Sampayu
(usa XUbuntu)
Enviado em 19/05/2016 - 17:45h
Olá.
Que pena que as dicas que postei não resolveram o problema. :\
A respeito da Dell, logo que adquiri o notebook eu tive um problema com o comportamento do BIOS dele e o SAC me atendeu prontamente. Mas isso só ocorreu porque eu comprei o notebook com sistema operacional Linux. Como no seu caso você comprou com Windows, a Dell passou a ter uma desculpa pra não lhe ajudar. Em termos de Direito Consumerista, a Dell tem de lhe prestar suporte para o hardware e software que forneceu. Como você trocou o sistema operacional, isso realmente exime a Dell de prestar assistência para o sistema operacional diferente que você instalou.
Mas você não está perdendo nada, não: os atendentes do SAC de suporte Dell aos usuários Linux são fraquíssimos! Tanto que, após trocar diversas mensagens com um dos atendentes do SAC que só sabia me fazer perguntas e dizer para eu executar comandos que não funcionam no Linux, no fim das contas eu acabei resolvendo o problema sozinho. O atendente claramente era um usuário Windows bem mal treinado para prestar suporte Linux, e por isto ele manifestou possuir bem menos conhecimentos de Linux que eu ou qualquer linuxista que possua conhecimento mediano.
Esse seu problema parece ser mais complicado do que eu imaginava. Eu ia sugerir a possibilidade de existir um defeito no hardware e então lhe pedir para executar o programa de diagnóstico que está presente na segunda partição (SDA2) do HD do seu laptop. Mas daí eu vi o comentário no qual você esclarece que no Windows funcionou tudo certo, então a partir daí passo a entender que os dispositivos gráficos estão funcionando, e que o problema é que no Linux provavelmente o dispositivo gráfico AMD está gerenciando uma conexão de monitor e o dispositivo Intel está gerenciando a conexão do outro monitor, porém um dos dispositivos gráficos (provavelmente o Intel) está com alguma configuração de driver de vídeo errada, daí o "flickering" (tela tremida).
Existe uma miríade de casos muito similares ao seu. Se você for ao Google e procurar "linux hybrid display flickering" ou "linux hybrid screen flickering" (sem as aspas), vai encontrar um mooooooooooooooooooooonte de casos iguais ou parecidos com o seu. Isso é muito comum, porque em computadores com display híbrido existem dois dispositivos gráficos (dois chips de vídeo), e às vezes o sistema operacional tem dificuldade em gerenciar isso, seja porque o kernel (o núcleo do sistema operacional) não está preparado para lidar com isso, seja porque falta um driver específico, seja porque os dois chips ficam "disputando" utilizar um mesmo espaço da memória RAM, e por aí vai. Existe uma enorme quantidade de situações que podem ocorrer e causar isso aí que você está vivenciando. Infelizmente, pode ser trabalhoso e demorar bastante até você conseguir descobrir qual está sendo o problema. Mas não se precipite no sentido de comprar outro notebook. Não é necessário ser tão drástico. Pior do que isso: não instale o Windows de volta, rs. Isso é pior que comprar outro notebook, haha!
Vou tentar lhe ajudar. Após escrever esta resposta, vou lhe enviar uma mensagem com meu número Whatsapp. Se conversando via Whatsapp e eu acessando seu computador remotamente for possível resolver o problema, depois retorno aqui e posto a solução, para outras pessoas tentarem caso estejam passando por igual ou similar problema.
Bom, antes de mais nada, para que possamos comparar o comportamento do seu notebook com o meu, precisamos que tudo esteja "igual", por isto peço que você salve um backup aí de todos os seus dados e então instale o XUbuntu 14.04.4 de 64 bits, que é exatamente o que eu estou usando. Segue o link para download do arquivo ISO diretamente do servidor oficial dessa distribuição:
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/trusty/release/xubuntu-14.04.4-desktop-amd64.iso
Após queimar esse ISO dentro de um DVD ou gravar num pendrive (via Unetbootin), execute o programa de instalação, instale o sistema e daí entre no terminal do shell e instale o GDebi com este comando:
sudo apt-get install gdebi -y
Caso o Synaptic não esteja instalado, instale também o Synaptic:
sudo apt-get install synaptic -y
Após instalar o Gdebi e o Synaptic, acesse
http://www.teamviewer.com/pt/download/linux/ e então, lá em
Ubuntu, Debian clique sobre o botão "Baixe o TeamViewer". Link para download direto:
http://download.teamviewer.com/download/teamviewer_i386.deb
Após concluir o download, execute o Gdebi e então use-o para abrir e instalar o pacote
teamviewer_i386.deb que você pegou.
Depois disso, execute este comando de instalação:
sudo apt-get install fglrx-updates fglrx-updates-core fglrx-amdcccle-updates ubuntu-drivers-common xvba-va-driver --reinstall -y
Os pacotes fglrx* instalam o driver AMD e o Catalyst Control Center (painel de controle do dispositivo gráfico AMD). O pacote ubuntu-drivers* permite a instalação de drivers adicionais (inclusive de vídeo) e o pacote xvba* possibilita explorar recursos de aceleração de vídeo que os chips gráficos Intel e AMD possuam.
Após estar tudo instalado (XUbuntu com Gdebi, Synaptic, TeamViewer e os pacotes fglrx*, ubuntu-drivers* e xvba*), entre no Whatsapp ou Telegram e me chame, para conversarmos e você me informar o código de acesso remoto. Daí poderei acessar remotamente seu laptop e tentar resolver o problema. Eu não sou nenhum expert em Linux, sou apenas um usuário, por isto não posso garantir que eu vá conseguir resolver o problema. Mas sou um usuário que mexe há muito tempo no Linux (comecei em 1995), então posso pelo menos tentar resolver essa pane a partir do que sei fazer. E não vou cobrar, claro. Esquece isso de dinheiro. Se no mundo Linux todo mundo cobrasse para ajudar uns aos outros, o sistema não teria sobrevivido (e evoluído tanto) durante todos esses anos.
PS: resista à tentação de instalar a versão mais recente do *Ubuntu, que é a 16.04, pois nossos notebooks usam gráficos híbridos Intel + AMD. O *Ubuntu 16.04 usa uma versão do servidor de janelas (Xorg) recente demais, que não é compatível com o driver da AMD. Por causa disso, o AMD Catalyst Control Center (painel de controle para configuração dos dispositivos gráficos) não funciona, nessa versão 16.04 do *Ubuntu. É por isto que eu estou por enquanto insistindo em permanecer no *Ubuntu 14.04. Como você poderá ver aqui:
http://www.ubuntu.com/info/release-end-of-life
...o suporte de hardware e kernel para o *Ubuntu 14.04 acabou em abril deste ano, porém o suporte de manutenção (correção de bugs, atualização de drivers, bibliotecas etc.) segue até abril/2019. Tempo mais que suficiente para a AMD lançar uma versão do driver compatível com o *Ubuntu 16.04 e então viabilizar a migração "sem traumas". Neste ínterim, a gente vai usando a versão 14.04 e tentando superar essas dificuldades que surgem no meio do caminho...
--
Yuri Sucupira ("Sampayu")