GMB
(usa Nenhuma)
Enviado em 24/02/2010 - 10:43h
Bom dia,
Alguém se habilita a fundamentar a questão abaixo e avaliar os comentários já realizado por um professor?
56 - Instalou-se, em um computador, o sistema operacional Linux, distribuição Fedora, de modo que foram criadas diversas partições, tais como, /home, /opt, /tmp, /usr e /var. Neste caso, a partição padrão que conterá praticamente todo o software do sistema operacional, isto é, os executáveis e bibliotecas de todos os principais programas, denomina-se
/usr
Comentários:
/usr é o diretório (não partição) onde são armazenados os arquivos de quase todos os programas não essenciais ao Linux (em si, Sistema Operacional Linux), mas que o acompanham na distribuição (Fedora, no exemplo). Não dá porém, para "pensar" em anulação porque usaram a palavra "partição", visto que esses diretórios podem, sim, ser instalados em partições diferentes!
Interfaces Gráficas, Aplicativos de Escritório, Utilitários para Monitoramento de Redes, Jogos etc... Tudo isso está em /usr, mesmo! Mas me estranha a escrita da expressão "todo o software do sistema operacional" - Na verdade, há uma diferença entre o Sistema Operacional Linux (que é basicamente a pasta /boot, /bin, /etc, /dev, /lib, /sbin, /tmp e /var) com os softwares que o acompanham na distribuição ... a pasta /usr é feita para guardar os programas QUE ACOMPANHAM A DISTRIBUIÇÃO LINUX, sem fazer parte do SISTEMA LINUX em si.
Tanto que para o Linux funcionar (na sua interface SHELL natural, ou seja, somente texto), a pasta /usr é desnecessária!
Tirado de
http://www.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.html (FHS - o Padrão de Hierarquia do Sistema de Arquivos do Linux, um documento que explica as funções de cada diretório Linux)... segue...
/usr is the second major section of the filesystem. /usr is shareable, read-only data. That means that /usr should be shareable between various FHS-compliant hosts and must not be written to. Any information that is host-specific or varies with time is stored elsewhere.
Large software packages must not use a direct subdirectory under the /usr hierarchy.
(/usr é a segunda maior seção do sistema de arquivos. /usr é compartilhável, e seus dados apenas para leitura. Isso significa que /usr tem que ser compartilhável entre vários hosts que usem FHS e não pode ser escrito por eles. Qualquer informação que é específica de cada host ou varia com o tempo deve ser escrito em outro lugar.
Pacotes de Programas grandes não devem usar um subdiretório direto abaixo do /usr.)
Nesta mesma página, mais abaixo, descrevem-se os subdiretórios do /usr... Explicitando que os programas contidos nele são MAIORIA da distribuição, mas não do SISTEMA OPERACIONAL (o elaborador usou UM em sinonímia com o OUTRO)
Na página do FEDORA (http://www.fedoraproject.org), que é a distribuição que ele mencionou na questão, está explicado que "/usr armazena a maioria dos programas do sistema FEDORA." (só que nao posso usar "sistema fedora" como "sistema operacional fedora", visto que "fedora" é apenas uma distribuição do SIstema Operacional GNU/Linux.
Realmente o Linux Fedora pode funcionar sem a pasta /usr na sua interface shell??! Se puder fica evidente que /usr não contem praticamente todo o software do S.O. pois se assim fosse o S.O. obviamente não funcionaria...está correto este raciocínio?
Alguém poderia indicar especialista(s) e/ou livro(s) para consulta?
obs: sou leigo!
Toda ajuda será muito bem-vinda.
Desde já agradeço a atenção.