removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 14/12/2013 - 13:30h
gildomatos escreveu:
Caros colegas, boa noite!
Eu sou novo aqui e estou iniciando o uso do Linux, pois desejo me dedicar mais no software livre. Tive interesse em utilizar, a partir de agora o Linux por paixão ao software livre, logo depois que concluir uma das disciplinas da minha faculdade sobre SO livre.
Quero informa-los que mesmo ainda estudando, sou leigo no assunto, eu venho utilizando Windows a muitos anos, inclusive tenho experiência na área de manutenção de computadores, o que vinha me sustentando a pouco tempo. Agora tenho um interesse grande em ter um sistema livre em um notebook DELL Inspiron 14R, ele tem 6 giga de memoria, placa gráfica ATI, Processador core i5.
Meu problema é que já vasculhei esta internet atrás de uma resposta mais firme quanto a decisão de qual distribuição utilizar, mas não encontrei, só vejo respostas que no final deixam duvidas.
Eu pretendo utilizar a distribuição para trabalhos e lazer.
Sei que para utilizar Linux requer conhecimento, principalmente que a maioria das coisas é por linha de comando, mas isto não será problema pra mim, visto que gosto de ler e seguir tutoriais. Só quero uma distribuição que não amarre meu note, pelo potencial que o mesmo tem. Já me falaram pra utilizar o fedora, instalei, mas não me adaptei, porque querendo ou não, a Microsoft monopolizou nossa mente, com menu iniciar, programas e tudo mais. Mas eu amei o Ubuntu, instalei, mas não gostei porque começou a ficar muito lento e em alguns casos problemas de travamentos e erros. Instalei o CentOS 6, instalei o fedora e ficou bom, mas não me familiarizei com a area de trabalho por não ter os icones de meu computador, kkkkkkkkkkkk, até que o centOS 6 ficou show de bola, uma bala, mas quando ia instalar minhas coisas, como jogos, steam compatíveis com Linux, ficava difícil por não encontrar, retirei o CentOs 6 porque disseram que era pra servidor.
Como eu disse pra vocês, eu tenho grande interesse de fazer parte da comunidade do software livre, porque antes eu tinha outro pensamento, mas agora vejo o quanto é importante utilizar, mas preciso da ajuda de vocês.
Quero uma distribuição que seja para tudo. Trabalho, jogos (compatíveis) e muito mais.
Não adianta eu por uma que vai me dar uma coisa e outra não. Porque se for pra ficar assim, eu vou ter que permanecer no Windows.
Obs: Vou responder logo a pergunta que pode surgir:
Porque você quer usar linux se vc tem suas coisas funcionando no Windows?
Porque quero começar a me familiarizar com o Linux e adota-lo como meu sistema operacional.
PS: Eu gostei muito do CentOS 6, não deu pau no note e tem o compiz que gostei muito, mas me disseram que ele é só pra servidor.
Agradeço a atenção de todos.
Boa noite.
Bom Vamos lá.
1º Não existe uma Distro Linux 100% compatível com objetos e aplicações Microsoft pois por uma questão de amarração, monopolização ou como queiramos chamar, os mesmos são desenvolvidos sempre para não haver boa compatibilidade. Algumas coisas rodarão via Wine ou Cedega, mas não será tudo.
2º Distribuições filhas geralmente vem com um bug ou outro como no caso do Ubuntu. Usei ubuntu por um tempo mas quando eles tiraram o gnome funcional para começar com plugins ficou digamos, trash.
3º Uso Debian a muito tempo, praticamente desde a versão 3.
Recomendo distribuições pais como Debian, Red Hat e Slackware, que serão as mais estáveis e sem bugs. Tenha calma de esperar elas serem testadas a exaustão para poder migrar. Não pegue uma que esteja em fase de testes ou terá um problema ou outro.
4º O Gerenciador de Janelas KDE pode ser uma alternativa para você
pois tem uma compatibilidade e um comportamento parecido com o que você deseja (iniciar/programas), inclusive a compatibilidade com o compiz. Você pode usar KDE, GNOME, XFCE, LXDE ou qualquer outra que se sinta bem e relaxado para usar. DVD's tipo Debian vem com opções de escolha para você escolher qual deseja usar durante a instalação do Sistema.
5º Hoje usamos ainda terminais "Prompt de Comando" mas temos o X que é o modulo gráfico, ou seja, qualquer um pode, se quiser, usar realmente GNU/Linux.
Apesar do lançamento do Debian 7 permaneci com o 6 com os 92.000 pacotes de programas, aplicações e jogos tudo offline. Sendo assim, não preciso de Internet pra estar instalando nada.
E lembre-se do seguinte. Sempre estarão desenvolvendo uma nova distro, o que não significa que você seja obrigado a estar mudando a todo instante, se você se adequar a uma distro, seja pai ou derivadas, não fique indo de uma para outra o tempo todo pois podes se decepcionar com uma e generalizar para todas.
O Demais é só lazer.