jaalbuquerque
(usa openSUSE)
Enviado em 20/03/2011 - 11:40h
Para instalar o linux no HD externo é o mesmo procedimento de instalar o linux num PenDrive. Pois para o computador os dois são a mesma coisa.
Para você poder compartilhar o o HD externo com o seu notebook, basta apenas você criar uma partição com um sistema de arquivos que o Sistema Operacional do notebook possa ler e escrever (caso seja um linux, instale o ext3, ext4, xfs, reiserfs. Caso seja o windows use o NTFS, pois este é uma escolha melhor do que o FAT32).
Para fazer com que o HD externo seja o HD principal, você terá que configurar a BIOS do seu computador para iniciar os dispositivos conectados no e-SATA ou o USB primeiro do que os HDs. Só isso.
Existe uma maneira de mover o seu sistema instalado do HD interno para o HD externo, mas é um procedimento delicado, e caso algo falhe a conseqência é desastrosa. Vamos lá:
O comando "dd" ler e escreve dados diretamente (independente de Sistemas de Arquivos) no dispositivo de dados (HD, Pendrive). Cuidado esse comando pode ser um arma de destruição em massa.
Primeiro: Utilize um liveCD ou um liveUSB
Segundo: Loge no terminal como root (nada de sudo).
Terceiro: Verifique a nomeclatura que o linux atribuiu aos HDs, ex: /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdc. O "/dev/sda" é o nome do disco e "/dev/sda1" ou "/dev/sdb1" é o nome da partição.
Quarto: Caso o seu HD interno seja o "/dev/sda" e o seu HD externo seja o "/dev/sdb", rode o seginte comando como root: "dd if=/dev/sda of=/dev/sdb".
Esse comando copia bit-a-bit todo o disco /dev/sda para o /dev/sdb. Portanto, depedendo do tamanho do disco é um comando bastante demorado.
ATENÇÃO TODOS OS DADOS DO /dev/sdb SERÃO SOBRE-ESCRITOS, OU SEJA, PERDIDOS.
Caso o seu HD interno tenha 200 GB, o comando "dd if=/dev/sda of=/dev/sdb" irá copiar 200 GB no HD externo, o espaço restante ficará disponível para criar mais partições.
Quinto: Configure o grub para ler o HD externo primeiro.
Sexto: Configure o /etc/fstab para montar as partições do HD externo.