maxwbr
(usa Manjaro Linux)
Enviado em 23/06/2014 - 08:33h
Primeiro desculpem pela demora, mas não sei porque não estou sendo notificado sobre minhas interações nos posts aqui no VOL.
Vamos lá, esse procedimento é bem simples, desde de que se tenha um servidor DNS na rede, no meu caso, o meu servidor DNS é também o meu AD e o meu DHCP.
Eu estava precisando criar o endereço aluno.meudominio.com.br mas no meu firewall não tinha como fazer, ou, se tinha eu não consegui.
Foi então que parti para o DNS do windows e fiquei chocado com a facilidade rsrs.
No serviço de DNS, onde se encontram as zonas de pesquisas, existem lá uma zona que é responsável pela resolução dos nomes das maquinas locais, exemplo: dominio.local, a única que tem que ser feita, é criar uma nova zona de pesquisa direta com o nome do dominio em questão (seudominio.com.br), esta nova zona pode ser uma zona primária, e a vincule com o AD.
Após ter criado a nova zona, ela vai aparecer do lado esquerdo, e do lado direito aparecerá apenas dois nomes (igual à pasta pai). Nesta área você clicará com o botão direito e adicionará o que deseja (intranet.seudominio.com.br), porém irá colocar apenas o intranet, porque já está criando dentro de seudominio.com.br, e é só apontar para o IP interno.
Agora uma observação importante, se o dominio representa também um site, você precisará transferir todos os registros DNS da sua hospedagem para a zona que acabou de criar, caso contrário, seu site irá parar de funcionar, email e etc, mas por que? Simples, porque as máquinas da sua rede irão procurar primeiro em seu servidor DNS, caso não encontrar ele procurar através do seu provedor, mas como vc acabou de criar uma zona de pesquisa com um dominio real a pesquisa passa a valer através do seu servidor, por isso é importante que seja transferido todos os registros.
Após a configuração da zona, os computadores locais são irão funcionar após reiniciar ou então após você executar o comado ipconfig /flushdns em todas as máquinas.
É isso, espero ter ajudado, qualquer coisa, é só perguntar.