GabrielMS86
(usa Arch Linux)
Enviado em 09/04/2019 - 20:33h
Eis que fui sincronizar uma nova instalação do Windows que fiz em um PC de testes aqui e recebi a mensagem informando que a conta grátis do Drobpox atualmente permite apenas 3 dispositivos conectados.
Fui checar e descobri que tenho mais de 300 dispositivos "conectados" à minha conta, obviamente referindo-se a cada formatação ou nova instalação de sistema - incluindo em VMs - que eu fiz desde que tenho o cadastro no serviço de nuvem.
Pra mim o limite de 3 dispositivos não serve. No meu notebook principal tenho um dual-boot Arch + Windows 10. Tenho um notebook pra testes que vivo formatando para testar distros e, obviamente eu gosto de sincronizá-lo pra verificar o funcionamento do serviço. Só aí já são 3 dispositivos. Tenho também o Android, e 2 pastas compartilhadas com 2 familiares diferentes (sim, o Dropbox conta cada uma dessas pastas compartilhadas como 1 dispositivo a mais). Então pra mim dificultou.
Minha primeira opção era migrar para o Google Drive, facilmente integrado ao Android e ao Windows mas sem cliente oficial pra Linux. Sei da existência de apps de terceiros que fazem o trabalho sujo - entre eles o bem conceituado Insync - mas o meu uso da nuvem é pra fazer backup de documentos, recibos, notas fiscais e coisas do tipo, então confiar em um programa não oficial pra manusear esses arquivos importantes em uma nuvem da Google não me pareceu uma ideia muito boa.
Então fiz uma pesquisa e cheguei ao MEGAsync. Sim, é o serviço neozelandês criado pelo polêmico - e procurado pela polícia - Kim Dotcom. Mas encontrei nele características muito interessantes como encriptação de dados, um ótimo espaço de armazenamento na conta grátis (50 GB + 35 GB após instalar apps clientes) e principalmente os clientes oficiais pra todos os sistemas que uso incluindo Linux. Além disso, não encontrei nenhuma menção acerca de limites de dispositivos que podem ser sincronizados.
Por fim, criei a conta, fiz o upload dos arquivos do Dropbox pro MEGAsync, instalei os clientes e pronto, tudo funcionando novamente, do jeito que eu preciso. Inclusive o app para Linux traz o ícone na bandeja do sistema pra facilitar o monitoramento da sincronização dos arquivos, tal qual o Dropbox faz.
Fica a dica pra quem se interessar.