Dúvida sobre Asterisk

1. Dúvida sobre Asterisk

Adriano Pedreira Scherbach
apscherbach

(usa Debian)

Enviado em 24/10/2008 - 12:51h

Bom dia pessoal.

Vejam se vcs podem me ajudar. Tenho o seguinte cenário e gostaria de saber o que seria necessário para implantar o Asterisk em termos de equipamentos, etc.

Temos uma rede de telefonia tradicional com 16 troncos e 4 celulares para saída, 190 ramais e mais 4 ramais VOIP para interligação entre duas unidades, sendo que nesta outra unidade(vamos chamar de filial) também há uma central. Toda a estrutura existente, como disse, é tradicional. A central matriz é nossa, mas a central filial não. A idéia seria adquirir outra central para ficar na matriz e enviar para a filial esta central que já é nossa, dispensando a alugada. É aqui que entra o Asterisk. Em vez de comprar uma outra central, seria possível colocar um servidor Asterisk no lugar da central matriz? Nesse caso, a comunicação seria feita direto pelo computador usando um headfone(os telefones comuns seriam abolidos?)? Pelo que já pesquisei, ficaria caro comprar placas para ligar todos estes ramais(se for usar os telefones comuns teria que comprar, certo?) aqui da matriz.

Eu estava pensando em sugerir essa solução para a diretoria, incluindo um treinamento em asterisk para montar a estrutura toda. Só que não posso sugerir se eu não puder determinar todo o valor que essa solução implicaria e eu, particularmente, não conheço muito de telefonia...

Se isso ajuda, a central é digital.

Agradeço de antemão pela ajuda. Obrigado.



  


2. Resposta

João Paulo Trinca Fernandes
trinca_joao

(usa CentOS)

Enviado em 15/09/2009 - 14:28h

Ola, seguinte pelo que entendi a melhor solução seria vc integrar seu PABX convencional da matriz ao Asterisk atravéz de gateways ou placas , ja na filial vc pode usar um servidor asterisk sim para substituir o PABX alugado, seu projeto para esse servidor vai depender da quantidade de linhas que estão chegando nessa filial, se elas são analogicas ou digitais e tambem a quantidade de ramais. Ramais podem ser resolvidos de forma paleativa com softfones até a conclusão do projeto, e tambem podem ser definitivos se não causar nenhum transtorno para os usuarios.

Att

João


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americadata

(usa Outra)

Enviado em 06/10/2009 - 16:21h

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