos tocando um site brasileiro referente àquela distribuição a que chamamos BL3. Portanto o nível que se precisa ter para instalar o Linux não é muito alto.
Temos de conhecer inicialmente pouquíssimos comandos, e o resto vai-se aprendendo com o tempo e com a necessidade.
Para trabalhar com Linux, especialmente nos dias de hoje e com um PC razoável, eu me arriscaria a afirmar que não precisa de conhecimento praticamente nenhum.
Todo mundo sabe o que é "power on" e "power off", "logon" e "logoff" e isso é o suficiente para acionar qualquer computador do mundo.
Estou estranhando o fato de você ter de "instalar" alguma coisa e não conseguir.
Arquivos .rar? São arquivos compactados através do método RAR, comumente usado no Windows.
Que tipo de coisas você está tentando instalar?
Linux geralmente já vem com tudo (ou quase tudo) aquilo que o usuário realmente precisa no seu dia a dia, e se precisarmos instalar alguma coisa, não será muito.
O nome e a versão de sua distro, a versão do kernel (núcleo) e muitas outras informações aparecem durante a inicialização do sistema. Não existe nenhum linux que esconda tais informações.
O que pode estar acontecendo é que você está tentando instalar qualquer programa, seja compatível ou não com sua distro.
E aí realmente dá uma certa dor de cabeça, porque o Linux tem uma variedade imensa de detalhes (muitas interfaces gráficas, muitos sistemas de arquivo, vários formatos de pacotes de programas, etc.), mas a regra é a mesma que para o Windows: "Cada um no seu quadrado".
Não há dificuldade alguma nisso. Se precisar instalar (?) é só recorrer aos repositórios que tenham o mesmo formato dos pacotes adotados pela SUA distro, preferencialmente os que sejam recomendados pelo desenvolvedor ou pela comunidade.
Alguma coisa muito especial vai requerer conversão de pacotes, compilação do kernel, etc. no entanto se você não é um administrador de sistemas mas apenas um usuário, não terá necessidade de fazer isso tão cedo.
Não tenha receio de não saber as coisas. Quando fiz meu curso de programação em Assembly tinha um pequeno detalhe que me preocupava muito, que eram uns tais de "index registers" (eram apenas 4), que eu achava complicadíssimos, e não entravam na minha cabeça de jeito nenhum. Como eu tinha direito a 16 horas de suporte junto ao fabricante do equipamento, foi chamado o analista até a nossa empresa, e ele na maior simplicidade, em menos de 10 minutos, me ensinou tudo aquilo que eu precisava saber sobre "index registers" e que não aprendi durante o curso inteiro. O primeiro micro pessoal que tive (um Apple IIe+) tinha nada menos que 256 index registers, com os quais passei a lidar de forma absolutamente transparente.
Seja benvindo a esta comunidade, e sinta-se completamente à vontade para pedir qualquer orientação.
Sugiro também que você consulte o nosso excelente mecanismo de busca, no topo direito desta mesma página.
E não se sinta intimidado diante da enormidade de informações do Guia Foca Linux, que sempre recomendamos.
Boa sorte, amigo!