protector
(usa Suse)
Enviado em 07/08/2012 - 13:55h
Oi pessoal do fórum, a muito tempo acompanho os posts do fórum, sempre pensando que bom que nunca tive problemas, porém agora o caldo entornou, assim venho ao fórum pedir uma ajuda de vocês.
Tenho em meu trabalho, um servidor linux com squid, samba e firewall.
dividido rede administrativa e outro rede academica
Possuo pelo samba uma pasta chamada dados, no qual existem pastas com algumas restrições de acesso.
Vou descrever passo a passo o que aconteceu.
- Criei uma pasta chamada Fotos ( utilizei o WinSCP para criar a pasta), deixei com direitos 777 (sou péssimo nestes numeros).
- No Putty como root editei o smb.conf e determinei os usuarios que iriam acessar a pasta.
- Acessei um computador com Windows XP como usuario principal de nome (INFO), adicionei novas pastas dentro desta, e organizei as fotos por titulos (que foram dados a cada pasta), assim o outro usuário que também tem acesso fez a mesma coisa.
- Depois de tudo pronto, resolvi colocar estas pastas com os titulos dentro de uma pasta para classificar por ano, assim criei as pastas 2010, 2011 e assim por dinate.
- Após tudo isso feito, mesmo estando logado no windows como info ou como o outro usuario, não se conseguia renomear, recortar ou alterar qualquer nas pastas.
- Voltei ao WINSCP como root, coloquei nas propriedades da pasta fotos (a pasta principal) o tal "777", porém não obtive sucesso, listando as pastas como root no Putty, percebi que a propriedade de algumas era do usuário info e algumas pastas com a propriedade do outro usuario.
- Bem baseado no meu pouco conhecimento, entendi que teria que dar as liberações do tal 777 pelo servidor diretamente e em linha de comando, então pesquisei na internet e achei uma explicação sobre o comando "SUDO CHMOD -R 777 /" pois é eu não sabia, agora não consigo me logar como root, e sempre que inicializo o servidor ele passa algumas mensagens de "WARNING UNPROTECTED PRIVATE FILE KEY" em uma série de arquivos.
Preciso reverter isso, alguém pode ajudar ?