Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 23/09/2010 - 14:57h
Não sei se já resolveu mas vamos lá.
As dicas do edps estão certíssimas. O pacote se chama mesmo ntfs-config e encontra-se no repositório oficial OSS já configurado por padrão no openSUSE. Sendo assim, só instalar.
- Para instalar pelo terminal:
zypper install ntfs-config
- Para instalar pelo pelo 1-Click-Install acesse esse link
http://packages.opensuse-community.org/index.jsp?searchTerm=ntfs-config&distro=openSUSE_113
e clique no botão Install.
- Para instalar pelo YaST, clique em Gerenciamento de Software, faça a busca pelo pacote, marque-o para instalação e clique para instalar.
Uma vez instalado, execute-o ou pelo menu ou usando a tecla de atalho Alt+F2. No campo que abre digite ntfs-config e execute o aplicativo. Com ele aberto basta configurar as partições que deseja montar durante a inicialização.
Ou se preferir pode editar o fstab na mão como o edps mostrou acima de forma clara e correta.
Não é difícil como parece, apenas quis ser bem detalhista dando mais de uma forma de "se fazer a coisa".
__________________________________
Alguns acréscimos sobre esse assunto:
edps
me permita uma correção (não se zangue por favor) mas é "zypper" e não "zipper" o comando. Se não dá erro.
clodoaldops
openSUSE deixou de ser difícil faz tempo amigo. Sobre essa questão da montagem Ntfs depende de um fator durante a instalação do sistema. Se a sugestão do particionamento oferecida pelo openSUSE é aceita ele monta automaticamente as partições do Windows como se pode ver nessa imagem :
http://3.bp.blogspot.com/_fpuQjVsfgxI/TENF7qnbbHI/AAAAAAAAM98/NgeX-n3rVyc/s1600/snapshot11.png
Se a sugestão oferecida por ele é alterada o usuário que alterou terá que informar essas partições do Windows manualmente (como é no meu caso). Se não informar dependerá de pacotes como o ntfs-config ou da edição manual do fstab após a instalação.
Sendo assim, ele não é difícil, são somente configurações diferentes. Nesse ponto penso que openSUSE e Fedora se igualam. Mas reconheço que embora fácil em algumas coisas o openSUSE ainda precisa melhorar em outras.
Abraços a todos!