Mudando a aparência da área de trabalho

1. Mudando a aparência da área de trabalho

Eduardo
magrilo

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/12/2009 - 16:29h

olá galera: venho através deste expor uma dúvida que ví hoje de manhã em uma loja de informática aqui em fortaleza: passeando em seu interior, vi um pc com uma distro linux com o desktop bem diferente, os ícones ficavam rodando em torno deles, na parte superior do monitor, quando se colocava o mouse sobre os ícones. achei ótimo aquela maneira de apresentação dos ícones e das gavetas. diante disso perguntei aos vendedores sobre qual distribuição era aquela do linux, mas para a minha infelicidade eles só sabiam que era linux. tenho um pc sem placa de video, processador celeron d 2.66GMz, 1G memória ram, hd 80g. (os vendedores me disseram que aquela máquina tinha placa de video).
já procurei um pouco na net a respeito disso, inclusive aqui na vol, mas acredito que por não saber precisamente sobre o que eu devia procurar, não encontrei e como não sei se realmente precisa de placa de video para que eu tenha no meu pc uma aparencia igual a que vi na loja, lhes envio esta questão na esperança de que aqui eu possa saber ou pelo menos dirimir um pouco da minha dúvida. muito obrigado e um feliz natal e boas festas a todos.


  


2. Re: Mudando a aparência da área de trabalho

lekegf
lekegf

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/12/2009 - 16:57h

Dae

Até onde eu sei todo computador tem placa de vídeo (incluindo o seu). Mas algumas suportam aceleração 3D outras não (um negócio de on-board e off-board lá). Se eu estiver errado que alguém me corrija. =P

Isso que você viu deve ser uma espécie de "Dock" (aquele negócio que tem nos Mac's - apesar de isso não ser exclusividade dele hj). A distro parecia Gnome ou KDE? Vai lá e pede pros vendedores reiniciarem o computador pra você ver que sistema operacional é, tá ligado que enquanto o pc carrega aparece o nome do SO lá né? ^^ Se descobrir vem aqui e nos diga. hehe. Flw.


3. Re: Mudando a aparência da área de trabalho

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/12/2009 - 18:24h

O Dream Linux já vem com esse feito visual instalado, e esse mesmo efeito - até esse ponto - funciona com placas de video "normais", como é o caso da minha.
Ubuntu Beryl vem com um conjunto de efeitos completo, próprio para deixar os amigos com inveja.

Diz-se que uma placa qualquer é "on board" quando ela é por assim dizer EMBUTIDA na placa-mãe, ou seja, os circuitos eletrônicos que fariam parte de uma placa já se encontram incluídos no circuito da placa-mãe.

Se, ao contrário, ela for uma placa avulsa, que tenha de ser "espetada" em algum slot, então é uma placa "off board".

Isso pode acontecer com referência ao som, video, modem, rede, etc.
Muitas placas-mãe "populares" são do tipo on board, pois isso tende a baratear bastante o projeto.

Placas avulsas (off board) costumam ser melhor elaboradas, e naturalmente mais caras.

Há algum tempo atrás as placas de video eram CONTROLADORAS de video, porém atualmente elas são controladoras e/ou ACELERADORAS de video.
Portanto, TODO computador tem "placa de video", seja apenas a controladora ou então a controladora MAIS a aceleradora.

No grupo das aceleradoras encontram-se as placas 3D, que requerem maior memória e velocidade de processamento, já que os efeitos em terceira dimensão (3D) e as renderizações, as transparências etc. exigem muito do equipamento.

Uma placa 3D a rigor não é obrigatória em um PC, embora a sua presença faça as imagens (que efetivamente tiverem um tratamento 3D) ficarem bem mais interessantes.

Cabe ao usuário determinar se vai ou não precisar de uma placa 3D.
Para uso comum esse tipo de placa é totalmente supérfluo.
Digo "comum" escrever textos, preparar planilhas, assistir e elaborar videos, navegar na internet, e utilizar-se de sistemas administrativos para o escritório.

Nesse caso, deixando de comprá-la, poderemos estar economizando também na fonte de alimentação do PC e na própria conta de energia elétrica.
Não é uma GRANDE economia, mas dá para sentir a diferença quando nosso orçamento está apertado.
Mas os joguinhos modernos geralmente exigem a presença de uma placa 3D.

O que você viu na loja deve ter sido apenas a pontinha do iceberg, só para dar um gostinho.
Aquele efeito faz parte de um conjunto de efeitos bastante abrangente e interessante mas que necessita de uma boa aceleradora 3D para poder rodar em toda a sua plenitude.

Se o seu micro atual tem um clock superior a 1GHz e mais de 256MB de memória RAM pode experimentar o liveCD do Dream Linux e verá aquele mesmo tipo de efeito. E com uma placa 3D verá não somente aquele, mas uma infinidade de efeitos visuais.













Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts