Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

1. Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Lucas Sampaio
lucasampaio94

(usa Slackware)

Enviado em 04/04/2014 - 23:51h

Olá pessoal, eu estava navegando na internet e encontrei uma matéria no blog "Seja Livre" intitulada "Será que o Ubuntu abandonou o Linux?".
Procurando saber mais, achei outro blog falando sobre o assunto, e na seção de comentários encontrei o seguinte comentário:

“Ponto 2 – Sabem o que a Canonical agora está a fazer ao software livre , está a fazer forks de aplicações desenvolvidas por todos nós e e está dificultar o acesso , na maioria dos casos é impossível compilar ou portar para outra interface porque os Srs são os proprietários de uma biblioteca que sem ela népia nada feito .”

É exatamente esse o ponto! Atualmente, dizer-se que um aplicativo é “compatível com Ubuntu” não significa, necessariamente, que ele será compatível com todas as outras distribuições de GNU/Linux existentes. Nem mesmo o Debian, que é o parente mais próximo, por assim dizer, da distribuição da Canonical, se salva, pois tentar instalar qualquer pacote feito para Ubuntu no Debian (e vice-versa) é pedir para ter dor de cabeça! A Canonical reinventa a roda para se manter isolada.


Eu já vi essa cena, várias vezes me deparei com ficheiros .deb que só funcionam no ubuntu.
Outra coisa que eu acho interessante é: eu já vi ubuntu com gnome, kde, xfce... e por aí vai, más nunca ví, por exemplo, Debian com o Unity ou qualquer outra distro com esse ambiente gráfico.

Quero que vocês do VOL falem um pouco sobre isso, porque eu não sei se é paranoia minha ou se há uma explicação, e que por falta de conhecimento, eu posso não estar enxergando.


  


2. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/04/2014 - 00:39h

UAI! É o que? Windows? iOS?


3. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Paulo Dias
di4s

(usa XUbuntu)

Enviado em 05/04/2014 - 00:45h

Sim, o ubuntu é linux.

O ubuntu apesar de ser baseado no debian não é totalmente compátivel com ele, por isso alguns .deb do ubuntu não funcionam no debian.

Os forks que o ubuntu faz apartir de softwares do projeto GNU/Linux são (ou devem ser ) distribuidos pela mesma licença.

Na minha opinião, o debian não têm interesse em ter uma versão com unity... acho que o pessoal do debian prefere manter o principio KISS...


4. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/04/2014 - 10:27h

A matéria é esta? http://sejalivre.org/sera-que-o-ubuntu-abandonou-o-linux/

Não consigo acreditar que um cara (autor do texto) que diz que usa ubuntu, trabalha com ubuntu, recomenda ubuntu... seja tão inocente a ponto de escrever algo assim, como se fosse uma simples indagação.
Não, realmente não. Esse tipo de texto sempre é escrito, tendo-se consciência de que irá gerar muitos comentários e discussões e consequentemente, muita audiência pro blog. Tenho pena de quem se sujeita a isso pra ter audiência, são as versões impressas do TV Fama, ou a versão tupiniquim dos tabloides ingleses.

Mas vamos lá:

Na área “novas funcionalidades”, avistei esta linha: “Beta-1 inclui o kernel do Ubuntu 3.2.0-17.27, que é baseado na versão 3.2.6 do kernel upstream estável. “O Kernel do Ubuntu? Dá um tempo, pessoal.

Para que você não se pergunte se esta foi uma nomeação intencional, parece que a Canonical está deliberadamente evitando usar a palavra Linux. As notas de lançamento foram escritas por Kate Stewart (gerente de lançamento da Canonical). Se você ler o resto das notas da versão, traz apenas uma menção de “Linux.”


Não vejo problema algum em chamar o kernel empacotado pela canonical de Kernel Ubuntu. Ele não deve ser o mesmo kernel que você baixa no site do linux, deve vir com uma série de modificações, então errado seria chamá-lo de kernel linux, o que responsabilizaria o os developers do Linux sobre qualquer problema nesse kernel adaptado pela canonical. Acho que uma simples mudança no texto para:

baseado na versão 3.2.6 do kernel Linux.

Ao invés de:

baseado na versão 3.2.6 do kernel upstream estável

... já seria suficiente, pois mantém os créditos do kernel.

Não é de hoje que venho comentando sobre decisões no mínimo estranhas que a Canonical vem tomando com relação ao Ubuntu. Algumas coisas realmente passam desapercebidas por nós, como por exemplo o fato da Central de Programas do Ubuntu hospedar aplicações pagas. Eu sei, é muito “xiitismo” não concordar com aplicações pagas no Ubuntu, porém se analisarmos o TODO, daremos razão ao Joe Brockmeier. Quer ver um exemplo: quantos “produtos” da Canonical são totalmente grátis? Só o Ubuntu Desktop Edition (a que nós todos baixamos). O Ubuntu One não é totalmente de graça assim, e o Ubuntu Server é de graça, porém o suporte comercial e alguns serviços também são pagos.


Então o bonitão quer usar o melhor sistema operacional do mundo e mais todos os outros produtos da mesma empresa de forma totalmente de graça é? Porque ele não vira programador e não começa a fazer programas de graça também? Deve ser ótimo! Ninguém faz nada de graça e por mais que a frase "Software Livre não é cerveja grátis" seja antiga, acho que muita gente ainda não a ouviu.

Ai você pode pensar: mas a Red Hat também não é assim? O RHEL é pago! Sim, é pago e sempre foi, e a Red Hat é uma das empresas que mais contribui para o kernel Linux, além de dizer a todos que o RHEL é “Linux”, enquanto a Canonical…


Deixa eu ver, a Canonical praticamente dividiu a história do Linux entre A.C e D.C, fez o Linux sair do limbo, deu visibilidade, o que atrai mais usuários, mais desenvolvedores, mais investimento. Se o Barcelona ou o Real Madrid quiserem estampar a marca da minha lojinha na camisa deles eu formataria todos os computadores deles sem cobrar nada!

O que parece é que o Tio Mark está seguindo os passos de Bill Gates, difundindo o Ubuntu até todos gostarem e “dependerem” dele, pra depois “fechar” a distribuição (que na verdade, a Canonical não intitula mais o Ubuntu como uma distribuição, mas sim como um Sistema Operacional).


Fechar a distribuição!? Acho melhor para por aqui, apesar das aspas. Nem vale a pena responder.


5. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 05/04/2014 - 10:41h

minha opinião, de não especialista.

Sim Ubuntu continua sendo linux... é linux sim.

Chamar o Kernel de Ubuntu Kernel? Ora , o de Gentoo é Gentoo-Sources,o de Sabayon é Linux-Sabayon etc... etc...

se for pensar assim, Kernel Linux seriasó o Kwernel do Linus Torvalds, nenhum outro poderia ser considerado Kernel linux!

o fato que até Android tem Kernel Linux! o Kernel do seu Smartphone É linux,se for Android.

Unity não aparece nos outros linux, pq é só de Ubuntu, mas pode ser instalado em outras distros sim, se vc quiser.

ví na net até Unity em gentoo, testes....é como Cinnamon, é de Mint, mas vc usa onde quiser, se gostar. Não testei pq não gosto, nme Unity, nem Cinnamon, nem GNOME3,porisso não uso.

Sobre Fechar a distro? Ubuntu não é fechado! tanto que existem muitas distros baseadas em Ubuntu.




6. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 05/04/2014 - 10:49h

Minha opinião, a Canonical nunca vai fechar Ubuntu, nem vendê-lo! A Canonical não é burra!

se o fizer, a galera que usava Ubuntu migra pro Mint!

Sobre Red-Hat pago, pago o SUPORTE... pois Red_Hat é para Indústrias.

o código não é fechado, Red-Hat é Fedora! Usa o código fonte do Fedora... Fedora é a Forja de testes do red-Hat.

Como na Europa. SUSE Enterprise tem suporte pago, pois é para emprêsas. o Código? o código é o do openSUSE.






7. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/04/2014 - 11:29h

Ubuntu não é linux?Aí Gedimar.


8. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 05/04/2014 - 11:52h

Por que o pessoal insiste em "pegar no pé" do Ubuntu?

Deixem o Mark trabalhar em paz, seus invejosos! (rsrs)

O nome do kernel do Ubuntu é "linux-image" (vejam o pacote). E é, sim, um kernel Linux.


9. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Lucas Sampaio
lucasampaio94

(usa Slackware)

Enviado em 05/04/2014 - 13:02h

Opa pessoal, vlw pelos esclarecimentos.
Eu fiquei um pouco bolado pq seria sacanagem da canonical fazer esse tipo de coisa, usufruir do linux e depois deixa-lo, nao só para o linux, mas por toda a comunidade amante do software livre. Como eu vi que eram apenas rumores, eu resolvi perguntar pra quem sabe. Procuro várias fontes antes de adotar algum conhecimento, para ter certeza de que não estou acreditando em algo equivocado.


10. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Marcos Baesse
marcosbaesse

(usa openSUSE)

Enviado em 05/04/2014 - 20:22h

Acho que se eu pegasse o kernel linux. E fizesse as minhas alterações eu poderia chamá-lo de kernel MBaesse e até vendê-lo, pois ainda assim o meu e o kernel do Linus ainda seriam parte de SL ou Open Source desde que tivesse acesso ao código fonte. O que eu não poderia era apenas pegar o Kernel Linux e mudar apenas o nome. Vender software livre não é errado, errado é não deixar o código fonte dele aberto. Ou estou errado?


11. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/04/2014 - 20:56h

Ubuntu é Linux? Vejamos:


uname -s
Linux


Android é Linux? Vejamos (resultado obtido pelo Android Terminal Emulator [disponível no Google Play]):


uname -s
Linux


Isso responde a pergunta.




12. Re: Ubuntu é Linux? [RESOLVIDO]

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 05/04/2014 - 22:56h

Qual o problema de cobrar? Software livre não é igual a software grátis, aprendam.
O que não se pode, é pegar um programa licenciado na GPL, modificar, vender e não liberar o código da modificação.
E já vi a unity em fedora, arch e gentoo, mas é problemático.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts