viniciusbrbio
(usa openSUSE)
Enviado em 17/03/2018 - 19:18h
Wiltzer escreveu:
Estou querendo largar o Ubuntu e suas derivadas e conhecer o mundo do openSUSE. Vi várias reviews, principalmente em sites gringos sobre a distro, mas ainda tenho algumas dúvidas.
1) É fácil ou possível a instalação de drivers proprietários? O openSUSE aceita na boa? Ou é como o Fedora?
2) Os codecs funcionam bem no openSUSE? Poderei ouvir .mp3, m4a, wav, assistir .mp4, mpg, flv e outros codec proprietários?
3) É necessário instalar um firewall ou ele já vem com algum de fábrica?
4) Por que a ISO do openSUSE é tão grande? Claro que, não se compara com a ISO do Slackware e Endless, mas ainda assim achei bem gordinha.
5) Qual versão vocês indicam pra um novato? Leap ou Tumbleweed?
6) Qual é a interface gráfica menos bugada e principal do openSUSE?
Algumas pessoas me recomendaram testar primeiro o GeckoLinux pra depois ir pro openSUSE. Não entendi o motivo.
Opa, segue:
1) É tranquilo, nunca tive problemas.
2) Funcionam sim, existe o repositório "packman" só pra esse fim.
3) Não é necessário, mas já vem com um firewall junto com o sistema, desenvolvido pela SUSE Eu pessoalmente não uso.
4) A ISO é bem completa e já vem com muitos programas instalados, fora que no cd tem os ambientes XFCE, GNOME e KDE. Isso torna a ISO bem grande.
5) Leap, sem sombra de dúvidas. É muito estável e não quebra. Recomendo.
6) A principal é a KDE. No caso do Leap, todas são muito estáveis e não são bugadas, mas eu enjoei do Gnome. Os bugs podem ocorrer na versão Tumbleweed, pois recebe atualizações constantes e o que se tem de mais novo. Se você for iniciante e mexer demais na interface ela vai quebrar, independente da versão.
O Gecko Linux é um pouco mais leve porque ISOs são separadas e não vem tão cheia de coisas como o original. Além do mais, o Gecko Linux já vem com vários plugins instalados (mp3, mp4, etc), o que facilita para iniciantes. Além do mais, no Gecko você encontra alguns interfaces direto em forma de ISO, na original você terá que instalar via repositorios, como o MATE. Mas no fundo são a mesma coisa.
Abraços