cytron
(usa Slackware)
Enviado em 13/06/2008 - 19:03h
Montar provedor wireless é simples, o dífícil é passar os obstáculos e solucionar os problemas.
Muitos vão dizer: se fizer direitinho usando soluções boas e estáveis não tem erro.
Acredite! O erro sempre surge. Mesmo um MK funcionando a dias, derrepente ele pára!
Depois de montar "meus" provedores, aprendi umas coisas importantes:
. Tenha em mente o que você realmente quer fazer
. Escolha já o tamanho do seu provedor
. Quantos clientes você quer ter no primeiro ano
. Você está sozinho ou tem mais gente nessa?
. Tem todo o seu tempo só pra isso?
. Quer ser fundo de quinta, amador ou profissional?
. Quer parecer sério ou picareta?
. Aguenta mexer com gente?
É isso!
saber o que realmente quer, compartilhar ou prover, aparecer no mercado, se gosta de provedor.
A proporção do povedor é muito importante, pois se você faz um único servidor com web, squid, mysql, ftp, e outros milhoes de coisas, seu provedor tem que ser pequeno, pois uma demanda grande vai te derrubar. A sua estrutura tem que permitir ser grande ou pequena.
Você quer mais de 100 clientes no primeiro ano? No meu caso tive 400, vai por mim, tem que estruturar bem a rede pra não virar bagunça. Muita gente acha que é só configuração. Mas quando o squid morre na hora que tem 200 clientes online, basta 10 minutos pra você perder alguns clientes. Mexer com gente é a pior coisa que tem!
Fazer tudo sozinho é horrível, não ter com quem conversar sobre configurações, ter que fazer tudo, instalar antena, atender cliente, vender, arrumar o server, monitorar, buscar novas soluções... se o proverdor crescer você fica careca rapidinho, ou maluco hehehe.
Apesar do Linux ter boa estabilidade, o provedor começa a exigir seu tempo a medida que vai crescendo.
Se quer ser fundo de quintal é só espetar seus clientes no roteador. Um amador (no bom sentido!!!) é o mais comum, autenticação via proxy, IP + MAC, só MK. Essa categoria têm preocupado as grandes Teles, pois está roubando boa fatia de clientes. Já no modo profissional, é ser como ou aparentar uma grande empresa de telecomunicação, ou que seria isso?... Equipe de instalação, suporte (organizado) por telefone, não dê seu número de celular pro cliente, cliente não fala com dono ou chefe, logotipo, boa documentação para o cliente, webmail, site com domínio próprio, pppoe com ip válido para os clientes e tudo mais que essas empresas (Oi, GVT, BrT, ...) oferecem. Aí alguém diz: mas essas empresas tem super equipamentos que valem milhões. Eu digo: esqueça os equipamentos e ofereça os mesmos serviços. Aqui no VOL ensina a fazer todos eles.
parecer Sério ou picareta, tudo depende de como seu suporte atende ao cliente, a disponibilidade e qualidade do seu sinal.
Volto a repetir: mexer com gente é difícil, você encontra todo tipo de gente. Até cliente que puxa a faca na primeira queda de sinal. Já tive cliente que roubou a antena e disse: meu e-mail não quer abrir.
Mas é isso aí.
No meu caso, como não gosto de trabalhar "pro zoto", fico montando provedores pra me divertir. Agora estou desenvolvendo o projeto pra fazer um provedor com 12 máquinas só de início.