XProtoman
(usa Fedora)
Enviado em 16/07/2016 - 02:59h
Boa noite a todos,
Acredito que toda coisa a mais que você coloca num computador pode lhe oferecer algum tipo de risco, menos é mais, porém se você depende do Wine use-o.
Se a procedência do que você instala nele ou quem desenvolve a aplicação não é confiável, procure por uma solução confiável.
Acho que muitos vão concordar caso algo ocorra só afetará o usuário que utilizou o Wine para executar aquela determina aplicação e tudo que ele tem permissão, logo se você tem alguma preocupação com segurança crie um usuário apenas para essa finalidade ou até mais de um.
Tenho por exemplo uma conta que utiliza Steam e considero o Wine confiável para rodar jogos que tenho do Windows de outro serviço, porém surge ai uma aplicação que preciso rodar, nunca utilizei, não confio no desenvolvedor, fornecedor, simplesmente rodo em um usuário exclusivo para testes. Então existem duas contas que executam o Wine: uma para aplicações de confiança, outra para aplicativos que não confio completamente. Algo saiu errado? Destrua a conta e os arquivos referentes a ela.
Todo o sistema tem falhas, imagino que alguém, projetando malware, pode tirar proveito ao descobrir que a máquina é Linux e explorar alguma falha específica presente no sistema ou em seus programas e quem sabe aumentar o potencial destrutivo para além do usuário e de tudo que ele tem acesso.
Existe uma crítica sobre a forma como o Wine trabalha feita pela galera do OpenBSD e que diz o Linux mantém um determinado recurso controverso apenas para poder executá-lo, o que pode ter implicações na parte de segurança.
____________________
“Mas nós sabemos que a razão de a maioria estar aqui, é a nossa afinidade com a desobediência!” (Morpheus)