brcmesquita
(usa elementary OS)
Enviado em 17/08/2015 - 10:22h
E ae, galera!
O Ubuntu ganhou muito o meu conceito pela praticidade. Foi ele quem me ajudou a migrar do Windows para Linux. Não importa a distro, mas ele é muito fácil mesmo. Tudo roda nele. Houveram coisas que não consegui fazer rodar em outras distros e ele rodou de boa. Graças ao WebUp8, tudo fica mais fácil com os repositórios. O PPA do Java é uma mão na roda. Você não precisa configurar mais nada. Ele já faz tudo: Baixa, instala e configura. Não me preocupo mais com a questão de conseguir compilar ou não.
Já não vejo essa mesma facilidade no openSUSE. Talvez, pelo fato de eu não conhecer muito bem a distro, mas tenho muita vontade de migrar para ela. (lembrando que é uma opinião minha, com base em minhas experiências. Se você faz e acontece no openSUSE, é você e não eu)
Sobre o ambiente, amo o Unity, mas namoro com o GNOME (Rs). Gosto muito do GNOME e não me acostumei muito com o KDE (mesmo parecendo ser mais leve, na minha humilde opinião).
Sobre estabilidade, acredito que o openSUSE seja melhor. Tudo abre mais rápido do que no Ubuntu, e não fica travando tanto quanto.
Sobre bugs, não tive tempo de encontrar bugs no openSUSE. Já no Ubuntu, não tem um dia em que eu não ligue o computador e já me apareça uma tela de erro. Tem gente que chega a desabilitar o Apport, para não ficar recebendo essas mensagens.
Eu estou desistindo do Ubuntu e procurando uma nova distro, mas não queria me livrar do gerenciador de pacotes do Ubuntu. Não me acostumei muito com o RPM e a ideia de ter de usar o Alien para converter os pacotes, ainda é um tabu pra mim.
Lembrando que sou usuário há pouco mais de um ano e gostaria que meu comentário não fosse avaliado a nível de usuário experiente.
A minha dúvida está entre usar Debian, Slackware, openSUSE ou Fedora.
Já usei outras Debian/Ubuntu-like e só dor de cabeça com estabilidade ou bugs.
Talvez a Debian seja melhor, mas fica pedindo Firmware da minha placa de rede para continuar com a instalação. Por isso eu ainda não testei.