stremer
(usa Arch Linux)
Enviado em 28/03/2008 - 13:29h
essa é minha opnião, cada um vai ter uma diferente, e aconselho antes de tudo você testar o linux para seu uso e tirar suas conclusões e com diversos distros.
Vantagens:
- Free, livre, praticamente tudo aberto, se você for programador pode se arriscar a modificar muita coisa, e sem precisar ter software pirata.
- Dependendo da distribuição, pode configurar um sistema bem estavel (muito mais que o windows) e muito mais rapido. Porém, nesta regra existem diversas limitações. Dentro do escopo doque você precisa fazer, tem de ver se existem boas aplicações em linux.
- Para o usuário comum, uma maquina mais velha consegue ter muito mais recursos e com distros "amigaveis". Recursos dentre eles, um excelente terminal com muitas ferramentas. Desktop 3D (se tiver placa 3D), e praticamente tudo que precisa no dia-a-dia como Programas de Video, Som, Fotos, Imagem, Acesso a Internet e Suite Office, além é claro de ferramentas para desenvolvimento e na pior das hipoteses software para maquina virtual para instalar o windows dentro do linux.
- O kernel do linux é muito estavel, geralmente oque trava são as aplicações (e diga-se de passagem, um ponto negativo, que a maior parte delas trava muito mais doque as aplicações no windows), porém é muito dificil o kernel travar, e não precisa reiniciar todo o computador. Outra vantagem é o "controle total" de tudo que esta rodando. O gerenciamento de memória e multiprocessamento também funciona muito melhor no linux doque no windows.
- Linux é dificil você pegar virus, pq quase não existem virus para ele.
Agora os pontos negativos:
- Muitos softwares não existem para linux, e quando existe algo "paralelo" no mundo "livre", estes softwares não chegam nem ao pé dos softwares pra windows. Um desses exemplos é o AutoCad e até mesmo o Office da Microsoft na minha opnião é a melhor suite office que existe.
- No linux você tem opção de navegadores Firefox e Opera, entre outros tbem, mas estes são os principais e infelizmente eles ainda deixam a desejar um pouco ao IE (porém tem a vantagem de não pegar virus com eles).
- O ambiente grafico do linux é mais pesado que o do windows (em comparação a recursos). Lógico você tem a opção de usar um fluxbox ou windowmaker, mas terá uma qualidade grafica quase que inferior ao Windows 98, porém terá mais desempenho. Ambos KDE e Gnome perdem em desempenho para o Windows XP. Não vou entrar em mérito do Vista pois ele realmente é muito pesado e foi feito principalmente para máquinas novas. O Vista roda muito bem em um Pentium D 3.0, com 1GB de Memória, da mesma forma que este é um requisito para rodar bem o KDE e Gnome com ambiente 3D, embora ambos rodem com 1/3 de uma máquina destas, mas acabam ficando um pouco lento.
Em termos de facilidade, tem linux tão facil quanto e até mais que windows.
Outra grande vantagem no linux é que é dificil ter de formatar o sistema, praticamente tudo da pra consertar, porém isso tbem se faz no windows, com um pouco mais de dificuldade, e no final das contas se opta por formatar em ambos os sistemas por uma questão de tempo.
Esses são alguns dos meus pontos de vista.