meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 11/01/2011 - 14:03h
Desculpem contrariar os amigos acima, mas existem sim disponíveis algumas alternativas de back-up que permitem fazer uma determinada instalação voltar a ser exatamente aquilo que era em uma determinada data quando foi feito e salvo o "espelho" desta instalação ou de um HD completo.
Um dos aplicativos conhecidos e populares é o Partimage, que tanto pode clonar aquela partição que você deseja preparando uma copia ("espelho") em tamanho natural ou compactada. O Partimage é um aplicativo que senão vier por padrão incluido em todas as distros, vem na maioria delas, portanto se você der o boot com um CD ou DVD Live de alguma distro recente ou não tão recente e aprir o terminal e der o comando partimage, vai aparecer este aplicativo com o qual você pode tanto fazer back-up como recuperar uma copia / clonagem anterior.
Ainda esta semana o companheiro Alberto F Netto mandou uma mensagem com o link de outro aplicativo que pode rodar a partir de CD booteavel como a partir de pendrive e serve tanto para fazer copias completas de back-up (clonagem ou espelho) apenas de uma partição ou de um diretório ou mesmo de um HD completo e permite posteriormente restaurar estas copias ao seu estado anterior.
Veja o post em:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Alertas-Atualizacoes-e-Novidades/Um-sistema-novo-de-Backup-e-Rec...
Com isto portanto podemos ver que no Linux também existem ferramentas de restauração do sistema até um ponto (data) anterior, no mesmo estilo dos windows. Isto pode ser inclusive programado pelo usuário para que seja feito de forma periódica e automática usando o aplicativo de back-up associado com o cron onde você define a periodicidade e horário a ser feito.
Os aplicativos que mencionei, Partimage e Redobackup que podem rodar a partir de CD booteavel, servem para fazer tanto copias de back-up como recuperação de copias anteriores para reconstruir o sistema, tanto em Linux como Windows, pois independem do sistema operacional sendo clonado.
Existe ainda o comando dd a partir do terminal ou seu parceiro mais amigável o dd-rescue que também permite clonar partições ou hds completos, tanto de ida (back-up) como de volta (recuperação).