removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 05/06/2015 - 11:50h
Olha, eu prefiro fazer humor a expressar de forma mais dura o que realmente penso de vários projetos, coisa que serviria apenas para me "estressar".
O que se vê em sistemas deste tipo, é o que você mesmo acabou dizendo de forma indireta. Esforço e tempo gastos para "reinventar a roda", o que muitas vezes não traz retorno nem para os usuários e menos ainda para os mantenedores do projeto, que acabam não conseguindo mantê-lo por muito tempo ou o fazem "quando sobra tempo", deixando seus usuários "a ver navios", sem ter como resolver os problemas que que a própria distribuição dizia que não ocorreriam devido a ser "fácil, simples e inovador".
Eu penso que se tem um projeto que julga promissor, como uma nova interface por exemplo, porque não focar apenas nisto? Ou mesmo pegar um projeto ja existente e propor melhorias a este?
Note que participando de um projeto maior, a possibilidade de sucesso existindo relevância (Leia-se publico interessado, não que seu tempo não seja importante) a possibilidade de mais gente querer participar e "abraçar" suas mudanças é maior.
Eu acredito que não precisam criar uma distribuição para um novo ambiente gráfico(menos ainda para criar um robô), mas podem desenvolvê-lo para qualquer outra distribuição usar. Veja os exemplos de projetos como o LXDE/QT e MATE.
Estas dificuldades que citou, de apoio e dinheiro são justo mais um motivo para tentar conseguir este apoio da comunidade e um indicativo que focar naquilo que quer fazer, o que seria a inovação é o melhor para diminuir seus custos e conseguir apoio.
Não posso dizer que é seu caso, não conheço suas intenções. Mas o que se vê, é muita gente querendo "fazer nome" nas costas de projetos ja existentes, mas sem preocupação alguma com qualidade, com o respeito as licenças ou com seus usuários e isto, traz ao Linux e software livre um "estigma" de ambiente "amador", que não se pode levar a serio (Infelizmente, eu ouvi isto muitas vezes).
Eu não sou especialista em distribuição de software, mas no seu lugar, achando suas mudanças para a interface gráfica/desktop algo importante, eu tentaria:
1 -Ver se suas melhorias não se encaixam em algo já existente, e tentaria juntar-se a este projeto. Propor a seus desenvolvedores e usuários as alterações. Mas esteja aberto e receber possíveis criticas, que podem inclusive lhe ser uteis para refinar seu projeto.
2 - Sendo realmente incompatível com qualquer outro projeto existente, focar no ambiente gráfico, o disponibilizando a quem quiser usá-lo em qualquer distro. Se ele encontrar um publico que goste, conseguira ajuda da comunidade que se formar em torno dele para mantê-lo, e quem sabe até mesmo no desenvolvimento (Pode não ser fácil, mas acredito ser possível).
*Entenda que faço uma "critica" geral, não especifica a seu projeto que não esta mais ativo inclusive.
Sua intenção ao criá-lo pode ter sido a melhor possível e não pretendo e nem tenho condições de "julgar" isto. Porem este modelo de desenvolvimento de "distribuições" vemos todos os dias (Acompanhe o distrowatch se discorda) e o resultado final é quase sempre o mesmo, o fim do projeto ou baixa qualidade entregue aos usuários.
--------------------------------------------
...- .- .. -.-. --- .-. .. -. - .... .. .- -. ...