Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 12/05/2012 - 10:02h
Verifique se o Sargento Garcia já conseguiu prender o Zorro...
(Brincadeira).
Em uma utilização Linux "
tipicamente desktop" a possibilidade de invasão bem sucedida é próxima do zero, o que não significa que os possíveis invasores desistam de suas tentativas durante as 24 horas do dia.
Claro que eles vão insistir sempre.
Quando eu usava Windows, era comum detectar cerca de 20 a 25 tentativas de invasão por dia (eu usava um software que monitorava durante todo o tempo e "dedurava" completamente os invasores. Dava o IP, o endereço do cachorrinho, a cor da cueca, etc.
No Linux acredito que as tentativas sejam em igual número, pois geralmente os invasores nem querem saber sobre o sistema operacional das vítimas - eles querem é invadir mesmo.
Como "invasões", conforme já foi dito, (do tipo que transforma o computador em zumbi) em desktop dificilmente se concretizarão.
Quanto a
roubar senhas, isso não depende do sistema operacional, e tenho uma péssima notícia nesse sentido: As redes socias (MSN, Orkut, Facebook, etc.), pela forma com que são implementadas, facilitam sobremaneira o roubo ou substituição de informações que
deveriam ser confidenciais.
Qualquer chimpanzé ou macaco-prego é capaz de se apoderar da senha alheia no MSN (por exemplo) e ainda sair por aí posando de "hacker"...
Mas se você utiliza o Linux em um
servidor, evidentemente terá de tomar cuidados adicionais, e "ficar esperto" porque a turma "do mal" realmente não brinca em serviço.