Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 06/04/2011 - 10:39h
O que a "formatação rápida" faz é simplesmente apagar os ponteiros, fazendo com que os dados fiquem provisoriamente inacessíveis pois a FAT não consegue mais encontrá-los.
Os dados porém se encontram no mesmo lugar.
Isso não influenciaria em nada, pois certamente você terá instalado tanto o Windows 7 quanto o Ubuntu DEPOIS dessa formatação.
E também quando se faz uma partição Linux o sistema checa se existem bad sectors, portanto isso não seria problema do HD.
Então acontece que ao passar o Scandisk pelo Windows (lembre-se de que o Windows "pensa" que o HD foi feito TODO para ele) ele considerou todos os dados "sem" ponteiros (windows não lê nativamente os sistemas de arquivos do Linux) como "errados".
Só que AGORA não tem mais jeito.
Você acaba de aprender da maneira mais dolorosa que ferramentas do Windows não servem para outros sistemas operacionais, principalmente em operações críticas.
Scandisk não é um aplicativo totalmente confiável e tem como "bug" - jamais consertado - de não respeitar os limites que se deseja impor ao Windows.
Se uma FAT desatualizada ou corrompida apontar para uma posição que fique fora dos limites do windows o Scandisk irá até ali (sem checar a outra tabela) para fazer o que seria o seu trabalho.
E aí encontrará dados e mais dados que não têm ligação alguma com nenhuma das FATs.
O resultado é esse que você constatou.
Considerando que você ainda tem o seu backup em HD externo, sugiro a você começar tudo a partir do ZERO, ou seja: A partir do CD do Ubuntu criar uma partição para o Windows e outra(s) para o Ubuntu.
A partição do Windows com o sistema de arquivos utilizado pelo Windows, e a partição do Ubuntu com o sistema de arquivos usado pelo Ubuntu.
Recomendo a você criar também uma partição NTFS para onde você copiará o seu backup.
Tanto Windows quanto Linux conseguem ler arquivos em uma partição NTFS.
O resto é normal: Instale o Windows, os drivers de periféricos, os codecs, etc., etc., etc., etc., etc., as atualizações de praxe, teste, e finalmente veja se está tudo OK.
Depois instale o Ubuntu (mais ou menos 15 a 40 minutos dependendo de seu PC) e configure o GRUB para que possa escolher seu sistema operacional preferido durante o boot.
E quando tiver qualquer problema, lembre-se de utilizar as ferramentas do Linux e não do Windows.
Você verá que a "necessidade de formatar o HD" irá cessando à medida em que você passar a entender as coisas um pouco melhor.
Pode ser que leva algum tempo, mas certamente valerá a pena.
Boa sorte!