Miqueloti
(usa Lubuntu)
Enviado em 11/04/2012 - 10:34h
Primeiramente, Linux é apenas o núcleo do um sistema, e o sistema como um todo é conhecido como GNU-Linux.
As distribuições são compilações do núcleo do sistema + drivers de hardware + pacotes de softwares + gerenciadores de janela etc etc etc... E nisto é que cada distribuição muda, mais sempre mantendo regras básicas onde o sistema permanece muito similar um com o outro.
Não, não existe um linux central, porém o núcleo linux deriva de antigos sistemas (Unix, Minix), a similaridade entre sistemas que utilizam estes núcleos é muito grande não dificultando o uso dos mesmos por quem já conhece bem o linux.
A melhor distro é a que atende com qualidade e segurança as suas necessidades de momento. Se você por exemplo quer um sistema para rodar no PC de casa facilidade de uso, um sistema já configurado, com uma interface bonita e moderna, pode utilizar os da moda (Linux Mint, Ubuntu, BigLinux, etc)
Se você quer um servidor, pode ser mais interessante você buscar um Debian netInstall para ter um desempenho melhor ao instalar ele apenas com o restritamente necessário, você pode obter um CentOS que possui longo suporte e estabilidade devido a ser derivado do RedHat etc
Se você tem um desktop carroça em casa, pode optar por usar distros minimalistas, ou modificações de distros famosas como o Xubuntu, uma versão do ubuntu com um gerenciador de janelas mais leve, ou mesmo ter a estabilidade de um debian configurado através do netinstall com um gerenciador de janelas mais leve.
Se você é um exímio user de linux, e quer mais aventura, pode utilizar o Slackware, Gentoo, etc e tirar o máximo desempenho de sua maquina em troca de algum tempo e esforço que será necessário para realizar as configurações.
Enfim, além destas tem dezenas de outras opções aqui que nem citei e são comuns como ArchLinux, Sabayon, etc... Você que deve ver o ponto forte de cada uma, ir testando-as e analisar o que é melhor de acordo com o que você precisa.