FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 31/12/2018 - 13:48h
A Canonical está bastante agressiva em estimular os usuários a utilizarem pacotes snap. Snaps não são toda essa desgraça que se diz: o fato de ser possível empacotar um programa com todas as suas dependências tem um grande apelo. Mas a abordagem não está adequada, na minha opinião.
Eu uso alguns pacotes snap: LXD, Micro e ponysay (hehe). O snap do Micro é empacotado pelo próprio desenvolvedor e nunca deu problema para mim. Ponysay é super simples e foi revisado uma única vez, funciona.
O snap do LXD é onde se pode ver o maior perigo. Enquanto o pacote deb mais recente tem a versão 3.0, o pacote snap já está na 3.8. Eu já enfrentei regressões com o snap do LXD, onde ele causava problemas ao ligar o computador e ao desligar o computador. Além disso, vejam esse pacote deb:
https://packages.ubuntu.com/cosmic/lxd Para mim isso é um exagero e não acho que deveria ser feito assim. Isso é demais.
A idea dos pacotes snap definitivamente não é ruim. A abordagem de pressionar tanto, fazer debs se transformarem em snaps, atualizar automaticamente sem aviso e surgirem pacotes novos instalados do nada é agressiva demais e cria uma imagem muito negativa, e com razão, para o projeto.