FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 20/02/2018 - 21:09h
Boa noite
Apesar de ainda faltarem mais de dois meses para o lançamento, atualizei o Xubuntu do meu notebook de 17.10 para 18.04. Eu esperava que haveria alguma quebradeira espetacular durante a atualização, e não fui decepcionado. AVISO: o texto é longo e tem explicações dos problemas enfrentados.
libfontconfig1-dev. Caso o sistema tenha a versão amd64 e a versão i386 desse pacote, a atualização falha e deixa mais de 1400 pacotes desconfigurados. Ou seja: se reiniciar, o sistema não volta. Após remover a versão i386 (que estava ali por causa do Wine), a atualização terminou com sucesso e reiniciei o computador. Reportei esse bug no Launchpad, então é para ele não existir no lançamento.
Nem precisei chegar na tela de login para ver o próximo estrago:
Como se pode ver, quando troca a opção do grub dá uma espécie de salto, como se a tela toda trocasse de resolução. As opções funcionam normalmente, aí parece ser apenas um erro gráfico. É importante ressaltar que com a mídia de instalação isso não acontece, isso aconteceu porque atualizei o sistema. Não reportei esse bug ainda, estou vendo como proceder sobre ele.
A tela de login estava normal e o sistema iniciou sem erros. Quando fui ver o synaptic, ele queria remover o ícone do volume e o programa dos botões do volume (indicator-sound e xfce4-volumed). Fui ver porque e vi que no Xubuntu 18.04 vai ser utilizado o plugin do Pulseaudio (xfce4-pulseaudio-plugin) ao invés do indicator-sound mais xfce4-volumed. Quem tiver o pacote xfce4 ou o pacote xubuntu-desktop mal vai sentir a diferença, mas quem não tiver vai ver que o ícone do volume e os atalhos do teclado vão parar de funcionar. Acho que é bug, vou no IRC do #xubuntu-devel antes de reportar.
Uma coisa que está me fazendo quebrar a cabeça é o Gerenciador de Máquinas Virtuais. Aconteceu alguma coisa a conexão criada por padrão pela libvirt (default, virbr0) e a conexão ficou enlouquecida. Da máquina virtual, o ping para o hospedeiro funciona e o ping para a internet funciona, mas o ping para outros dispositivos na rede falha. Não há acesso à internet (mas o ping funciona!), os outros dispositivos conseguem se conectar ao serviços oferecidos pela máquina virtual. Tem alguma coisa acontecendo que não sei o que é e para aqueles que eu perguntei também não sabem o que pode ter dado errado. A exata mesma configuração funciona nas versões 16.04 e 17.10. Quero reportar isso, mas nem sei o que é o erro.
O pacote intel-gpu-tools está com falhas em construir os programas, e o que eu uso dele (intel-gpu-overlay) não estava sendo construído com sucesso. Encontrei a causa e reportei o bug, vai ser corrigido logo. A versão que construí para comprovar acusou um consumo de energia de 40 GW do chip gráfico. OK. Reportado e logo será corrigido.
O Discord ficou com a fonte bastante estranha devido a problemas de renderização. É um programa de terceiros, então não é surpresa. Avisei do erro mas disseram que Xubuntu 18.04 é de desenvolvimento, então não importa. Depois que lançar e quebrar para todos eles vão corrigir? Fica a dúvida.
A minha classificação dos acontecimentos:
-Falha na atualização devido ao libfontconfig1-dev:
crítica. Para quem não souber o que fazer, isso faz o sistema parar de funcionar.
-Problemas de rede da libvirt:
médio. Causaria problemas em máquinas virtuais existentes, mas uma mudança de configuração nos parâmetros delas resolve, antes da correção definitiva.
-Transição do método de controle de volume do Xfce4:
médio. Quem sabe resolve logo, que não sabe se desespera.
-Pacote intel-gpu-tools:
baixo. Apenas a falta de um aplicativo que pode ser construído facilmente.
-Grub doido:
baixo. Parece ser apenas gráfico.
-Discord:
mínimo. Já que nem eles dão a mínima xD .
Eu achei que seria pior, muito pior. Devo dizer que a Canonical melhorou muito nesse aspecto, muito menos quebradeira que a atualização entre 16.10 e 17.04, que matou o X e companhia. Vou ficar usando a versão 18.04 e ver o que mais está quebrado, vou reportando os erros e vou ajudar a deixar a versão 18.04 a melhor possível.